IBOV sextou no azul, com ajudinha da WEGE3; veja fechamento
A bolsa de valores brasileira se recupera parcialmente de baixas recentes, com otimismo global.
A Weg (WEGE3) vai ampliar a sua capacidade de produção nos Estados Unidos, para fortalecer a sua posição em segmentos críticos para a expansão da infraestrutura elétrica americana.
🏭 Para isso, a companhia pretende investir US$ 77 milhões para aumentar em 50% a capacidade produtiva da fábrica de transformadores especiais que mantém em Washington. Isto é, cerca de R$ 410 milhões na cotação atual.
"O projeto tem como objetivo expandir a capacidade produtiva, automatizar processos e melhorar a produtividade e eficiência operacional", anunciou, nesta terça-feira (23).
Em comunicado, a Weg explicou que os transformadores especiais produzidos na unidade "desempenham um papel fundamental no suporte à expansão da manufatura industrial, data centers e estabilidade da rede elétrica nos Estados Unidos".
O objetivo da companhia é, então, "consolidar ainda mais sua posição como uma das principais contribuidoras para o avanço da infraestrutura energética nos Estados Unidos".
Além de transformadores especiais, a Weg produz transformadores de distribuição e transformadores de potência em Washington. O complexo fabril emprega 560 pessoas.
A Weg anunciou o investimento em meio a um momento de tensão comercial e diplomática entre Brasil e Estados Unidos.
💲 O governo de Donald Trump impôs tarifas a diversos parceiros comerciais, para estimular as empresas a produzir em solo americano, e essas tarifas chegaram a 50% no caso de alguns produtos brasileiros.
O tarifaço pressiona empresas exportadoras, como a Weg. A produtora de motores e transformadores elétricos, contudo, disse ter estudado formas de reduzir o impacto da medida, por meio do redirecionamento das rotas de exportação, por exemplo.
Em relatório recente, o BTG Pactual reforçou que as tarifas não representaram um "fardo significativo" para a Weg, como se poderia imaginar.
Os analistas do banco explicaram que a companhia pode usar a produção realizada em solo americano para atender os clientes locais, que, em sua maioria, têm projetos de longo prazo e, por isso, podem gerenciar os riscos tarifários.
Ainda assim, as ações da Weg caem cerca de 18% na bolsa desde abril, quanto as taxas começaram a ser anunciadas.
A bolsa de valores brasileira se recupera parcialmente de baixas recentes, com otimismo global.
Os analistas ainda passaram a projetar resultados mais fracos em 2026 e 2027.
O resultado caiu 5,7%, pressionado pela demanda doméstica fraca e pela variação do dólar.
Fabricante brasileira de motores elétricos distribuirá juros sobre o capital próprio (JCP).
A companhia ainda teve queda na receita operacional líquida e no Ebitda do trimestre.
A decisão da Suprema Corte dos EUA de limitar o uso da IEEPA para impor tarifas abriu espaço para ganho de exportadoras na B3.
Mesmo com recomendação de compra, o banco vê risco assimétrico no curto prazo, com mais potencial de queda do que de alta.
O ajuste, segundo a empresa, é apenas de uma adequação na forma de estruturação da diretoria estatutária.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?