Os 15 melhores sites para analisar Criptomoedas

Author
Publicado em 02/09/2021 às 10:38h - Atualizado 2 anos atrás Publicado em 02/09/2021 às 10:38h Atualizado 2 anos atrás por Redação
business-presentation-laptop-screen (1)
No post de hoje, elaboramos uma lista com os melhores sites para analisar criptomoedas, seja para quem está começando nesse mercado, ou para quem já tem experiência.O mercado financeiro está sendo marcado nos últimos anos, pela presença de uma tecnologia que vem se tornando a queridinha de muitos investidores: as criptomoedas.Não é necessário ser um investidor e, muito menos, um profissional do mercado financeiro, para já ter ouvido falar sobre esse tema, e os altos e baixos que o acompanham.Dentre as diversas moedas digitais que existem atualmente, o Bitcoin é a mais famosa. Mas outras também estão ganhando muita relevância, se tornando uma fonte de rentabilidade muito alta para os investidores.Mas como investir em criptomoedas? O que elas são? Quais as principais e onde acompanhar as informações sobre esse investimento? Continue lendo o artigo para descobrir tudo isso!

Como investir em criptomoedas?

Primeiramente, uma criptomoeda é uma moeda digital e um tipo de dinheiro, mas que não é emitido por governos, como o dólar, o real e o euro.Na verdade, as empresas responsáveis pelas criptomoedas, criam uma espécie de moeda digital totalmente criptografada, que podem se tornar o futuro do dinheiro no mundo.Para investir em criptomoedas e adquirir Bitcoins, por exemplo, é possível comprar cotas de fundos, negociar em uma corretora, minerando ou recebendo as criptomoedas como meio de pagamento. A forma mais simples e mais utilizada hoje, é adquirindo cotas de fundos.No entanto, antes de começar a investir em criptomoedas, algumas considerações devem ser feitas. Você deve se questionar, por exemplo:
  • Se realmente vale a pena investir em moedas digitais ou não;
  • O que é necessário avaliar caso você resolva investir;
  • Quais os riscos;
  • Quais as melhores opções disponíveis hoje;
  • E onde procurar informações sobre esse mercado, para realmente ter sucesso.
Por isso, continue aqui e leia até o final, para descobrir tudo sobre esse mundo altamente tecnológico, e o que fazer para ter sucesso nesse investimento!

Vale a pena investir em moedas digitais?

É muito importante ter em mente que, quando falamos em criptomoedas, elas possuem grandes e constantes variações de preço. O que traz a necessidade de dosar muito bem o valor investido em moedas digitais, e a preferência pela diversificação de portfólio.As criptomoedas são altamente voláteis. Por isso, investidores com perfis moderados, por exemplo, podem decidir investir a menor parte dos seus recursos em moedas digitais, diminuindo o risco total da carteira, e dando mais segurança.No entanto, no mercado financeiro, quanto maior o risco, maior é a possibilidade de ganho, não é mesmo? É por isso que, por ser muito volátil e ter um risco alto, as possibilidades de ganhos também são maiores.Portanto, investir em moedas digitais vale sim a pena, mas com cuidado e sabedoria, evitando colocar todos os recursos disponíveis nesse investimento. E procurando sempre estar por dentro das notícias e informações mais importantes das moedas, nas quais você investe ou pretende investir.

O que avaliar em uma criptomoeda antes de investir?

O que avaliar antes de investir

Homem apontando para o computador e mulher segurando - Foto por Freepik[/caption] Antes de investir em uma criptomoeda, é muito importante fazer uma análise completa e minuciosa sobre ela. Para te ajudar nesses processos, confira uma lista com os pontos mais importantes antes de investir:

1. Qual é a proposta?

Antes de tudo, entenda que, dentro do mercado de criptomoedas, a proposta dela é o mais importante.Como as moedas digitais são feitas para contribuir para uma nova era das finanças, cada uma delas possui uma proposta, e um projeto que pode se tornar uma realidade no futuro.Por isso, uma ótima forma de começar, é analisar a proposta para investir nos melhores projetos. Para analisar as propostas de cada criptomoeda, você pode fazer perguntas como:
  • É, realmente, um projeto inovador?
  • Quais as vantagens desse projeto?
  • Já existem outras moedas digitais propondo a mesma coisa? Se sim, parecem ser mais promissoras?

