Sócio Majoritário: O que é? Qual a função?

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Publicado em 02/08/2023 às 14:45h - Atualizado 8 meses atrás Publicado em 02/08/2023 às 14:45h Atualizado 8 meses atrás por Redação
Sócio Majoritário

Afinal, o que é um sócio majoritário? Ao longo deste guia, explicaremos tudo sobre as funções, as vantagens e direitos que esse tipo de sócio tem. Contudo, antes de começarmos nosso guia, não deixe de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e em seu Linkedin, para que mais pessoas entendam o que é um sócio majoritário. Agora, vamos lá!

O que é um sócio majoritário?

Sócio Majoritário (2)

De forma prática, no universo empresarial, um sócio majoritário é aquele sócio que detém a maior parcela de ações ou cotas de uma empresa. Dessa forma, podemos dizer que ele detém o poder de controle sobre as decisões estratégicas e operacionais da organização. Em outras palavras, é o sócio ou acionista que possui mais da metade das ações ou cotas. Mais a frente, vamos te explicar quais são as vantagens e funções que esse sócio tem. Mas, já podemos adiantar que, por se tratar de um sócio majoritário, no caso, uma pessoa que tem mais da metade das ações de uma empresa, ele tem um poder muito maior em comparação aos sócios menores. O que chamamos de acionistas minoritários - que também lhe explicaremos mais a frente. De tal modo, o sócio majoritário tem a possibilidade de influenciar significativamente o rumo do negócio. Uma dúvida comum que as pessoas tem é em relação a quantidade de ações que esse sócio detém. Na prática, a quantidade exata de ações ou cotas que um sócio majoritário possui vai variar de acordo com o tipo de estrutura societária adotada pela empresa. Contudo, na grande maioria dos casos, o sócio majoritário será reconhecido por ser aquele que tem mais da metade das cotas/ações da companhia. Mas aí, costuma surgir uma grande dúvida: "Será que necessariamente o sócio majoritário precisa ser o dono da empresa?"

O sócio majoritário precisa ser o dono da empresa?

Uma das dúvidas frequentes no mundo dos negócios é se o sócio majoritário precisa ser o proprietário absoluto da empresa. A resposta é não necessariamente. Embora o sócio majoritário detenha a maior parte das ações ou cotas e, portanto, possua o controle decisório, a outra parcela das ações ou cotas pode ser compartilhada com outros investidores ou sócios minoritários. Na prática, o que podemos afirmar é que, para ser o sócio majoritário, ele precisa deter a maior quantidade de ações, em comparação aos outros sócios. O que, em muitos casos, acontece quando ele tem mais da metade das participações. No entanto, em muitos casos, a estrutura societária de uma empresa permite a existência de sócios minoritários que detêm uma porção menor de ações ou cotas, mas ainda assim possuem participação no empreendimento. Muitas vezes, principalmente em grandes negócios, há casos onde o CEO da empresa é um sócio minoritário. De tal forma, mesmo possuindo uma menor participação em comparação ao sócio majoritário, ele ainda sim é o CEO da empresa. Essa divisão de cotas ou ações pode ocorrer por diversos motivos. Em alguns casos, o empreendedor que fundou a empresa pode buscar investidores externos para obter capital e alavancar o negócio, mas ainda deseja manter o controle operacional como sócio majoritário. Ou, em situações de crescimento ou expansão da empresa, novos sócios podem ser adicionados para contribuir com recursos financeiros, conhecimentos especializados ou acesso a novos mercados. Sobre essa questão de ter novos sócios e como isso pode influenciar o seu negócio, não se preocupe, falaremos mais sobre isso ao longo deste guia. 🤔 Muita gente se pergunta: quais são as ações mais baratas da bolsa? Agora mesmo você pode iniciar uma análise fundamentalista. Basta conferir o ranking baseado na teoria de Benjamin Graham.

Quais são as principais funções de um sócio majoritário?

