Quais são os 5 melhores livros de análise fundamentalista disponíveis no mercado? Você domina a análise fundamentalista e sabe como interpretar cada um dos seus indicadores?

Conhecer e dominar o maior número possível de ferramentas, métricas e indicadores relacionados ao mercado de ações, nunca é demais. Inegavelmente, quanto maior o nível de conhecimento e experiências adquiridas pelo investidor, melhores tornam-se os seus rendimentos. 

Sendo assim, pensando nos investidores que desejam conhecer cada vez mais sobre o mercado de ações e suas ferramentas de análise, listamos nesse conteúdo imperdível, os 5 livros de análise fundamentalista mais importantes do mercado! Não deixe de conferir!

O que é a análise fundamentalista de ações?

A análise fundamentalista de ações, é aquela que faz uso de indicadores, resultados e balanços patrimoniais para o acompanhamento da evolução das empresas listadas na Bolsa de Valores e suas ações.

Por meio da análise fundamentalista, é possível definir o momento ideal para compra, o momento ideal para venda, a solidez e a saúde financeira de uma empresa, dentre outros fatores, sem deixar de lado os objetivos individuais de cada investidor.

Recomendada por grandes investidores como Warren Buffet, a análise fundamentalista é sem dúvidas uma das chaves para a conquista índices maiores de assertividade ao se investir em ações. Com uma boa análise fundamentalista é possível visualizar com clareza as oportunidades e os maiores riscos do mercado, equilibrando a carteira de ativos em busca das melhores rentabilidades e dos menores riscos.

Se assim como nós, você também é um adepto da análise fundamentalista, saiba que o Investidor 10 é o seu lugar! Aqui no nosso site, você tem acesso a uma relação completa de informações, dados históricos, balanços e indicadores fundamentalistas das principais ações listadas na Bolsa de Valores. 

Acesse os indicadores fundamentalistas das principais ações da Bolsa de Valores, clicando aqui!

Além de ter acesso a uma relação completa e gratuita de indicadores para a sua análise fundamentalista, aqui no Investidor 10, você também encontra uma série de conteúdos de grande valor sobre ações e o mercado de investimentos em geral, dentre estes conteúdos, muitos que ensinam em detalhes como funcionam e como devem ser interpretados cada um dos principais indicadores fundamentalistas da Bolsa de Valores.

Acesse nossos conteúdos sobre indicadores fundamentalistas, clicando aqui!

Sem mais, vamos ao que realmente interessa, a lista dos 5 melhores livros de análise fundamentalista para que você domine esse assunto de uma vez por todas!

Livros de análise fundamentalista: 1.O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham

Livros de análise fundamentalista O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham
O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham – Foto: Divulgação

Quando o assunto são os melhores livros de análise fundamentalista de ações, é impossível deixar de citar o Investidor Inteligente, uma obra magnífica, de Benjamin Graham, ninguém mais, ninguém menos do que aquele que é considerado o pai da análise fundamentalista!

O livro, que é considerado por Warren Buffett como o melhor livro sobre investimentos já escrito, aborda detalhes e importantes ensinamento a respeito da análise fundamentalista de ações. 

Sendo assim, podemos dizer que existem dois grupos de investidores no mercado, os que já leram este importante livro e que portanto dominam a análise fundamentalista e aqueles que não leram e vivem perdendo dinheiro na Bolsa de Valores, sem entender certas movimentações do mercado e alguns dos mais importantes indicadores que devem ser analisados por um investidor de sucesso.

Livros de análise fundamentalista: 2.Ações Comuns Lucros Extraordinários, de Philip Fisher

Livros de análise fundamentalista Ações Comuns Lucros Extraordinários, de Philip Fisher
Ações Comuns Lucros Extraordinários, de Philip Fisher – Foto: Divulgação

Não siga o rumo da multidão, essa é uma das principais lições que você poderá aprender com Philip Fisher nesse que figura entre os melhores livros de análise fundamentalista.

Formado em economia e considerado um dos maiores investidores da Bolsa de Valores americana, Philip Fisher viveu entre 1907 e 2001. No entanto, os seus ensinamentos sobre o universo dos investimentos revolucionaram o mercado e são seguidos por muitos investidores até hoje.

O livro, é dividido em 15 pontos fundamentais que todo investidor deveria considerar antes de tomar decisões na Bolsa de Valores. Não deixe de conferir!

Livros de análise fundamentalista: 3.O Jeito Warren Buffett de Investir, de Robert G. Hagstrom

Livros de análise fundamentalista O Jeito Warren Buffett de Investir, de Robert G. Hagstrom
O Jeito Warren Buffett de Investir, de Robert G. Hagstrom – Foto: Divulgação

Warren Buffett, enriqueceu e se transformou em um dos maiores investidores do mundo, utilizando a análise fundamentalista de ações como base para as suas decisões.

Apesar de não abordar diretamente o conceito atrelado a cada um dos indicadores fundamentalistas, o livro detalha ensinamentos importantes para todo e qualquer investidor fundamentalista.

Livros de análise fundamentalista: 4.Avaliando Empresas, Investindo em Ações, de Carlos Alberto Debastiani e Felipe Augusto Russo

Livros de análise fundamentalista Avaliando Empresas, Investindo em Ações, de Carlos Alberto Debastiani e Felipe Augusto Russo
Avaliando Empresas, Investindo em Ações, de Carlos Alberto Debastiani e Felipe Augusto Russo – Foto: Divulgação

Para aqueles que desejam conhecer em detalhes o significado, as métricas de cálculo e os conceitos relacionados a cada indicador fundamentalista, o livro Avaliando Empresas, Investindo em Ações talvez seja a melhor opção.

Destinado para investidores que desejam conhecer a fundo a análise fundamentalista, por meio de uma linguagem clara e acessível, exemplos práticos e ilustrações, esta obra busca ensinar o investidor e leitor desde os conceitos básicos até a formulação de estratégias de investimento com base na análise fundamentalista.

Livros de análise fundamentalista: 5.Security Analysis, de Benjamin Graham e David Dodd

Livros de análise fundamentalista: Security Analysis, de Benjamin Graham e David Dodd
Security Analysis, de Benjamin Graham e David Dodd – Foto: Divulgação

Entre um dos melhores livros de análise fundamentalista de empresas e ações, temos o Security Analysis dos renomados investidores Benjamin Graham e David Dodd.

Com mais de 1 milhão de cópias vendidas, esta incrível obra ensina filosofias e técnicas já disseminadas e muitas outras avançadas e pouco conhecidas para a análise cuidadosa e fundamentalista das empresas listadas na Bolsa de Valores. Vale a pena conferir!

Estamos chegando ao final deste artigo, aqui você conheceu os melhores livros de análise fundamentalista, mas você pode ter acesso a muitos outros conteúdos interessantes sobre investimentos, acompanhando o Investidor 10 por aqui e também nas redes sociais!