2. E o roadmap?

Roadmap é o planejamento para o futuro do projeto, sendo importante pesquisar sobre o roadmap de cada moeda que você está interessado em investir, e analisar os próximos passos programados.Com o roadmap, é possível ver se a moeda possui mesmo algum potencial de crescer. Além disso, se você não encontrar a roadmap de uma cripto já é um sinal para desconfiar.Pois um lançamento que não possui planos de continuar crescendo, e não programou os próximos passos, pode representar golpes cibernéticos (scam). 

3. É open source?

Open source significa que a moeda tem o seu código fonte disponível para todo o público, permitindo que qualquer pessoa consiga acessá-lo.Essa possibilidade é muito interessante para que os investidores confiram o que está acontecendo, se existem atualizações constantes da moeda, e se ela realmente está sendo trabalhada.Fora isso, é possível conferir quais são os profissionais que estão envolvidos.

4. Qual é a equipe que está desenvolvendo a moeda?

Para ter bons resultados em um projeto, é necessário possuir uma equipe qualificada. Por isso, ter o acesso à informação sobre o time que está desenvolvendo a cripto, é muito importante e pode te ajudar a decidir se vale a pena ou não.

5. Como é a comunidade?

É interessante procurar sobre como funciona a comunidade do projeto da criptomoeda, para decidir se é uma boa aposta.Dê preferência por investir nas moedas que possuam uma comunidade já grande, ativa e que esteja sempre em movimento.Outros pontos para analisar, é se a comunidade parece estar satisfeita, se está sempre atualizada com as novidades, e quais são as projeções futuras.

6. Valor de mercado

Melhores sites para analisar Criptomoedas: Por fim, veja qual é o valor de mercado da moeda digital, e procure informações sobre a capitalização (ou market cap) da moeda.Além disso, as criptos que possuem maior valor de mercado, geralmente, são as que possuem mais dinheiro investido, sendo as mais relevantes, mais seguras e mais conhecidas.Analisar isso é muito importante, pois uma moeda que possui um bom market cap, não chegará a valer 0 em questão de horas, o que dá mais segurança ao investir, e uma certeza maior de que você não perderá todo o dinheiro investido.O ideal é que você comece a investir em criptos que possuem uma boa liquidez e, ao mesmo tempo, valor de mercado.

Quais os riscos de investir em criptoativos?

O que esperar do mercado de criptomoedas em 2021

Home com Bitcoin na mão - Foto por Freepik[/caption] Assim como qualquer outro tipo de investimento, existem riscos em se investir nas criptomoedas. Quem resolver apostar nesse mercado, precisa ficar atento a diversos detalhes, e que são muito específicos desse segmento. Veja, agora, quais são os principais riscos de investir em criptomoedas: Nível de aceitação: como a quantidade de moedas digitais é relativamente pequena frente ao dinheiro convencional, ainda são poucos os estabelecimentos que aceitam as criptomoedas como forma de pagamento hoje em dia. São extremamente voláteis: as criptomoedas, como o Bitcoin, são investimentos com alto grau de volatilidade. Por isso, os preços da moeda podem ter uma variação gigante em questão de minutos. Além disso, como elas estão cada vez mais ganhando visibilidade no mercado financeiro, isso acaba atraindo milhares de investidores, valorizando esses ativos. Como esses ajustes constantes são muito semelhantes com os de uma bolha especulativa tradicional, essas ondas de novos investidores acabam causando uma pressão dos preços para cima. No entanto, existe um ponto de inflexão, onde, de repente, o preço despenca. Segurança e risco de perder: mesmo que a segurança da criptografia do Bitcoin seja um aspecto muito bem ressaltado nas criptos, existe o problema de que os investidores podem "apagar" ou "perder" os Bitcoins. Por serem digitais, uma vez que isso acontece, não é mais possível recuperar o dinheiro perdido. Por isso, é importante que os investidores de criptomoedas utilizem da tecnologia, para proteger as carteiras de moeda.

Quais as principais criptomoedas do mercado?

Melhores sites para analisar Criptomoedas: Como comentamos mais acima, é importante sentir segurança na moeda antes de investir. Por isso, uma boa ideia é começar pelas moedas digitais mais famosas, e que possuem certa "estabilidade" dentro desse mercado de investimentos.Abaixo, você pode conferir quais são as principais criptomoedas do mercado atualmente. Acompanhe!

Bitcoin

As criptomoedas mais negociadas

Imagem da moeda de Bitcoin - Foto por Freepik[/caption] Melhores sites para analisar Criptomoedas: O Bitcoin (BTC) é, sem dúvida, a moeda digital mais conhecida. Ela foi o primeiro sistema de pagamento descentralizado, que surgiu no ano de 2008, no meio de uma crise financeira global.

