Vale (VALE3) fecha acordo para retirar processo movido no caso de Mariana

De acordo com a Vale, o acordo é confidencial e não inclui qualquer admissão de responsabilidade.

Author
Publicado em 12/07/2024 às 08:46h - Atualizado 15 dias atrás Publicado em 12/07/2024 às 08:46h Atualizado 15 dias atrás por Matheus Rodrigues
Imagem: Shutterstock.
Imagem: Shutterstock.

🚨 A mineradora brasileira Vale (VALE3) anunciou nesta sexta-feira que firmou um acordo com a BHP para resolver processos de ações coletivas no Reino Unido e na Holanda referentes ao rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG), ocorrido em 2015.

De acordo com a Vale, o acordo é confidencial e não inclui qualquer admissão de responsabilidade.

O principal ponto é a retirada da ação de contribuição movida pela BHP contra a Vale em relação às Reivindicações do Reino Unido.

"O efeito do acordo é que, caso se conclua que a BHP tem qualquer responsabilidade perante os requerentes nas Reivindicações do Reino Unido, ou caso qualquer responsabilidade seja por fim atribuída à Vale perante os requerentes na Holanda, tal responsabilidade seria dividida igualmente entre a BHP e a Vale", afirmou a Vale em comunicado oficial.

📈 Essa decisão marca um passo significativo no andamento dos processos judiciais internacionais decorrentes do desastre de Mariana, que causou um dos maiores danos ambientais da história do Brasil.

VALE3

Vale
Cotação

R$ 58,30

Variação (12M)

0,42% Logo Vale

Margem Líquida

23,19 %

DY

12.52%

P/L

5,43

P/VP

1,29