Como você conseguiu entender, o sócio majoritário é um sócio de uma empresa que detém a maior parcela de participação acionária ou de cotas da empresa. Dessa forma, por ser o sócio com mais participação no negócio, é claro que, em geral, ele costuma ter mais responsabilidades que os outros. Com isso, podemos ver que, para a maioria desses sócios, eles acabarão tendo funções complexas e repletas de responsabilidades. De tal forma, vamos agora destacar as principais funções que desempenham:

Tomada de decisões estratégicas:

O sócio majoritário, na maioria dos casos, tem o poder de voto superior. O que lhe confere a capacidade de direcionar as decisões estratégicas da empresa. Dessa forma, ele pode aprovar ou vetar planos de expansão, novos investimentos, escolha de parceiros e até mesmo mudanças na administração. Sendo assim, como uma de suas principais funções, o sócio majoritário cuida das decisões estratégicas referente ao andamento do negócio.

Definição de políticas e cultura corporativa:

Nos casos em que o sócio majoritário também é o sócio administrador do negócio, vemos que ele tem a oportunidade de estabelecer as políticas internas da empresa e influenciar a cultura corporativa. De tal modo que as suas visões e valores podem moldar o ambiente de trabalho. Isso acontece porque ele é o gestor do negócio. Vale lembrar que nem sempre o sócio majoritário é o gestor da empresa.

Responsabilidade financeira:

Com maior participação no capital da empresa, o sócio majoritário geralmente possui um comprometimento financeiro mais elevado. Afinal, quando paramos para analisar, ele é o sócio que tem mais porcentagem da empresa. Logo, se o negócio seguir um rumo negativo, a tendência é que ele seja o que mais perca capital.

Supervisão da gestão:

Em casos onde o sócio majoritário não é o gestor, vemos que, ainda sim, ele cumpre um papel forte de supervisão. No caso, a supervisão da administração da empresa é uma função importante do sócio majoritário. Quando não é ele que está controlando o negócio, ele deve acompanhar de perto as atividades dos gestores e garantir que a empresa esteja sendo conduzida de acordo com os interesses dos acionistas. Com base em todos esses pontos que destacamos, vemos que há uma série de funções e responsabilidades na conta deste tipo de sócio.

Quais são as Vantagens e Direitos de um Sócio Majoritário?

Agora que compartilhamos as principais funções de um sócio majoritário, vemos que também há alguns direitos deste sócio. Nesse caso, esses direitos são como uma 'vantagem, por este sócio ser um acionista majoritário. Sendo assim, é importante destacarmos quais são esses dois grandes direitos que este sócio tem. São eles:

Direito a Voto

Começando pelo direito a voto, vemos que esse é um grande direito do sócio / acionista majoritário. Dessa forma, este sócio acaba tendo um direito maior a voto, o que faz com que ele tenha uma posição acionária de modo em que ele tenha direito a voto em conselhos. Principalmente em empresas grandes, vemos que existem muitos conselhos para decisões do negócio. Dessa forma, como acionista majoritário, ele tem o direito a dar um voto de grande peso no conselho da empresa. 👉🏼 DICA: A fórmula de Graham recomenda o valor justo a ser pago por uma ação. Entenda essa poderosa ferramenta de análise fundamentalista!

Maior Participação nos Lucros

Ao possuir a maioria das ações, o sócio majoritário tem o direito de receber uma parcela proporcionalmente maior dos lucros distribuídos. No mercado financeiro, nós chamamos essa parcela distribuído é chamada de dividendos. De modo que, os dividendos que você receberá são proporcionais ao quanto você tem de ações da empresa. Dessa forma, sendo o acionista majoritário, tendo a maior parte do negócio, você receberá a maior parte dos dividendos. Entretanto, é importante ressaltar que o sócio majoritário também assume responsabilidades financeiras proporcionais à sua participação nos lucros. Em períodos de dificuldades financeiras, ele pode ser chamado a aportar mais recursos para ajudar a empresa a superar os desafios e manter sua saúde financeira. Portanto, é fundamental que o sócio majoritário adote uma gestão prudente e focada em garantir a sustentabilidade do negócio a longo prazo.