Bitcoin Cash

Melhores sites para analisar Criptomoedas: O Bitcoin Cash (BCH) é a versão mais nova do Bitcoin, criada em agosto de 2017. O seu desenvolvimento se deu como uma tentativa de aperfeiçoar a moeda que já existia.A principal diferença entre essa moeda e o Bitcoin original, é que o BCH possui um limite de tamanho de 8MB, enquanto o do BTC é de apenas 1MB.

Ethereum

Melhores sites para analisar Criptomoedas: O Ethereum não era pra ser uma moeda digital, mas sim uma forma de recompensa aos desenvolvedores da plataforma Ethereum nos projetos. A plataforma era usada para executar os chamados contratos inteligentes. 

Tether

Melhores sites para analisar Criptomoedas: O Tethee (USDT) surgiu no ano de 2014, proveniente de uma empresa do mesmo nome.No entanto, ao contrário das demais moedas digitais, essa é uma stablecoin, o que significa dizer que ela tem lastro em uma moeda convencional, ou seja, física. Assim, é possível manter uma paridade constante com o dólar. 

Ripple

Melhores sites para analisar Criptomoedas: O Ripple (XRP) foi criado em 2011. A moeda possui a característica de suportar, na sua rede, totens que representem moedas tradicionais ou bens de diversos tipos. A ideia é, justamente facilitar esse processo de troca e utilização da moeda digital.

Litecoin

Melhores sites para analisar Criptomoedas: O Litecoin (LTC) surgiu em 2011, e foi desenvolvido por um ex-funcionário do Google, Charlie Lee. Se assemelha bastante ao Bitcoin.No entanto, a diferença principal se localiza no sistema de mineração, já que a LTC promete ser mais fácil de se criar novos Litcoins, e garantir transações mais rápidas.  

15 melhores sites para analisar criptomoedas

Melhores sites para analisar criptomoedas

Notebook com gráficos - Foto por Unsplash[/caption] Quem investe em Bitcoins, precisa estar sempre atualizado sobre as últimas informações sobre as moedas digitais, através de sites confiáveis e seguros. Afinal de contas, com uma volatilidade tão alta, o risco desse tipo de investimento é muito grande! Por isso, confira abaixo os 15 melhores sites para analisar criptomoedas atualmente:

1. Investidor10

Melhores sites para analisar Criptomoedas: Sem dúvida, o Investidor10 é um dos melhores sites para analisar criptomoedas e mais completos, com uma aba totalmente exclusiva sobre elas.Por ele, é possível ver informações sobre as principais moedas digitais do mundo, mostrando o valor de hoje, a valorização ou desvalorização em 12 meses, a valorização ou desvalorização em 24 horas, e o valor equivalente em reais.Além disso, o blog do site é repleto de conteúdos informativos que são essenciais para os investidores. Por isso, não deixe de acessá-lo, para obter as melhores e mais completas informações sobre criptomoedas.

2. BitValor

Melhores sites para analisar Criptomoedas: O BitValor é um dos melhores sites para se acompanhar o preço do Bitcoin aqui no Brasil. Além disso, ele informa também o valor do dólar comercial, e do dólar turismo, calculando o dólar Bitcoins e o ágio.Além disso, também é possível acompanhar outros indicadores do mercado financeiro também, como a cotação, as principais Bolsas e o volume.

3. Blockchain.info

Melhores sites para analisar Criptomoedas: O Blockchain.info oferece um online wallet, permite ver todas as transações que ocorreram na rede do Bitcoin e saldos.Na aba DATA, os usuários podem conferir informações mais gerais da rede, como as estatísticas de mineração, dados dos mineradores, taxas pagas, consumo de energia, número de transações esperando confirmação e diversos outros! Portanto, também é um dos melhores sites para analisar criptomoedas.

4. BitInfoCharts

Melhores sites para analisar Criptomoedas: No BitInfoCharts, é possível encontrar um Block Explorer (uma consulta do Blockchain) de várias moedas digitais. Basta colocar uma moeda do lado da outra, para comparar as diferentes blockchains.Isso pode ser muito útil para quem quer analisar o que está acontecendo diariamente com cada uma das criptomoedas. Pois fazer esse trabalho de forma isolada seria muito mais difícil.

5. BitcoinTalk

Melhores sites para analisar Criptomoedas: O Bitcoin talk funciona como um fórum de discussão sobre criptomoedas no geral. Aliás, é possível acessar as conversas originais de fatos lendários dentro do mundo das criptomoedas, como o caso de duas pizzas grandes, que foram compradas por 10.000 Bitcoins no ano de 2010. Por ser um fórum, o site é muito útil para esclarecer dúvidas específicas ou, ainda, para participar das discussões, e aproveitar para aprender um pouco mais sobre o assunto.

