A Lojas Americanas é uma empresa de varejo que atua com lojas físicas e comércio eletrônico. No varejo físico está presente em mais de 600 cidades. No comércio eletrônico possui participação majoritárias na B2W digital que administra marcas como Americanas.com, Submarino, Shoptime e SouBarato. Também possui uma operação de Marketplace em rápido crescimento.
A empresa também é uma rede com tradição no mercado nacional. Em 1940 abriu seu capital e se tornou uma sociedade anônima. Em 2006 foi criada a B2W – Companhia Global do Varejo, produto da fusão entre a Americanas.com e o Submarino. Em 2007 a Lojas Americanas adquiriu a BWU, detentora da marca Blockbuster, somando 127 lojas à rede.
Em 2009, para a ocasião dos 80 anos, a Lojas Americanas lançou um programa de expansão de 400 lojas até 2013. Com o sucesso do programa, estabeleceu uma nova meta de abrir 800 lojas de 2014 a 2019.
Atualmente, a empresa está classificada na B3 com ações à vista ordinárias (LAME3) e preferenciais (LAME4). Também está listada com ações fracionadas ordinárias (LAME3F) e preferenciais (LAME4F).
HISTÓRIA DA LOJAS AMERICANAS
Foi fundada em 1929 por quatro americanos; John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger. A ideia era lançar uma loja com preços baixos, no modelo que já fazia sucesso nos Estados Unidos e na Europa no início do século Assim, no ano de 1929, foi inaugurada a primeira Lojas Americanas, em Niterói com o slogan “Nada além de 2 mil réis”. No fim do primeiro ano, já eram quatro lojas: três no Rio e uma em São Paulo.
Em meados de 1940, a Lojas Americanas tornou-se uma sociedade anônima, abrindo seu capital. Em 1982, os principais acionistas do Grupo Garantia entraram na composição acionária de Lojas Americanas como controladores.
No primeiro semestre de 1994, se consolidou a formação de uma “joint venture” com o nome de Wal Mart Brasil S/A, com participação de 40% das Lojas Americanas S.A, e 60% por parte da Wal Mart Store Inc. na composição do capital.
Em dezembro de 1997, por decisão do Conselho de Administração da empresa, foi aprovada a venda total da participação de 40% na “joint venture” para o Wal Mart Inc. Essa decisão foi tomada após a conclusão de que seria necessário a total concentração de recursos no próprio negócio da empresa.
Em agosto de 1998, o Conselho de Administração aprovou a venda total da participação acionária das Lojas Americanas na empresa Comércio e Participações S.A, subsidiária que detinha o controle acionário de suas 23 lojas de supermercado, para a empresa francesa Comptoirs Modernes (pertencente ao Grupo Carrefour).
A decisão pela saída do segmento supermercadista deveu-se ao processo de consolidação pelo qual passa este setor no Brasil com a entrada de grandes concorrentes internacionais, o que exigiria expressivos investimentos para a manutenção da posição de mercado da Companhia. Desta forma, a Lojas Americanas decidiu novamente focar em seu principal negócio: lojas de descontos.
No ano de 1999 criou a Americanas.com. Em julho do mesmo ano, a companhia decidiu pela segregação de seu negócio imobiliário, tendo o seu capital social reduzido em R$ 493.387 mil, valor correspondente ao investimento possuído pela São Carlos Empreendimentos e Participações S.A.
No final do ano de 1999, iniciou a venda de mercadorias através da Internet, criando a controlada indireta Americanas.com. Em 2000, a Americanas.com teve seu capital aumentado através da subscrição integral feita pelas empresas Chase Capital Partners, The Flatiron Fund, AIG Capital Partners, Next International, Global Bridge Ventures e Mercosul Internet S/A, que juntas subscreveram por US$ 40 milhão, ações referentes a uma participação final de 33% do capital social da Americanas.com.
Em 2003 foram inauguradas 13 lojas convencionais, fortalecendo a presença da companhia em mercados importantes das regiões Sudeste e Sul do país. Duas outras lojas foram reformadas para possibilitar um melhor atendimento aos clientes. O conjunto de inaugurações contemplou também a abertura das três primeiras lojas “Americanas Express”, construídas segundo o “conceito de vizinhança” no Rio de Janeiro. As lojas são compactas, com sortimento selecionado, mas com os mesmos padrões de qualidade e preço que diferenciam a atuação das Lojas Americanas.
No ano seguinte, em 2004, deram continuidade ao processo de expansão através da abertura de 35 lojas e da conclusão do novo Centro de distribuição em Barueri, na grande São Paulo, com o objetivo de suportar, numa primeira fase, o crescimento orgânico da companhia, tanto das lojas físicas como da loja virtual.
Foram inauguradas 37 novas lojas em 2005, foi adquirido também o canal de TV e site de comércio eletrônico Shoptime além de ser realizada uma joint venture com o Banco Itaú, criando a Financeira Americanas Itaú, ou Americanas Taií.
A empresa, em 2006, prosseguiu com a expansão orgânica inaugurando 45 novas lojas e inauguraram uma nova empresa, a B2W, companhia Global de Varejo, produto da fusão Americanas.com e do Submarino.
Em janeiro de 2007, a Lojas Americanas anunciou a aquisição da BWU, empresa detentora da marca Blockbuster Inc. no Brasil e somou mais 127 lojas à sua rede.
No final de 2016, a Lojas Americanas lançou um novo formato de loja, modelo de loja de conveniência localizada no bairro do Leme, Rio de Janeiro. Com tamanho reduzido e produtos cuidadosamente selecionados e voltados para conveniência alimentar. Atualmente, possui esse formato também na cidade do Rio de Janeiro e São Paulo.
Informações Complementares
A empresa LOJAS AMERICANAS, está listada na B3 com um valor de mercado de R$ 20,57 Bilhões , tendo um patrimônio de R$ 16,07 Bilhões.
Com um total de 25.046 funcionários, a empresa está listada na Bolsa de Valores no setor de Consumo Cíclico e no segmento Produtos Diversos.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de R$ 25,90 Bilhões, que gerou um lucro no valor de R$ 649,05 Milhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de 32,09, um P/VP de 1,17 e nos últimos 12 meses a empresa não pagou dividendos