Halving do Bitcoin 2024: entenda o que é e como pode impactar o preço da criptomoeda

Author
Publicado em 13/01/2024 às 13:22h - Atualizado 5 meses atrás Publicado em 13/01/2024 às 13:22h Atualizado 5 meses atrás por Redação
Halving do Bitcoin 2024: entenda o que é e como pode impactar o preço da criptomoeda
Halving do Bitcoin 2024: entenda o que é e como pode impactar o preço da criptomoeda

O halving do Bitcoin é um evento que captura a atenção da comunidade de criptomoedas a cada quatro anos, gerando especulações e debates sobre seu potencial de impacto no mercado. Com a próxima redução pela metade programada para acontecer esse ano, precisamos explorar as implicações desse fenômeno no preço da criptomoeda mais conhecida e negociada do mundo. Neste artigo, vamos explicar como funciona o halving e analisar como esse evento pode modificar de forma significativa o valor do Bitcoin. Ao tratar dos aspectos fundamentais do halving, o nosso objetivo é fornecer informações valiosas para entusiastas e investidores que desejam compreender melhor o assunto. Continue a leitura e confira!

O que é halving do Bitcoin?

O halving do Bitcoin é um evento programado que ocorre a cada 210.000 blocos minerados, o que faz com que esse evento ocorra aproximadamente a cada quatro anos. O halving reduz pela metade a recompensa que os mineradores recebem por validar e adicionar novos blocos à blockchain do Bitcoin. A redução pela metade afeta diretamente a taxa de emissão de novos Bitcoins.

  • Quando o Bitcoin foi lançado em 2009, a recompensa inicial era de 50 Bitcoins por bloco;
  • No primeiro halving, em 2012, essa recompensa foi reduzida para 25 Bitcoins por bloco;
  • No segundo halving, em 2016, a recompensa foi novamente reduzida para 12,5 Bitcoins por bloco;
  • O terceiro halving ocorreu em maio de 2020, diminuindo a recompensa para 6,25 Bitcoins por bloco.

O objetivo do halving é controlar a oferta de novos Bitcoins, limitando a quantidade total que será colocada em circulação. Esse mecanismo de emissão previsível é uma característica fundamental do protocolo do Bitcoin que foi desenvolvido por Satoshi Nakamoto. Na prática, ele é projetado para fornecer uma certa escassez da moeda ao longo do tempo. A ideia por trás disso é influenciar a oferta e a demanda, o que pode afetar potencialmente o valor do Bitcoin no mercado.

Quando vai acontecer o próximo halving do Bitcoin?

Quando vai acontecer o próximo halving do Bitcoin?

Quando vai acontecer o próximo halving do Bitcoin? O próximo halving do Bitcoin deve acontecer em abril de 2024. Com o novo corte, a recompensa para os mineradores será reduzida de 6,25 para 3,125 BTC para cada bloco minerado. Sendo assim, precisamos destacar que para aqueles que investem ou pensam em investir no Bitcoin, é muito importante ficar atento ao halving e as variações que ele pode gerar na cotação da moeda digital. Por falar em cotação, no próximo tópico vamos explicar como o corte na recompensa paga aos mineradores, pode influenciar na oferta e demanda pela moeda, e por consequência, no seu valor de mercado.

Como o halving do Bitcoin pode afetar o valor da moeda?

O halving do Bitcoin pode afetar o valor da moeda de diversas maneiras, embora seja importante notar que o mercado é complexo e influenciado por uma variedade de fatores. Na sequência, nós vamos explicar o que pode acontecer e explicar as expectativas do mercado em torno desse evento. Confira!

  • Aumento da escassez: O halving reduz pela metade a recompensa para os mineradores, limitando a quantidade de novos Bitcoins que entram em circulação, o que, por sua vez, cria uma escassez e pode contribuir para aumentar o valor da moeda digital.
  • Aumento da demanda: O halving do Bitcoin pode atrair novos investidores interessados em aproveitar o evento para obter ganhos, aumentando a demanda, enquanto a oferta da criptomoeda diminui, o que por sua vez, tende a elevar a cotação do BTC.
  • Impacto psicológico: O halving pode ter um impacto psicológico no mercado, levando a sentimentos de otimismo entre os investidores, especialmente aqueles que olham para o evento como um sinal de que o Bitcoin está se tornando cada vez mais valioso.

