Gerdau (GGBR4): Newave Energia adquire Arinos e investirá R$ 1,4 bi em mega usina solar em MG

Gerdau detém participação indireta de 33,33% na Newave Energia S.A; empresas devem construir e operar novo parque de geração de energia solar no norte de MG

Author
Publicado em 10/10/2023 às 11:53h - Atualizado 7 meses atrás Publicado em 10/10/2023 às 11:53h Atualizado 7 meses atrás por Juliano Passaro
(Shutterstock)
(Shutterstock)

A Gerdau S.A. (GGBR4)anunciou ao mercado, nesta terça-feira (10), que a Newave Energia, empresa na qual a companhia detém participação indireta de 33,33%, realizou a aquisição da totalidade das ações da Solar Arinos Holding, detidas pelo Grupo Voltalia. O objetivo do negócio é desenvolver, construir e operar um novo parque de geração de energia solar em Arinos, no estado de Minas Gerais. O valor total do investimento para a construção do parque é de R$ 1,4 bilhão.

O Parque Solar Arinos deverá ter capacidade instalada de aproximadamente 420 megawatt-pico (MWp) e inclui uma subestação de energia. Assim que estiver em funcionamento, o Parque Solar Arinos deverá fornecer 30% de seu volume de energia renovável produzida para unidades de produção de aço da Gerdau no Brasil, na modalidade de autoprodução.

Segundo a Gerdau, isso deve contribuir para o atingimento das metas de redução de emissões de efeito estufa, além de reforçar os objetivos da Gerdau por maior competitividade.

Esse volume de energia, destacou a Gerdau em comunicado, corresponde a aproximadamente 34 MWm, o equivalente ao consumo de uma unidade siderúrgica com capacidade de aproximadamente 400 mil toneladas anuais, ou, aproximadamente 7% do consumo de energia anual da Gerdau no Brasil. O uso dessa energia deve gerar uma redução estimada 22.000 toneladas de CO2 ao ano para a empresa.