Como 2024 pode ter o setembro mais quente do ano
São Paulo registrou pior qualidade do ar do mundo
🧯 Segundo dados do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), o Brasil enfrenta uma das piores crises secas da história. Alguns estados podem enfrentar temperaturas bastante altas, chegando a 45º durante o mês de setembro.
A cidade de Cuiabá (Mato Grosso), por exemplo, que está bem longe da costa brasileira, pode registrar uma máxima de 42º ainda nesta semana. Já Curitiba (Paraná), conhecida como a capital mais fria, deve alcançar a marca de 33º até sexta-feira.
Se os números se registrarem, este mês pode ser o mais quente da história. Segundo especialistas, isso acontece em razão de uma massa de ar quente que cobre uma porção grande do país e que pode se intensificar nos próximos dias.
🎴 Leia mais: Bolívia decreta emergência nacional por incêndios florestais
“Vai ser forte, mas não é possível dizer que vai bater temperatura. Não temos como afirmar isso com base nos modelos que usamos. O que enxergamos são temperaturas entre 40 e 44°C nos próximos dias. Será uma onda de calor importante”, diz Guilherme Borges, meteorologista do Climatempo, em entrevista ao Climatempo.
O mês de setembro já é conhecido pelas altas temperaturas, mas diferente de outros anos, os fortes números aconteciam sempre na segunda quinzena. Desta vez, o movimento tem acontecido nas primeira e segunda semana do mês, motivo que chama a atenção dos cientistas.
“Isso é culpa das mudanças climáticas, que têm um papel significativo nesses extremos de calor e chuva. Isso ocorre porque nosso planeta tem que dimensionalizar energia. Essas ondas de calor e chuva extremos ocorrem para compensar esse aquecimento”, afirma Borges.
Nuvem que cobre o Brasil
💨 O Brasil tem hoje diversas áreas consideradas graves em razão de incêndios florestais. Um levantamento do Google mostra ao menos 10 focos de área queimada em diversas regiões do país, mas a maioria no Centro-Oeste.
Esses incêndios provocam um efeito raro mas que tem acontecido com frequência que é o espalhamento de fumaça pelo país. Imagens que circulam pelas redes sociais mostram o ceú da cidade de São Paulo -que não tem nenhum incêndio florestal registrado- tomado por uma fumaça escura oriundas das queimadas.
Na segunda-feira (9), a capital paulista registrou a pior qualidade do ar no mundo, segundo o site suíço IQAir. Outras metrópoles, como Ho Chi Minh (Vietnã), Lahore (Paquistão), Jerusalém (Israel) e Doha (Catar), também apresentaram taxas muito baixas, mas foram superadas por SP.
21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Renda fixa isenta de IR: FS Bio recompra CRAs pagando IPCA+ 11% ao ano
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado
Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Ações pagadoras de dividendos em dólar para aproveitar ainda em 2024
Analistas de Wall Street esperam crescimento dessas empresas no próximo ano; veja lista
Ibovespa vai de foguete, mas quais são as ações mais descontadas da B3 ainda?
Setor que reúne as empresas brasileiras mais baratas da Bolsa está em liquidação de 34%; confira
Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados
Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump