A Centauro, também conhecida como Grupo SBF S.A na B3, é uma varejista nacional, formada como sociedade anônima de capital aberto é comercializada na bolsa de valores brasileira.
Sua principal atuação é no comercio de artigos esportivos, por meio de uma disposição de megalojas, especialmente integradas a shopping centers, além de sua presença em outlets.
Além de comercializar seus produtos em suas lojas físicas, também oferta também em plataformas digitais através de site e aplicativo omnichannel e multicanal, no entanto, por mais que as vendas online tenham ganhado muito espaço entre o público brasileiro, a maior fonte de renda da empresa ainda vem de suas lojas físicas.
A Centauro, conta com lojas dispostas em cerda de 100 cidades no território nacional, suas lojas físicas proporcionaram 84% da renda líquida total da empresa em 2018, o restante da receita foi obtido pelas plataformas digitais (16%).
Presente na bolsa de valores brasileira, no setor de Novo Mercado que é o nível mais elevado da governança corporativa, no ano de 2019 suas ações estavam distribuídas em 1,9% aos sócios minoritários, 25,61% pertencentes a Nefele Investiments, 26,84% em ações dispostas em free float e 46,6% da principal acionista, Pacipar Participações.
Em 2019, a Centauro fechou o ano com uma receita líquida de R$ 2,5 bilhões um crescimento de 11,9% em comparação ao ano anterior, obtendo um lucro líquido de R$ 309,7 milhões.
História da Centauro
Fundada em 1981, em Belo Horizonte, por Sebastião Bonfim Filho com objetivo de disponibilizar o acesso a artigos relacionados ao esporte e à moda casual em um único local.
Ao fechar os anos 1990, a empresa já contava com mais de 20 lojas, dispostas especialmente no Distrito Federal e nos estados do Sudeste. Após o ano 2000, com intuito de crescer e expandir suas negociações, a empresa aplicou suas forças na inauguração de megalojas. No mesmo ano teve a sua primeira megaloja inaugurada no Shopping West Plaza, em São Paulo.
Em 2003, como mais uma manobra de expansão e fortalecimento, a empresa iniciou a comercialização de seus produtos através de plataformas digitais, nesse momento a empresa já marcava presença em 10 cidades do país. Em 2004, efetuou a inauguração do Centro de Serviços na Lapa, em São Paulo.
Em 2008, já dispunha de cerca de 100 lojas disseminadas pelo território nacional, nesse mesmo ano inaugurou o Centro de Distribuição em Extrema, no estado de Minas Gerais. Em 2012, a GP Investments, que é administradora da private equity, se tornou sócia da empresa.
Em 2013, realizou a abertura da loja Full Size, no Rio de Janeiro. No mesmo ano inaugurou um Centro de distribuição em São Paulo. Em 2014, a empresa patrocinou oficialmente os jogos da Copa das Confederações e apoiou a Copa do Mundo FIFA 2014.
Em 2015, passou por várias expansões no negócio, lançou o aplicativo de compras para dispositivos móveis, inaugurou o outlet Shopping D em São Paulo e abriu sua primeira loja em Cuiabá, no Mato Grosso.
No decorrer dos anos a Centauro cresceu muito, foi responsável pelo patrocínio de diferentes modalidades de esporte, além de lançar suas próprias marcas no mercado, as marcas principais são: Adams, Nord Outdoor, Oxer e X-Seven. Em 2019, entrou para a bolsa de valores brasileira.
Informações Complementares
A empresa GRUPO SBF, está listada na B3 com um valor de mercado de R$ 3,28 Bilhões , tendo um patrimônio de R$ 2,99 Bilhões.
A empresa está listada na Bolsa de Valores no setor de Consumo Cíclico e no segmento Produtos Diversos.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de R$ 7,11 Bilhões, que gerou um lucro no valor de R$ 527,72 Milhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de 6,21, um P/VP de 1,10 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da GRUPO SBF ficou em 1,29% .