Diferença de Sócio Majoritário e Sócio Minoritário

Um outro grande ponto que devemos entender é a diferença de sócio majoritário e minoritário. Entender a diferença entre sócio majoritário e sócio minoritário é fundamental para compreender as vantagens e direitos inerentes a cada posição. De tal modo, essa posição de liderança proporciona ao sócio majoritário a capacidade de influenciar diretamente as tomadas de decisão, nomear membros do conselho de administração e conduzir a empresa de acordo com seus interesses e visão. Por outro lado, o sócio minoritário possui uma participação menor no capital social da companhia e, consequentemente, detém menos poder de decisão. Geralmente, suas escolhas são limitadas a questões específicas previamente definidas no contrato social ou estatuto da empresa. Apesar de não possuir o controle acionário, o sócio minoritário ainda tem direitos importantes, como participar de assembleias e votar em decisões relevantes que afetem seus interesses. Sobre as vantagens do sócio majoritário, isso foi algo que já bem comentamos antes. Como a maior participação nos lucros, Por sua vez, o sócio minoritário tem o direito de receber dividendos e participar dos resultados financeiros da empresa proporcionalmente à sua participação no capital social. Além disso, ele pode exigir transparência na gestão e contabilidade da empresa para proteger seus interesses e garantir que suas expectativas sejam atendidas.

Conceito de Equity

Entendendo mais sobre a questão de sócio majoritário e minoritário, uma outra questão importante que você compreenda é em relação ao conceito de equity. Entender o que é equity e a importância dela pros negócios servirá muito para quando você for fazer uma análise societária. De modo prático, equity nada mais é do que o nome dado para saber o valor de uma determinada empresa. Com isso, tanto para os negócios que têm sócios, quanto para os negócios que não tem, vemos que entender o que é equity ajuda muito a ter uma noção societária. Na prática, vemos que, ao entender o quanto vale o seu negócio, você acaba tendo uma noção clara do quanto cada participação societária tem de valor real. Para que você entenda, por exemplo, vamos imaginar que um sócio seu tem 15% da sua empresa. Em termos reais, sem ter uma noção de valuation e de equity do seu negócio, você não consegue mensurar o quanto isso significa em valores reais. No caso, o quanto esses 15% seriam em capital. Mas, fazendo um valuation, que é algo que mostraremos mais a frente, e tendo uma noção precisa do equity da sua empresa, você consegue realizar essa conversão do quanto ele tem de participação e o quanto isso representa em dinheiro. Saber esses valores lhe ajudarão em muitas etapas do crescimento da sua empresa. Primeiro que isso lhe ajudará a saber o quanto a sua empresa vale. Esse é um ponto crucial. Somado a isso, em casos de um novo sócio entrar para a sua empresa, vemos que saber o valor dela será algo crucial. O mesmo acontece quando há uma dissolução societária. Você, como sócio majoritário ou controlador da empresa, tem que ter uma noção clara de quanto vale cada participação de cada sócio da sociedade.

Como atrair um sócio para o seu negócio?

Como bem comentamos na questão de equity, saber quanto vale a sua empresa e a participação societária é algo muito importante. Contudo, se você é sócio majoritário ou o único dono da sua empresa e deseja atrair um sócio, temos algumas recomendações. Colocar um sócio a mais para a sua empresa pode ser algo fantástico do ponto de vista empresarial. No caso, escolhendo esse sócio da forma correta, você conseguirá alavancar a sua empresa. Entretanto, o inverso também pode acontecer. Quando não selecionamos o nosso sócio da forma certa. Ou quando não sabemos escolher um bom sócio, podemos acabar colocando a nossa empresa em uma situação não positiva. Em meio a isso, para lhe ajudar, pontuaremos algumas questões relevantes sobre atrair um sócio. Tudo para que, além de entender a como atrair um sócio, você, como sócio majoritário, consiga saber se aquele pretendente é positivo ou não para a empresa.

