Bolsa 24 horas por dia? Nova York avalia possibilidade, indica jornal

A Nyse lançou uma pesquisa para saber o que o mercado acha da possibilidade de negociar ações a qualquer hora.

Author
Publicado em 22/04/2024 às 21:09h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 22/04/2024 às 21:09h Atualizado 1 mês atrás por Marina Barbosa
(Shutterstock)
(Shutterstock)

Já pensou se fosse possível negociar ações a qualquer hora do dia e da noite? A possibilidade ganhou força nos Estados Unidos, pois a Nyse (Bolsa de Valores de Nova York) lançou uma pesquisa para saber o que os agentes do mercado americano acham de uma bolsa com negociações com 24 horas por dia.

📄 Segundo o "Financial Times", a Nyse perguntou ao mercado se as negociações 24 horas por dia deveriam ocorrer nos fins de semana ou durante a semana. Além disso, a Bolsa de Nova York questionou como os investidores lidariam com a sessão noturna e deveriam ser protegidos de possíveis oscilações de preço.

A Nyse lançou a pesquisa depois que a startup 24 Exchange pediu aprovação da SEC (a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos) para lançar a primeira bolsa 24 horas do mercado. A startup, contudo, já havia apresentado outro pedido desse tipo em 2023 e acabou retirando a proposta por problemas técnicos e operacionais.

Leia também: Bitcoin (BTC) subiu tanto quanto nos últimos halvings? Compare

Demanda

De acordo com o "Financial Times", a pesquisa da Nyse ressalta o "crescente interesse" pela negociações de ações como as da Nvidia (NVDC34) e da Apple (AAPL34) entre as 20h e as 4h no horário do leste dos Estados Unidos.

📈 A possibilidade ganhou força devido ao funcionamento ininterrupto do mercado de criptomoedas, mas também porque os títulos do Tesouro americano, as principais moedas e contratos futuros já podem ser negociados 24 horas por dia durante a semana nos Estados Unidos.

O fato de que corretoras de varejo estariam criando mecanismos para permitir a negociação de ações a qualquer hora do dia também deve ser considerada, assim como o aumento da atividade dos investidores individuais, especialmente da pandemia de covid-19.

Brasil

A negociação de ações 24 horas por dia ainda não está em estudo no Brasil, mas a B3 (B3SA3) já revelou a intenção de ampliar o horário de negociação de ativos financeiros.

A ideia da B3 é testar um pregão estendido com contratos futuros de Ibovespa (Ibov) e Bitcoin (BTC) já a partir deste ano de 2024. Neste caso, o pregão horário de negociação começaria entre 18h e 19h e seguiria até 21h ou 22h. Caso dê certo, a iniciativa pode ser estendida a outros ativos, como as ações.