Fitch eleva perspectiva do rating da Copasa (CSMG3)

Copasa agora tem uma nota de crédito AA+(bra), com perspectiva positiva.

Author
Publicado em 14/06/2024 às 18:54h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 14/06/2024 às 18:54h Atualizado 1 mês atrás por Marina Barbosa
Copasa também teve o rating reafirmado pela Moody's (Shutterstock)
Copasa também teve o rating reafirmado pela Moody's (Shutterstock)

A Fitch elevou nesta sexta-feira (14) a perspectiva do rating da Copasa (CSMG3), de estável para positiva. Já a nota de crédito foi reafirmada em AA+(bra).

💲Segundo a Fitch, "a perspectiva positiva reflete a expectativa de que a Copasa preservará robusta liquidez, a partir da atual estratégia, de manter caixa e aplicações financeiras acima de sua dívida de curto prazo".

A agência de classificação de risco ainda espera que a companhia registre uma "margem de EBITDA elevada, de cerca de 40%, nos próximos anos, próxima à de seus pares mais eficientes no setor de saneamento básico".

Leia também: Petrobras (PETR4) terá novos diretores: Veja os indicados por Magda Chambriard

Já o rating da Copasa foi reafirmado em AA+(bra) devido à perspectiva de que a companhia terá uma alavancagem financeira reduzida, mesmo diante dos investimentos necessários para a universalização de seus serviços.

"A companhia deve apresentar robusta e crescente geração operacional de caixa, suportada principalmente pelas estimativas de moderado crescimento do volume faturado e adequados reajustes de tarifa", avaliou a Fitch, lembrando que o setor de saneamento brasileiro costuma ser beneficiado por demanda resiliente e contratos de longo prazo com os municípios.

Moody's reafirma rating

💧 Ainda nesta sexta-feira (14), a Moody's afirmou o rating da Copasa em AAA.br, considerando fatores como "potencial de crescimento, demanda resiliente, modelo regulatório estável, longo período remanescente da maior parte de suas concessões e adequado nível de seus reservatórios de água".

"A Copasa tem baixa alavancagem, sustentada pela aplicação dos reajustes tarifários definidos pelo regulador e por sua eficiente gestão financeira, e adequada estrutura de governança corporativa, que mitiga o risco de interferência política por parte de seu acionista controlador, o Estado de Minas Gerais", considerou a Moddy's.

CSMG3

COPASA
Cotação

R$ 22,08

Variação (12M)

27,56 % Logo COPASA

Margem Líquida

18,49 %

DY

16.94%

P/L

6,03

P/VP

1,08