Pensando em investir em fundos imobiliários? Saiba que essa pode ser uma excelente oportunidade para diversificar a sua carteira de investimentos e garantir bons lucros.

Os fundos imobiliários estão entre a classe de ativos da renda variável mais procurada pelos investidores.

Observando a crescente procura por esse tipo de ativo, o Investidor10 decidiu listar nesse conteúdo, 5 vantagens de investir em fundos imobiliários. Não deixe de conferir!

Fundos de Shoppings Centers
Fundos de Shoppings Centers – Foto: Freepik

Investir em fundos imobiliários – 1.Oportunidade para investir em grandes empreendimentos imobiliários

Você já pensou na possibilidade de alugar salas comerciais, lojas em shoppings, galpões logísticos e outros tipos de imóveis de grande porte, com localização privilegiada?

O retorno oferecido por esse tipo de imóvel costuma ser atrativo. Logo, viver da renda gerada por meio da sua locação seria muito interessante, não é mesmo? Isso sem dizer, que na maioria dos casos, os inquilinos são grandes empresas.

Sozinho, um pequeno investidor dificilmente poderia contar com uma carteira de imóveis comerciais para locação. No entanto, através dos fundos imobiliários isso se torna possível.

Assim sendo, a oportunidade de investir em grandes empreendimentos imobiliários é a primeira vantagem dos fundos imobiliários.

Dica: Confira nossa lista completa de índices e ETFs.

Investir em fundos imobiliários – 2.Investimento acessível

O mercado oferece fundos imobiliários para todos os bolsos e objetivos. A maior parte dos fundos imobiliários possui cotas negociadas por aproximadamente R$ 100,00. No entanto, vale destacar que existem fundos ainda mais acessíveis.

Você já pensou na possibilidade de ser o proprietário de parte de um imóvel por apenas R$ 100,00 ou menos? Sim, com os fundos imobiliários isso é possível.

A acessibilidade e o baixo custo é uma das principais vantagens dos fundos imobiliários.

Fundos de Fundos
Prédios altos – Foto Freepik

Investir em fundos imobiliários – 3.Rendimentos isentos de imposto de renda

Os fundos imobiliários contam com uma forte procura por parte dos investidores que desejam viver de renda. Afinal, a principal característica desse tipo de ativo reside no pagamento de proventos mensais.

Quem investe em fundos imobiliários, se torna proprietário de parte de um ou mais imóveis locados a terceiros. Logo, nada mais justo do que receber uma parcela mensal dos aluguéis gerados pelos imóveis, não é mesmo?

Quanto maior o seu investimento em fundos imobiliários, maiores serão os seus proventos mensais e melhor, esses proventos são isentos de imposto de renda. Sem dúvidas, uma excelente vantagem.

Investir em fundos imobiliários – 4.Alta liquidez

Você poderia pensar: Por que grandes investidores preferem comprar cotas em fundos imobiliários ao invés de comprar seus próprios imóveis e disponibilizá-los para locação?

Sem dúvidas, essa é uma boa pergunta. No entanto, pode ser que você se surpreenda com a resposta. Grandes investidores preferem investir em fundos imobiliários ao invés de comprar seus próprios imóveis, dentre outros motivos, em razão da liquidez.

A liquidez, é a capacidade de transformar um ativo em dinheiro. Não se pode negar que é muito mais fácil transformar cotas de um fundo imobiliário em dinheiro do que vender um imóvel, certo?

Por sinal, a liquidez, velocidade com que se pode transformar cotas de fundos imobiliários em dinheiro, é sem dúvidas uma das maiores vantagens desse tipo de ativo.

Tipos de fundos imobiliários: Saiba quais são
Cidade iluminada – Foto: Freepik

Investir em fundos imobiliários – 5.Gestão profissional

Por fim, podemos destacar como uma vantagem dos fundos imobiliários, a gestão profissional dos imóveis.

Fundos imobiliários são gerenciados por profissionais especializados no mercado financeiro e na gestão de ativos imobiliários. 

Portanto, quem investe nesse tipo de ativo não precisa se preocupar com a administração dos imóveis, mas apenas em receber seus dividendos mensalmente.

A administração, gestão de inquilinos, manutenção dos imóveis, dentre outros fatores ficam a cargo dos gestores.

Deseja saber mais sobre fundos imobiliários? Visite a nossa página exclusiva de FIIs e confira os principais indicadores e as informações mais relevantes a respeito de cada fundo listado na bolsa de valores.

Além disso, aqui no nosso blog você tem acesso a muitos conteúdos interessantes sobre fundos imobiliários. Vale a pena conferir!

Antes de sair, não se esqueça de seguir a nossa página no Instagram!