Em função dos elementos que destacamos acima, historicamente, sempre que houve um halving, o preço do Bitcoin decolou logo em seguida. No entanto, isso não deve ser visto como uma garantia. É importante destacar que o mercado é altamente volátil e imprevisível. O valor do Bitcoin pode ser influenciado por uma série de fatores externos, como regulamentações e eventos econômicos globais. Na prática, o halving do Bitcoin é apenas um dos muitos elementos que podem impactar o valor da criptomoeda, com isso, os investidores devem considerar todos esses fatores ao tomar decisões.

O que vai acontecer quando a remuneração dos mineradores ficar muito baixa ou todos os Bitcoins forem minerados?

O que vai acontecer quando a remuneração dos mineradores ficar muito baixa ou todos os Bitcoins forem minerados?

O que vai acontecer quando a remuneração dos mineradores ficar muito baixa ou todos os Bitcoins forem minerados? Quando a taxa de remuneração dos mineradores ficar muito baixa devido ao halving repetido do Bitcoin e, eventualmente, quando todas as 21 milhões de Bitcoins forem minerados, várias mudanças podem ocorrer. Na sequência, vamos apresentar algumas hipóteses sobre esse evento futuro que preocupa mineradores e investidores.

  • Redução do número de mineradores: Com o halving periódico, a recompensa dos mineradores diminui gradualmente, o que afeta a rentabilidade da mineração e pode levar alguns mineradores a saírem da rede.
  • Dependência das taxas de transação: À medida que a recompensa por bloco diminui, a importância das taxas de transação vai aumentar. Os mineradores dependerão mais das taxas pagas pelos usuários para processar as transações e o seu valor pode aumentar.
  • Valorização da moeda: Se a criptomoeda for amplamente adotada e aceita como uma reserva de valor, a escassez programada pode contribuir para a valorização do Bitcoin, com base na oferta e demanda.

Além dos itens acima, é importante destacar que a rede Bitcoin continuará exigindo poder computacional, mesmo após a mineração de todos os Bitcoins, devido à necessidade de validar transações de compra e venda, bem como, de manter a segurança da rede.

Como investir em Bitcoin?

Se você está de olho no halving do Bitcoin programado para esse ano, e deseja começar a investir nessa criptomoeda, siga as orientações abaixo: 1.Escolha de plataforma de negociação: Selecione uma plataforma de negociação confiável e segura para comprar e vender Bitcoins. 2.Escolha do tipo de carteira: Escolha um modelo de carteira para armazenar seus Bitcoins. Existem carteiras online (hot wallets) e offline (cold wallets), cada uma com suas próprias vantagens em termos de segurança. 3.Compra do Bitcoin: Após criar uma conta na plataforma de negociação e configurar sua carteira, você pode comprar Bitcoins usando dinheiro fiat (moeda tradicional) ou outras criptomoedas, dependendo das opções oferecidas pela plataforma. Ao investir em Bitcoins ou em qualquer outro tipo de criptomoeda, tome os seguintes cuidados:

  • Considere a alocação de seus investimentos de forma equilibrada e evite colocar todo o seu capital em criptomoedas.
  • Esteja ciente da volatilidade do mercado e preparado para flutuações de preço.
  • Reforce a segurança de suas contas usando autenticação de dois fatores (2FA).
  • Mantenha suas chaves privadas (se você usa uma carteira não custodial) em um local seguro e não compartilhe informações sensíveis.

Por fim, lembre-se de que o investimento em criptomoedas carrega riscos e é importante investir apenas o que você pode se dar ao luxo de perder. Antes de sair, comece a acompanhar a cotação do Bitcoin aqui no Investidor 10 e siga nossas redes sociais.