Petrobras (PETR4) descobre petróleo na Margem Equatorial; confira
A estatal informou que seguirá com as perfurações para detalhar melhor o potencial exploratório da região.
Na noite desta sexta-feira (14), a Petrobras (PETR4) informou ao mercado que descobriu hidrocarbonetos em um poço na Foz do Rio Amazonas. A descoberta mostra que o local tem um sistema petrolífero ativo, abrindo caminho para a exploração comercial da área.
Já neste sábado, em entrevista ao jornal O Globo, a presidente da estatal destacou quais devem ser os próximos passos depois da descoberta. Magda Chambriard disse que a companhia deve delimitar a área de descoberta, mas destaca que o achado “esquenta muito o bloco de exploração”.
“É uma descoberta, mas ainda não é uma descoberta comercial. Agora, nós vamos continuar furando o poço até o fundo”, afirmou Magda. “Eu acho que esquenta toda a área. E nos anima na direção de uma nova província. Uma província que, se se desenhar conforme a expectativa, contribui bastante para a reposição de reservas que a gente precisa para o pós-pico do pré-sal”, disse.
Leia mais: Ibovespa cai 3,27% na semana com pior sequência desde 2023 e dólar dispara 2,68%
Ela destaca que os trabalhos atuais estão previstos para serem concluídos no fim deste mês de agosto. Depois disso, a companhia terá que pedir uma nova licença ambiental para perfurar outros três poços na região.
“Esse poço (com a presença de hidrocarbonetos) é o firme. E tem o pedido de autorização para mais três poços no bloco. Quando pedimos a licença, a gente pediu tudo junto. O Ibama ainda está analisando mais três poços, e o passo seguinte é furar os outros três”, disse.
Chambriard afirmou que já conversou com o presidente Lula sobre o assunto. "Fica todo mundo contente porque isso é uma coisa muito importante. Mas ainda não é possível uma quantificação de volume. Uma descoberta não é o mesmo que uma descoberta comercial”, completou.
Os compostos orgânicos que indicam a presença de petróleo foram encontrados no poço Morpho, que está localizado a menos de 200 quilômetros da costa do Amapá, no norte do país. O achado foi possível graças à identificação de perfis elétricos e de indicativos observados em rochas durante a perfuração.
A estatal informou que seguirá com as perfurações para detalhar melhor o potencial exploratório da região.
Tupi foi o primeiro sistema do pré-sal a iniciar a produção comercial, em 2010.
A Transpetro busca preencher 281 vagas em terra e no mar, além de formar cadastro de reserva.
O mercado opera com cautela, devido a um novo impasse em torno do Estreito de Ormuz.
Além disso, o Itaú (ITUB4) definiu a data de pagamento de R$ 7,8 bilhões em proventos.
O CFO da Petrobras conteve o ânimo do mercado com dividendos extraordinários.
Estatal já deixou claro que não deve pagar dividendos extraordinários em 2026.
"Em termos de dividendo extraordinário, a gente acha muito pouco provável, embora adoraríamos", afirmou o CFO da companhia.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?