Os números de FIAGROS podem impressionar, mesmo sendo um tipo novo de fundos de investimentos. Analisá-los, por sua vez, é importante para se decidir como investir.

O que precisa ser dito, no entanto, é que é justamente o fato de ser uma novidade, que faz deste tipo de fundo um pouco mais arriscado que os demais.

Por outro lado, sendo um investimento relacionado ao agronegócio, é possível afirmar que esses ativos têm um bom lastro. Continue para saber os principais dados de FIAGROS.

Do que são compostos os FIAGROS?

Antes de falarmos especificamente sobre os números de FIAGROS, é importante explicar exatamente sobre o que são feitos esses investimentos.

Primeiro, é necessário explicar o seu nome. FIAGRO é a sigla para “Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais”, ou seja, FIAGROS investem no agronegócio.

Isso significa que esse tipo de fundo é composto por aportes em CRAs e LCAs, porém, também podem conter ativos imobiliários associados à cadeia de produção do segmento.

Sabendo disso, vale lembrar que o agronegócio representa quase 30% do PIB brasileiro, sendo que apenas 2,6% dos investimentos na bolsa de valores são nele.

Quantos FIAGROS existem?

quantos-fiagros-existem
Quantos FIAGROS existem – Foto: Freepik

Este é um dos números de FIAGROS mais fácil de ser consultado, justamente por ser uma novidade. São ao todo 23 FIAGROS registrados na B3 em junho de 2022.

Veja a seguir cada um deles:

Vale destacar que alguns destes FIAGROS, apesar de estarem registrados na B3, ainda não realizaram o seu IPO oficialmente, então não estão livres para negociações.

Quanto se investe em FIAGROS?

Um dos números de FIAGROS que mais os faz parecerem um investimento promissor, é o valor que já foi investido neles: mais de 3 bilhões de reais, até maio de 2022.

Esse número impressiona porque, até janeiro de 2022, a quantidade de dinheiro alocada era de pouco mais de 1,4 bilhões de reais. Dois meses depois o valor já havia duplicado.

A tendência é de que, até o final de 2022 o valor ultrapasse a casa dos 10 bilhões. Ainda mais quando se leva em consideração a alta da TAXA SELIC, que estimula o investimento.

Número de investidores em FIAGROS

De acordo com a B3, o número de investidores em FIAGROS cresceu de pouco mais de 30 em janeiro de 2022 para mais de 50 mil em abril de 2022.

Sendo importante ressaltar que a maior parte dos investidores em FIAGROS, atualmente, são as pessoas físicas. Esse número de FIAGROS mostra que as pessoas querem investir.

Para se ter uma noção mais precisa, a estimativa diz que são por volta de 99,25% de investidores pessoa física, contra o restante das outras classificações.

Os especialistas dizem que as duas principais razões são a isenção de imposto de renda e um ambiente econômico favorável para esse tipo de investimento.

Os maiores FIAGROS da B3

Uma vez que já se sabe o número total de investidores nesse tipo de investimento, um dos números de FIAGROS que se deve conhecer é a respeito dos maiores FIAGROS da B3.

Primeiro, é um fato que cada FIAGRO, apesar de usar uma estratégia de investimento parecida, possui características diferentes, que podem atrair ou afastar as pessoas.

Independente de qual estratégia tenha sido utilizada, atualmente os maiores FIAGROS em número de investimentos e patrimônio líquido:

  • KNCA, com mais de 4,4 mil investidores e 512 milhões de reais em patrimônio líquido;
  • BBGO, com mais de 5,5 mil investidores e 390 milhões de reais em patrimônio líquido;
  • RURA, com mais de 5,5 mil investidores e 600 milhões de valor em patrimônio líquido (o maior em patrimônio líquido);
  • BTAG, com 4,8 mil investidores e por volta de 304 milhões de reais em patrimônio líquido;
  • RZAG, com mais de 11 mil investidores (o maior em número de investidores) e 290 milhões em patrimônio líquido.

Vale ressaltar que é muito importante entender muito bem cada ativo o qual se deseja investir.

Outros números de FIAGROS

outros-números-de-fiagros
Outros números de FIAGROS – Foto: Freepik

Um fato sobre os FIAGROS é que eles não são um investimento tão acessível quanto outros da bolsa. Isso porque, geralmente, é preciso comprar cotas na casa dos milhares de reais.

Para se ter uma ideia, o valor investido em média por conta é de 20 mil reais, ou seja, uma boa parcela dos investidores tem uma renda mensal maior que do brasileiro médio.

A título de comparação, os ETFs, que são um tipo de fundo de investimentos, possuem uma média de 2 mil reais investidos por conta.

Por outro lado, não se pode negar o interesse dos investidores em FIAGROS, já que desde que essa opção de investimento surgiu, o crescimento de investidores foi de 419%.

Analistas observaram que em janeiro de 2022 o crescimento dos FIAGROS foi de 60% em comparação com o fechamento de 2021.

Esse crescimento, todavia, é bastante comparável ao dos fundos imobiliários, que desde 2018 vem crescendo muito e é preferido pelas pessoas físicas, compreendendo 74%.

Os números de FIAGROS, por sua vez, tendem a crescer muito até o ano de 2025, que é quando a XP Investimentos prevê uma capitalização de mercado de 75 bilhões de reais.

Esse crescimento é visto com bons olhos, já que há uma disparidade entre os investidores da bolsa que investem no segmento (2,6%) e a parcela que ele representa do PIB, de 30%.

Números de FIAGROS disponíveis na B3
Grafico de investimento. Foto Freepik

Baseado em números de FIAGROS, vale a pena investir?

Agora que você já conhece os principais dados financeiros relacionados aos FIAGROS, já é possível tomar uma decisão em relação a investir neles?

Se levarmos em conta as perspectivas de mercado e o fato de que eles são uma opção nova, os FIAGROS podem ser vistos como uma grande oportunidade.

Por outro lado, é muito importante ter cautela e verificar a fundo qualquer tipo de investimento que se deseje fazer. Não se baseie em recomendações alheias.

Se você quiser saber mais sobre FIAGROS, venha conhecer o portal Investidor 10, onde você pode encontrar todas as informações mais importantes sobre investimentos e visite também nossas redes sociais.