A General Dynamics Corporation é uma empresa de origem nos Estados Unidos, atuante no setor industrial, na indústria aeroespacial e de defesa.
A companhia é especializada no desenvolvimento, fabricação e suporte de sistemas militares, aeronaves, veículos terrestres, submarinos, tecnologias de informação e soluções de comunicação para governos e forças armadas ao redor do mundo.
A empresa surgiu em 1952, resultado da consolidação de companhias do setor aeronáutico e naval, com o objetivo de formar um fornecedor integrado de defesa durante um período de expansão estratégica da indústria militar norte-americana no pós-guerra.
O portfólio da General Dynamics abrange jatos executivos da Gulfstream, submarinos nucleares, veículos blindados, sistemas de combate terrestre, tecnologia de informação, soluções de comunicação segura, cibersegurança, serviços de modernização e suporte militar.
Suas principais unidades operam nas áreas de Aeronáutica, Sistemas Marítimos, Sistemas de Combate e Tecnologias da Informação. A companhia possui atuação global, atendendo clientes governamentais e corporativos nos Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e Ásia.
Sua estrutura operacional envolve fábricas aeronáuticas, estaleiros navais, centros de engenharia, unidades de desenvolvimento tecnológico, redes de suporte logístico e equipes de integração de sistemas complexos.
Entre os fatores de mercado que influenciam suas operações estão os orçamentos de defesa dos Estados Unidos e aliados, políticas geopolíticas, contratos governamentais de longo prazo, avanços tecnológicos em sistemas de combate, demanda por aeronaves executivas e mudanças regulatórias no setor aeroespacial e militar.
As ações da General Dynamics Corporation são negociadas na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) sob o ticker GD.
História e quando foi criada a General Dynamics Corporation
A General Dynamics Corporation foi criada em 1952 a partir da reorganização e fusão de ativos industriais ligados à Convair, integrando atividades de aeronáutica e engenharia naval.
Seu surgimento coincidiu com um período de fortalecimento do setor de defesa dos Estados Unidos, impulsionado por tensões geopolíticas e avanços tecnológicos da Guerra Fria.
Nas décadas de 1960 e 1970, a empresa expandiu suas capacidades em aviação militar, sistemas navais e tecnologia aeroespacial. O desenvolvimento de submarinos nucleares e contratos estratégicos solidificou sua presença no setor militar.
Durante as décadas de 1980 e 1990, a companhia passou por reestruturações e reposicionamento, incorporando novos segmentos e desinvestindo em áreas menos estratégicas.
Na década de 2000, a General Dynamics ampliou seu portfólio com aquisições nas áreas de veículos de combate, comunicações táticas e tecnologia da informação.
Entre 2020 e 2024, a empresa reforçou investimentos em modernização de sistemas navais, avanços em tecnologias digitais, expansão de capacidade da Gulfstream e suporte a programas militares estratégicos em mercados globais.
Informações Complementares
A Empresa General Dynamics Corp. (Estados Unidos), está listada na NYSE com um valor de mercado de $ 90,78 Bilhões, tendo um patrimônio de $ 24,43 Bilhões.
Com um total de 100.700 funcionários, a empresa está listada no setor de Bens de Capital e categorizada na indústria de Transporte Espacial e Defesa.
Nos últimos 12 meses a Empresa teve um faturamento de $ 51,51 Bilhões, que gerou um lucro no valor de $ 4,22 Bilhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a Empresa possui um P/L de 21,54, um P/VP de 3,72 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da GD ficou em 1,75%.
A Empresa é negociada no Brasil através do BDR GDBR34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker GD.