Sobre a empresa
A Westwing – WEST3 é um e-commerce de produtos de decoração e lifestyle de casas, como móveis e demais objetos, inclusive designs exclusivos da Westwing Collection.
O seu modelo de venda se chama shoppable magazine, que busca proporcionar uma experiência parecida com a de um catálogo de compras tradicional, porém de forma digital.
De acordo com a marca, eles possuem 9 milhões de usuários em sua base de cadastros, divididos em visitas únicas tanto no site quanto nas redes sociais.
Apesar de serem uma empresa de referência na categoria de Casa e Decoração, a oferta de produtos da Westwing vem se ampliando, incluindo agora itens também de:
- Moda;
- Cosméticos;
- Ingredientes Premium;
- Produtos infantis;
- Entre outros.
A empresa preza principalmente pela qualidade dos produtos comercializados e a experiência do usuário. E para alcançar isso, conta com três modelos de venda:
- Westwing Club: trata-se do catálogo digital que pode ser acessado se cadastrando no site ou pelo aplicativo e que é renovado a cada 4 ou 5 dias;
- Westwing Now: é uma experiência de compra um pouco mais tradicional, possuindo uma barra de busca e acessar por site ou aplicativo;
- Galerias: para quem prefere uma experiência ao vivo, a Westing possui uma galera de 350m² localizado na Vila Madalena, na cidade de São Paulo.
Vale ressaltar que a maior parte do público da empresa é composto por mulheres. E no final de 2020 a empresa registrava em média 800 mil visitantes únicos por mês.
História
As Westwing – WEST3 foi fundada em 2011 como um subsidiária da multinacional alemã de mesmo nome, que instaurou suas operações em vários países da Europa e Ásia.
No entanto, hoje a Westwing no Brasil trata-se de uma empresa independente, coordenada pelo Axxon Group, que fez um management buyot, em 2018.
Essa decisão de se tornar independente foi impulsionada pelo corte nos investimentos da sede alemã, que preferiram focar seus recursos no mercado europeu.
No entanto, esse movimento parecia um contra senso para os administradores da sede brasileira, pois entre 2012 e 2016 a empresa chegou a ter um crescimento anual de 34%.
O corte de investimento de fato impactou as operações, entre o período de 2016 até 2018, quando Westwing finalmente se tornou independente da sede alemã.
Os resultados dessa nova gestão, por sua vez, puderam ser vistos principalmente em 2020, quando a empresa cresceu 129% no terceiro semestre do ano, impulsionada pelo aumento das compras online causadas pela crise.
Por fim, em fevereiro de 2021 a Westwing operacionaliza o seu IPO na bolsa de valores brasileira e movimenta algo em torno de 1,16 bilhões de reais.
Informações Complementares
A empresa Westwing, está listada na B3 com um valor de mercado de R$ 65,44 Milhões , tendo um patrimônio de R$ 232,12 Milhões.
A empresa está listada na Bolsa de Valores no setor de Consumo Cíclico e no segmento Utensílios Domésticos.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de R$ 183,18 Milhões, que gerou um prejuízo no valor de R$ -40,15 Milhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de -1,63, um P/VP de 0,28 e nos últimos 12 meses a empresa não pagou dividendos