AgroGalaxy (AGXY) fecha mais de 70 lojas e demite funcionários
Em recuperação judicial, companhia decidiu manter apenas 74 unidades comerciais e 1.150 colaboradores.
Em recuperação judicial, a AgroGalaxy (AGXY3) vai cortar pela metade o número de lojas e enxugar em cerca de 40% o seu quadro de pessoal.
⚠️ A companhia anunciou a "reestruturação estratégica e operacional" nesta quarta-feira (16), alegando que o objetivo é garantir a sustentabilidade das suas operações em meio ao processo de recuperação judicial iniciado há cerca de um mês.
Em comunicado, a AgroGalaxy disse que "essas ações têm como foco a otimização de custos e sinergias operacionais, com o objetivo de gerar receitas suficientes para honrar compromissos" assumidos com clientes, fornecedores, parceiros, credores e os empregados que continuarão na empresa depois dos cortes.
Mais de 70 lojas fechadas
Como parte desse processo, a companhia reduziu o número de lojas, silos e pontos comerciais praticamente pela metade.
Com isso, passará a atuar com apenas "74 unidades estrategicamente localizadas nas regiões Sul, Sudeste, Cerrado Oeste e Cerrado Leste, que apresentam maior potencial de geração de caixa".
Isso significa que a AgroGalaxy fechou ao menos 76 lojas em cerca de três meses e meio. Afinal, ao final de junho, a companhia possuía 150 lojas, 28 silos e 13 unidades de produção e beneficiamento de sementes no país.
Corte de pessoal
✂️ Com o fechamento de lojas, a AgroGalaxy reduziu o número de funcionários ligados às unidades comerciais. Mas também houve cortes na área de suporte administrativo. Por isso, a companhia deve seguir com apenas 1.150 colaboradores.
De acordo com a "AGFeed", a empresa 1.700 funcionários antes dessa reestruturação. As demissões devem atingir, portanto, cerca de 32% do quadro de pessoal.
Em comunicado, a AgroGalaxy garantiu que "o processo está sendo conduzido com transparência e respeito, garantindo todos os direitos trabalhistas dos colaboradores envolvidos, com o propósito de adequar os custos e as estruturas da Companhia ao momento econômico-financeiro e ao pedido de recuperação judicial".
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Atendimento ao cliente
Segundo a AgroGalaxy, o atendimento ao cliente das áreas que ficaram sem lojas será direcionado às unidades mais próximas, de forma a manter o "padrão de qualidade".
Além disso, anunciou "uma otimização do portfólio de produtos e serviços, ajustando o mix de vendas para atender melhor às demandas do mercado e fortalecer a competitividade".
"A Companhia reafirma seus compromissos de dar continuidade às suas operações, fornecimentos e serviços com excelência e de manter o mercado informado sobre os próximos passos de seu processo de reestruturação", afirmou.
Recuperação judicial
A AgroGalaxy entrou com um pedido de recuperação judicial no último dia 18 de setembro, alegando que a medida era necessária para "proteger a companhia e as suas subsidiárias possibilitando a continuidade de suas atividades".
A empresa, que atua no setor de insumos agrícolas e serviços para o agronegócio, vem enfrentando dificuldades financeiras em virtude da redução dos preços das commodities, dos juros altos e das mudanças climáticas. Por isso, já havia anunciado outras medidas de reestruturação, como corte de gastos e renegociações de dívidas.
Ainda assim, a companhia acabou com uma dívida de R$ 3,7 bilhões, sobretudo com bancos. Com a recuperação judicial, a AgroGalaxy ainda deixou de honrar pagamentos ligados a CRAs (Certificados de Recebíveis do Agronegócio), afetando os Fiagros que investiam nesses papeis.
Diante disso, a AgroGalaxy ainda viu seu presidente e cinco conselheiros renunciarem. Por isso, a companhia passou a ser comandada pelo então vice-presidente de Operações, Welles Clóvis Pascoal, e tem trabalhado na seleção de outros conselheiros. A expectativa é de que o Conselho de Administração seja recomposto em cerca de 90 dias.
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