Atacadão (CRFB3) chega à França no fim de junho, diz Carrefour

Exportação da marca brasileira tinha se tornado um problema para marca de origem francesa

Author
Publicado em 03/05/2024 às 15:27h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 03/05/2024 às 15:27h Atualizado 1 mês atrás por Wesley Santana
Atacadão é um dos principais atacarejos do Brasil. Foto: Divulgação
Atacadão é um dos principais atacarejos do Brasil. Foto: Divulgação

🛒 A primeira unidade do Atacadão deve ser inaugurada no final de junho na França, segundo o Carrefour (CRFB3), controlador do atacarejo.

A loja será instalada na comuna de Aulnay-sous-Bois, próximo à Paris, onde hoje é um hipermercado da rede Carrefour. Segundo o jornal O Globo, o local está passando por reformas e já exibe cartazes de aviso com informações sobre a mudança.

Os planos do Carrefour de levar sua bandeira brasileira ao seu país natal se desenrolam desde o ano passado, mas foram, por vezes, interrompidos por pela população e políticos locais. No ano passado, o prefeito da comuna de Sevran impediu que o atacadista fosse instalado depois de uma pressão pública que contou até com abaixo-assinado.

🏪 Leia mais: Carrefour (CRFB3) fecha lojas e tem prejuízo em 2023

A abertura em Aulnay não está sendo tão diferente, já que a reação dos funcionários e de alguns políticos foi também bastante dura. Nesta semana, em entrevista a uma rádio francesa, um representante dos trabalhadores classificou o sentimento “como gado levado ao abate”.

A provocação é parte do movimento de proteção ao comércio local que pode ser impactado com a chegada de uma loja de grandes dimensões e que promete produtos até 15% mais barato que a média do mercado. Segundo os sindicatos, a instalação representa riscos de empregos e pior na oferta de produtos com a mudança da marca.

A marca Atacadão deve desembarcar na França com uma nova identidade visual, diferente da usada no Brasil e em Marrocos. O registro da nova marca já foi autorizado pelo (INPI) Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

O atacadista foi comprado pela rede Carrefour em 2007 por R$ 2,2 bilhões, pagos por 34 lojas que somavam 214 mil metros quadrados. Passados 17 anos, a empresa já atinge 350 unidades físicas em mais de 200 cidades de todos os estados do país.

CRFB3

Atacadão - Carrefour
Cotação

R$ 9,11

Variação (12M)

-17,85 % Logo Atacadão - Carrefour

Margem Líquida

0.58%

DY

0%

P/L

-29,87

P/VP

1,00