A Vulcabras Azaleia S.A. é uma das maiores empresas calçadistas do Brasil de acordo com análises financeiras e de mercado, pertencendo ao setor de consumo cíclico e subsetor de vestuário e calçados.
Com atuação ativa na gestão de marcas líderes, como Olympikus e Azaleia, a Vulcabras também é licenciada exclusiva da marca Under Armour no Brasil desde 2018.
Seu portfólio diversificado inclui as marcas Dijean, OLK e Botas Vulcabras, atuando no mercado nacional e internacional.
Por meio da distribuição de seus produtos em uma ampla rede, possui mais de 12 mil clientes no Brasil e em mais de 20 países, com foco principalmente na América do Sul.
Ainda, a empresa opera com 54 lojas exclusivas próprias no Peru, Colômbia e Chile, além de canais on-line para algumas das marcas.
Para atender à demanda, anualmente são lançados mais de 800 modelos de produtos, desenvolvidos em seu centro de tecnologia e inovação em Parobé (RS).
Além disso, sua estrutura conta com duas fábricas localizadas no Nordeste do Brasil e um centro administrativo em Jundiaí (SP).
Suas ações estão listadas na B3 sob o ticker VULC3 e VULC3F no mercado fracionário.
História e quando foi criada a Vulcabras Azaleia
A história da Vulcabras Azaleia teve início em 1952 com a fundação da Companhia Brasileira de Calçados Vulcanizados S.A., em São Paulo.
Em 1958, foi fundada a Calçados Azaleia na cidade de Parobé (RS), consolidando a atuação da empresa no mercado de calçados.
Em 1973, a Vulcabras ingressou no segmento de marcas esportivas internacionais, tornando-se licenciada exclusiva de diversas marcas, incluindo Adidas, Puma, e Reebok.
Expandindo sua atuação no segmento de calçados esportivos, lançou a marca Olympikus, e em 1977, a companhia abriu seu capital na Bovespa.
Décadas depois, a empresa adquiriu a VDA Calzados y Artículos Deportivos S.A., na Argentina, e em 2004, iniciou a produção de roupas esportivas.
Enquanto em 2007, a Vulcabras adquiriu a Calçados Azaleia S.A., abrindo espaço para as marcas Olympikus, Dijean e Opanka sob um mesmo grupo.
Pouco depois, formou uma joint venture com a Adidas Internacional para produzir e distribuir a marca Reebok no Brasil e Argentina.
Já no ano de 2017, a empresa realizou uma oferta pública de ações, passando a compor o Novo Mercado da B3.
Em 2019, assumiu a gestão própria dos sites de e-commerce das marcas expandindo sua presença digital.
Em 2021, adquiriu as operações da Mizuno no Brasil e entre 2022 e 2024, a Vulcabras focou em lançar produtos com tecnologias avançadas e ampliando sua presença no e-commerce.
A partir da oferta pública de ações em 2024, a empresa dobrou as vendas digitais, representando 12% da receita.
Informações Complementares
A empresa VULCABRAS, está listada na B3 com um valor de mercado de R$ 4,43 Bilhões , tendo um patrimônio de R$ 2,05 Bilhões.
Com um total de 14.429 funcionários, a empresa está listada na Bolsa de Valores no setor de Consumo Cíclico e no segmento Calçados.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de R$ 2,93 Bilhões, que gerou um lucro no valor de R$ 545,35 Milhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de 8,13, um P/VP de 2,16 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da VULCABRAS ficou em 18,74% .