Gestão Profissional

Primeiro de tudo, se você quer ter um novo sócio em sua empresa, você deve ter uma gestão profissional. Em muitas empresas onde há apenas um sócio majoritário - que é o controlador do negócio - vemos um grande problema de centralização na gestão. No momento em que você é o único sócio, há uma facilidade para conseguir gerir a sua empresa. De forma prática, você não 'deve satisfação' para ninguém. O que com certeza acaba fazendo com que você não tenha uma pressão por gerir a sua empresa profissionalmente. Contudo, quando você deixa de ser o único sócio majoritário e passa a ter uma sociedade dividida. No caso, onde há você e mais um sócio com 50/50. Ou até mesmo quando entra um sócio minoritário, vemos que a gestão começa a importar mais... Nesse caso, a partir do momento em que há mais de um sócio na empresa, a gestão precisa ser profissional. Isso acontece porque os sócios irão querer satisfação do que está acontecendo com o negócio. Geralmente, antes de entrar um sócio na sua empresa, eles pedirão que você tenha uma gestão profissional do negócio. Com reportes frequentes e, em alguns casos, assembleias para tomadas de decisão. Contudo, para quem quer atrair um sócio, uma maneira relevante de fazer isso é já adiantando essa questão e tendo uma gestão profissional. Como sócio majoritário e controlador, ao mostrar que você faz uma gestão profissional, você acaba mostrando positivamente a sua empresa para possíveis investidores. Logo de início, eles verão que é um negócio sério, com uma boa gestão. Isso faz toda a diferença.

Valuation

Independente se você já iniciou uma rodada de investimentos ou até mesmo se já tem sócios, você tem que fazer um valuation do seu negócio. O valuation é uma prática que, no dia a dia do mercado financeiro, acaba sendo muito vista. Para quem é sócio majoritário e administrador de um negócio, fazer um valuation periódico é algo crucial. Para quem não conhece esse termo, como bem comentamos lá atrás, na questão do Equity, o valuation é uma prática que consegue chegar ao valor da sua empresa. Dessa forma, por meio de métodos matemáticos, é possível determinar o quanto vale o seu negócio. Com isso, vemos que, se você quer vender uma parte da sua empresa, primeiro é preciso saber o quanto ela vale. Sem começar pelo valuation, você não tem como ter um sócio. Afinal, você não sabe o quanto cobrar pela participação. Por isso, ao sócio majoritário que está querendo abrir uma participação ou vender uma parte de sua participação, é preciso primeiro avaliá-la. De tal modo que, por meio de métodos confiáveis, seja possível determinar o quanto o seu negócio está valendo. Hoje em dia, existem ferramentas e empresas de auditoria de valuation. Cabe a você escolher uma dessas opções e realizar o valuation da sua empresa.

Noção de Participação

Depois que você tem uma gestão profissional, sabe quanto vale a sua empresa, é preciso ter uma noção de participação. Aqui, precisamos dividir em dois cenários. O primeiro cenário é onde há apenas um sócio majoritário detentor de 100% das participações. No caso, além de majoritário, ele é o único sócio e controlador da empresa. Este é um dos cenários mais comuns no meio das pequenas e médias empresas. Já no segundo caso, é onde há mais de um sócio junto com você. Então, como exemplo, podemos imaginar que você é o sócio majoritário com 70% e há um outro sócio com 30%. No primeiro caso, para atrair um novo sócio, você precisa ter em mente o quanto você quer vender de participação. Por ser o único a decidir, é muito mais fácil. Assim, no ponto a seguir, comentaremos melhor sobre o objetivo societário. Mas, apenas do ponto de vista financeiro, com o valuation em mãos, é interessante que você veja o quanto você quer arrecadar e o quanto de participação precisa abrir mão. Quando você já tem um sócio em sua empresa, é preciso ser um processo de decisão de ambos. Às vezes, apenas um sócio quer vender a sua participação - o que facilita. Mas, também existem casos onde os dois querem vender uma parte de suas participações. Tudo isso precisa ser muito bem acordado. O importante é que, por já saber o quanto vale a sua empresa, como sócio majoritário, você consegue ter uma ideia do quanto cada porcentagem do seu negócio vale.

