Vale (VALE3): Comando segue indefinido após nova reunião do Conselho

Conselho de Administração discute o processo de sucessão ou renovação do mandato do presidente da mineradora, Eduardo Bartolomeo

Author
Publicado em 15/02/2024 às 20:33h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 15/02/2024 às 20:33h Atualizado 3 meses atrás por Marina Barbosa
(Shutterstock)
(Shutterstock)

A indefinição sobre o comando da Vale (VALE3) continua. O Conselho de Administração da mineradora fez uma reunião extraordinária nesta quinta-feira (15) para tratar do assunto, mas não chegou a um consenso e voltará a discutir a questão nos próximos dias.

📃 Em nota enviada à imprensa, o presidente do Conselho de Administração da Vale, Daniel Stieler, informou que a reunião desta quinta-feira (15) "terminou de forma inconclusiva e o Conselho voltará a se reunir nos próximos dias em busca de uma definição sobre o assunto".

Leia também: Petrobras (PETR4) e Adnoc discutem diligências na Braskem (BRKM5)

O Conselho da Vale avalia a sucessão ou a recondução do presidente da companhia, Eduardo Bartolomeu. A mineradora já disse anteriormente que a decisão pode sair até o término do atual mandato de Bartolomeu, que acaba em 26 de maio.

Eduardo Bartolomeu comanda a Vale desde 2019. Ele foi eleito naquele ano e reeleito em 2021. Agora, no entanto, alguns acionistas da mineradora gostariam de ver outro nome no posto. Parte do Conselho de Administração da Vale, por outro lado, considera renovar o mandato de Bartolomeu, mesmo que seja por um período inferior aos três anos de costume.

Governo

A discussão sobre o comando da Vale começou depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tentou indicar o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega para a presidência da mineradora. O governo federal tem influência na mineradora por meio da Previ, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil (BBAS3), que é o maior acionista individual da Vale, com uma fatia de 8,71%.

📉 A possibilidade, contudo, ajudou a derrubar as ações da mineradora no início do ano. Com isso, Lula e Mantega já desistiram da ideia e o Conselho de Administração da Vale também reforçou que a escolha do presidente da companhia é de sua competência.

As ações da Vale já caíram mais de 15% em 2024, até esta quinta-feira (15), em meio à discussão sobre o comando da mineradora e desafios como a queda dos preços do minério de ferro.

VALE3

Vale
Cotação

R$ 65,08

Variação (12M)

4,17 % Logo Vale

Margem Líquida

18,78 %

DY

10.74%

P/L

7,63

P/VP

1,58