GetNinjas (NINJ3): Reag conquista dois assentos, mas fundador segue no conselho

Presidência do Conselho de Administração agora é do CEO da Reag, João Carlos Mansur

Author
Publicado em 22/11/2023 às 21:35h - Atualizado 6 meses atrás Publicado em 22/11/2023 às 21:35h Atualizado 6 meses atrás por Marina Barbosa
GetNinjas elegeu novo Conselho de Administração (Reprodução)
GetNinjas elegeu novo Conselho de Administração (Reprodução)

A GetNinjas (NINJ3) formou o seu novo Conselho de Administração nesta terça-feira (21). E o comando do board agora é do CEO da Reag Investimentos, João Carlos Mansur. O fundador da GetNinjas, Eduardo L’Hotellier, no entanto, conseguiu se manter no Conselho.

A Reag Investimentos deflagrou uma disputa pelo comando da GetNinjas depois que a companhia propôs a devolução de R$ 223,5 milhões aos acionistas, alegando ter capital em excesso. A gestora diz ter oportunidades de negócios para a startup. Por isso, ampliou a participação na empresa para 29,99%, de forma a barrar a devolução do capital e ganhar espaço na administração da GetNinjas.

Leia também: Americanas (AMER3) hesita sobre possível capitalização bilionária

A assembleia que definiu o novo Conselho de Administração da GetNinjas ocorreu nesta terça-feira (21), com a presença de acionistas que representam 88,74% do capital social da companhia. E terminou com um resultado que pode ser entendido como uma vitória da Reag, mas que também pode não garantir vida fácil para a gestora.

A Reag Investimentos emplacou dois nomes no Conselho de Administração, além de ter conquistado o comando do board. Porém, Eduardo L’Hotellier também garantiu um assento e ainda conseguiu eleger um aliado. O quinto e último assento ficou, então, com a Arc Investimentos, que pode acabar dando o "voto de minerva" em decisões que coloquem Reag e o fundador da GetNinjas em lados opostos.

Veja a nova composição do Conselho de Administração da Getninjas:

  • Eduardo Orlando L’Hotellier: fundador da GetNinjas;
  • Claudio Kawa Hermolin: membro independente, indicado por Eduardo L’Hotellier;
  • João Carlos Falbo Mansur: CEO da Reag e novo presidente do CA da GetNinjas;
  • Luis Paulo Resende Camisasca: membro independente, indicado pela Reag;
  • Demian Pons Esparo: membro independente, indicado pela Arc Master Fundo de Investimento.

Segundo a ata da assembleia que definiu o novo board, o fundador da GetNinjas e o seu aliado receberam 18,58% dos votos, cada. Já o CEO da Reag teve 16,76%. Os outros dois novos conselheiros receberam 16,68%, cada. O restante dos votos foi para outros candidatos. Os eleitos têm um mandato de dois anos, a partir desta terça-feira (21).

João Carlos Mansur, no entanto, foi eleito presidente do Conselho de Administração por ampla maioria. Ele recebeu 62,8% dos votos, contra 36,7% de Claudo Hermolin, o candidato de Eduardo L'Hotellier. A destituição do antigo conselho também foi aprovada com mais de 60% dos votos. Já a redução do número de conselheiros, de sete para cinco, teve 90,5% de aprovação.

Fundador pode perder cargo de CEO

A nova configuração do Conselho de Administração expressa bem a recente disputa pelo controle da companhia. Porém, já pode encarar decisões difíceis em breve. É que a Reag Investimentos já demonstrou o interesse de mudar o CEO da GetNinjas, cargo que hoje é do fundador da empresa, Eduardo L’Hotellier.

A proposta deve ser levada para votação no Conselho de Administração e deve acabar dependendo do voto de Demian Esparo, o conselheiro independente indicado pela Arc Master Fundo de Investimento. Afinal, tanto a Reag, quanto o fundador da GetNinjas conquistaram dois assentos no board.