Objetivo Societário

Uma questão pouco falada no universo societário é a questão do objetivo em ter um sócio. Às vezes, ao olhar apenas o âmbito financeiro, acreditamos que vale a pena atrair um novo sócio para o nosso negócio. Afinal, no primeiro momento, é uma injeção de capital. Contudo, olhando a médio ou longo prazo, você pode estar entrando em uma cilada. Principalmente quando não há um objetivo societário definido e um alinhamento entre os sócios. Por isso, antes de abrir uma rodada de investimentos, é crucial que você pare e analise: "O que esse novo sócio precisa agregar na empresa?" Como sócio majoritário, bem como comentamos no início, você tem muita responsabilidade pelo negócio. Afinal, você é o detentor da maior participação na empresa. Principalmente para quem é sócio majoritário e controlador, não podemos cometer o erro de colocar um sócio errado no negócio. De tal modo, reflita sobre quais são as demandas que esse novo sócio terá. Ele será apenas um investidor? Se sim, o custo de abrir mão de sua participação está valendo a pena ou faria mais sentido pegar um empréstimo? Em outros casos, você quer um sócio para lhe ajudar a cuidar da empresa? Se sim, saiba que é preciso alinhar isso com esse novo participante... Mas, não se preocupe, mais a frente falaremos melhor em relação a alinhamento.

Abertura de Rodada de Investimentos

Se aproximando do final das etapas para atrair um novo sócio, temos a rodada de investimentos. Podemos considerar que a abertura da rodada de investimentos é quase como uma fase final do processo. De tal modo que, para chegar até aqui, primeiro você tem que ter uma noção clara do quanto de sociedade está abrindo mão, de qual valor será, do que você espera de um novo sócio... Falando dos quesitos técnicos de uma rodada de investimentos, vemos que, principalmente pela ascensão do mercado de startup no Brasil, esse termo está cada vez mais popular. De modo geral, comentando sobre as startups, vemos que esses negócios embrionários costumam realizar inúmeras rodadas de investimento. Sempre com o objetivo de crescer mais e mais rápido. Contudo, você pode vender a sua participação, independente de como é a sua empresa. Seja ela do mercado tradicional ou de qualquer tamanho, você pode abrir uma rodada de investimentos para captar sócios. O ponto é que, para que este processo seja feito de uma forma profissional, o mais recomendado é que você contrate uma empresa especializada na criação de rodadas de investimentos. Geralmente esses negócios possuem contatos com possíveis investidores. Com isso, além de lhe ajudarem a concretizar a rodada, poderão agregar com contatos de possíveis investidores. Foi por isso que, para facilitar, sugerimos que você passasse por todas as etapas anteriores. Na qual preparariam a sua empresa para a chegada de um novo sócio - seja ele um sócio majoritário ou um sócio minoritário. Ao final, depois de ter uma empresa pronta para realizar a rodada de investimento do seu negócio, temos a questão do alinhamento.

Alinhamento

Por último, conforme forem chegando sócios interessados, é preciso se concentrar em ter um alinhamento. A sociedade funciona quase como um casamento desalinhado. Em muitos casos, a sociedade começa de forma impulsiva mas, com o dia a dia, aquela relação começa a se desgastar. Principalmente por uma falta de alinhamento entre os sócios. Portanto, se você é um sócio majoritário e controlador da sua empresa, tome cuidado com o sócio que você irá escolher. Faça um alinhamento onde ambas as partes sabem os seus deveres e direitos. De modo que fique tudo muito bem claro antes de realmente iniciar um novo quadro societário. Isso fará com que você evite grandes erros pela frente. Evitando com que a sua sociedade seja mal sucedida. Já no caso onde há mais um sócio em sua empresa e vocês dois tem que tomar a decisão, o processo é o mesmo. O ideal é que vocês dois sentem, conversem com o novo possível sócio, e vejam se os valores batem. Se há um alinhamento para todas as partes. Fazendo isso, com certeza você terá uma sociedade com mais chances de ser bem-sucedida.