Gafisa (GFSA3) cancela AGE marcada para 26 de abril

A Esh Capital, que solicitou a assembleia, defende a destituição dos atuais membros do Conselho de Administração da Gafisa.

Author
Publicado em 19/03/2024 às 12:51h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 19/03/2024 às 12:51h Atualizado 1 mês atrás por Elanny Vlaxio
(Shutterstock)

A Gafisa (GFSA3) cancelou a AGE (Assembleia Geral Extraordinária) agendada para o dia 26 de abril. A medida foi tomada após a empresa obter uma decisão judicial favorável em uma disputa com a Esh Capital

⚠️ A 2ª Vara Empresarial e Conflitos de Arbitragem da Comarca de São Paulo concedeu tutela de urgência afirmando que a companhia não está obrigada a realizar assembleias para deliberar os temas indicados no pedido de convocação. 

Em assembleia solicitada pela Esh Capital, a gestora de investimentos pediu a aprovação de uma proposta de ação de responsabilidade contra os administradores da empresa em razão de possíveis atos ilícitos e operações irregulares. 

Dois dias atrás, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) decidiu que a assembleia de acionistas convocada pela Esh, na última segunda-feira (18), era irregular. 

Entenda o que está acontecendo 

A Esh Capital Investimentos, gestora de Vladimir Timerman, e o empresário Nelson Tanure, principal acionista da Gafisa, travam uma disputa societária acirrada há mais de um ano. A Esh Capital alega que fundos de investimento supostamente ligados a Tanure detêm 39,11% do capital da companhia e atuam de forma coordenada para controlar a empresa.

A gestora argumenta que essa concentração de poder viola o estatuto da Gafisa e configura abuso de poder. Por isso, a Esh Capital defende a suspensão dos direitos políticos dos fundos de investimento e a destituição do atual Conselho de Administração, com a eleição de um novo conselho.

Leia também: Gafisa (GFSA3): CVM diz que assembleia convocada pela Esh é irregular

GFSA3

GAFISA
Cotação

R$ 5,53

Variação (12M)

-3,49 % Logo GAFISA

Margem Líquida

-17,70 %

DY

0%

P/L

-1,96

P/VP

0.22