É uma vergonha para o país, tudo era evitável, diz procurador que investiga fraude no INSS
Mais de 1 milhão de beneficiários já pediram ressarcimento

Nas últimas semanas, o Ministério Público está envolvido nas investigações do que ficou conhecido como fraude do INSS. A Polícia Federal descobriu que associações estavam descontando valores das aposentadorias e pensões sem que os benefícios soubessem disso.
💰 Com o andamento das investigações, os agentes entenderam que servidores do INSS estão envolvidos nesse golpe que já passou do total de R$ 6 bilhões. Nesta sexta (16), o procurador da República, Herbert Mesquita, deu mais detalhes da Operação Sem Desconto e destacou que é remota a possibilidade de que os aposentados e pensionistas sejam ressarcidos com os recursos bloqueados das contas das associações.
“É uma vergonha para o País. Tudo isso era evitável, tudo isso foi avisado, tudo isso foi mostrado. É possível que muitos credores não vejam esse dinheiro, se depender do ressarcimento dos criminosos”, afirmou, em entrevista ao Estadão. “Os cofres dessas pessoas estão todos esvaziados”, continuou.
📱 Leia mais: Meu INSS: Como baixar aplicativo para ver descontos indevidos
Na semana passada, a Justiça ordenou o bloqueio de bens das pessoas que constam como sócias das associações que foram pegas fazendo o desconto. No entanto, o procurador desacredita que os recursos serão suficientes para devolver os valores que foram sacados das contas.
“O ressarcimento em uma ação penal é a fase final, confirmada em definitivo a condenação. Essas pessoas vão ficar esperando quantos anos? Nós desejaríamos pegar todos os bens das pessoas, mas os cofres estão esvaziados porque o dinheiro entrava e saía”, esclareceu ele à reportagem.
Mais de 1,3 milhão pediram ressarcimento
💵 Desde a última quarta-feira (14), os beneficiários do INSS já podem fazer pedidos de ressarcimento para as associações. Segundo dados do próprio órgão, mais de 1,3 milhão de aposentados e pensionistas já solicitaram o reembolso por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone.
Ao todo, 41 associações foram apontadas como não conhecidas pelos beneficiários, número que se manteve desde o início. As entidades têm o prazo de 15 dias úteis para comprovar que os descontos são devidos.

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos

Banco do Brasil (BBAS3) ou Tesouro Selic? Qual investimento pagará mais nos próximos 12 meses
Investidor10 apurou quais são os principais preços-alvos para a estatal na visão dos analistas.

Renda fixa no Tesouro Direto volta a turbinar taxas em junho
Enquanto ações queridinhas da bolsa, como o Banco do Brasil (BBAS3), seguem em forte queda, os juros compostos estão maiores.