A Hércules S.A., é uma empresa brasileira que opera no setor de consumo cíclico e subsetor de utilidades domésticas, com foco no subsetor de Cutelaria e Utensílios Domésticos.
Seus produtos são comercializados sob as marcas Hércules, conhecida por sua linha clássica de talheres e utensílios; Mundial, que oferece uma ampla gama de produtos; e Impala, voltada para itens especializados de alta qualidade.
Com um portfólio de mais de 2 mil itens, a Hércules mantém operações robustas, mas é considerada uma small cap, devido ao seu tamanho e capitalização no mercado.
A Hércules atende tanto o mercado doméstico quanto o institucional, com forte presença no Brasil e exportações para mais de 90 países, abrangendo América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e Oceania.
A estrutura operacional da empresa inclui fábricas, unidades de distribuição e uma rede de exportação eficiente. Sua produção é concentrada no Brasil, mas os produtos possuem alcance internacional.
Suas ações estão listadas na bolsa sob os tickers HETA3 e HETA4 e no mercado fracionário sob os tickers HETA3F e HETA4F.
História e quando foi criada a Hércules S.A.
A Hércules S.A. foi fundada em 1931 na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul.
Seus fundadores, Paul Zivi, Fritz Kluwe e Ernest Müller, eram empreendedores de origem alemã que trouxeram sua expertise em cutelaria para o Brasil.
Motivados pela intenção de replicar o sucesso de negócios semelhantes na Alemanha, eles estabeleceram uma empresa focada inicialmente na produção de facas e utensílios domésticos.
Com a ajuda de mestres cuteleiros trazidos da Alemanha, a companhia se destacou pela alta qualidade de suas facas e tesouras.
Em 1933, a Hércules lançou sua primeira linha de tesouras, produto que se tornaria um de seus maiores símbolos de qualidade. Ainda na década de 1930, iniciou a produção de talheres em aço inoxidável, sendo pioneira nesse mercado no Brasil.
Durante as décadas seguintes, a Hércules expandiu sua atuação. Na década de 1940, lançou as marcas Mundial, voltada para facas esportivas, e Mundial 4 Ases, especializada em tesouras e alicates.
Na década de 1960, a empresa começou a exportar seus produtos para outros continentes, consolidando sua posição como líder no setor sul-americano.
A oferta pública inicial (IPO) da empresa aconteceu em 1968, marcando um importante marco em sua trajetória e ampliando sua capacidade de investimento.
Nos anos 1980, a Hércules adquiriu a Eberle, uma empresa gaúcha com uma gama diversificada de produtos. Durante os anos 1990, expandiu sua presença global, fortalecendo suas exportações para mais de 90 países.
A empresa continuou investindo na ampliação de suas marcas, como Mundial e Impala. Já na década de 2000, a Hércules modernizou sua estrutura operacional, ampliando suas operações.
No entanto, os anos 2010 foram marcados por desafios crescentes, incluindo aumento da concorrência e flutuações econômicas.
Em 2020, a crise gerada pela pandemia de COVID-19 impactou severamente o faturamento da empresa, refletindo em dificuldades financeiras.
Informações Complementares
A empresa HERCULES, está listada na B3 com um valor de mercado de R$ 18,37 Milhões , tendo um patrimônio de R$ -350,83 Milhões.
A empresa está listada na Bolsa de Valores no setor de Consumo Cíclico e no segmento Utensílios Domésticos.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de R$ 4,12 Milhões, que gerou um lucro no valor de R$ 723,00 Mil.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de 4,02, um P/VP de -0,01 e nos últimos 12 meses a empresa não pagou dividendos