6. Reddit

Melhores sites para analisar Criptomoedas: O Reddit é um outro tipo de fórum de discussão, e o  reddit possui mais de 600.000 inscritos, onde são debatidos e comentados vários assuntos sobre criptomoedas e Bitcoins.Por isso, é uma ótima opção para sanar dúvidas, e ficar de olho nas movimentações que estão acontecendo.O Reddit, além de ser útil para ter acesso a informações sobre criptomoedas, também é uma ótima opção de fórum para consultar sobre o mercado financeiro como um todo, contando com discussões de extrema relevância, que ajudam milhares de investidores todos os dias.

7. Twitter

Melhores sites para analisar Criptomoedas: Quando falamos em receber informações, as redes sociais não poderiam ficar de fora, não é mesmo?Hoje, o Twitter é, sem dúvidas, um dos melhores sites e ferramentas para acompanhar, em tempo real, todo o mundo das criptomoedas.Além disso, todos os projetos e moedas possuem seus próprios perfis, sendo possível seguir e acompanhar o progresso e o projeto ainda mais de perto.Algumas ótimas opções de perfis informativos dentro dessa área são: Bitcoin TX Fees Rates, o Bitcoin Pizza, Bitfinex, Poloniex, Bittrex e Coinbase.Além disso, não é necessário ser um usuário do Twitter, para saber o quão rápido as notícias e novidades correm por lá.Por isso, esse é um dos meios mais rápidos de acessar, obter informações em tempo real e se precaver de riscos que possam te afetar, ou aproveitar oportunidades únicas que surgem em questão de instantes.Sites para analisar criptomoedas

Homem mexendo no tablet  - Foto por Freepik[/caption]

8. Coindesk ICO Tracker

Melhores sites para analisar Criptomoedas: Se você procura por um portal de notícias sobre o mundo das criptomoedas, então, acompanhe o Coindesk ICO Tracker. Afinal, esse também é um dos melhores sites para analisar criptomoedas atualmente.Nele, existem diversas informações, notícias e explicações de assuntos básicos e bem específicos, que podem ser muito úteis, principalmente para quem está começando a atuar agora nesse mundo.Além disso, os usuários podem monitorar ICOs (Initial Coin Offering), que é o valor inicial das moedas que estão para serem lançadas, e podem representar uma ótima oportunidade de gerar lucros.

9. CryptoCompare

Melhores sites para analisar Criptomoedas: O CryptoCompare é um portal que permite aos usuários acompanharem informações, em tempo real, sobre mais 1000 criptomoedas, e mais de 60 Bolsas ao redor de todo o mundo.Por isso, é um dos sites mais completos e complexos para quem trabalha com criptomoedas, sendo que qualquer informação que você precise saber, é possível encontrar por lá.Possui, também, um fórum de discussão e que permite que os usuários avaliem as moedas, sendo essa uma ótima ferramenta para ajudar a orientar quem ainda está indeciso sobre qual moeda investir, ou se o investimento que está planejando realmente vale a pena.

10. COIN GO LIVE

Melhores sites para analisar Criptomoedas: Coingolive é um site brasileiro que permite acompanhar o crescimento, ou a queda, de uma moeda digital no período de até um ano. Os usuários podem usar filtros para avaliar, e é uma ótima opção para comparar criptomoedas através de gráficos.Essa análise é muito importante para garantir que você está investindo em algo realmente bom, e que está tendo um bom desempenho.Por isso, o Coin Go Live tem se tornado um site muito acessado, principalmente por investidores que querem arriscar mais dentro do mercado financeiro das moedas digitais, mas de forma consciente e com segurança.

11. CRYPTO SPIKES

Melhores sites para analisar Criptomoedas: No CryptoSpikes, por sua vez, é possível acompanhar o preço das moedas com opções de filtros, sendo possível escolher a categoria da criptomoedas, escolher a Exchange, a mineração e o range de valor. Outra grande opção para quem procura sites que possibilitem fazer comparações entre duas ou mais opções de moeda, e analisar o histórico de preços de cada uma.

12. BIT SCREENER

Melhores sites para analisar Criptomoedas: O Bitscreener é um dos melhores sites para analisar criptomoedas, e mais completos, com uma enorme quantidade de opções. Ele disponibiliza comparações de preços históricos, desempenhos das melhores e piores moedas em gráficos comparativos, e uma ferramenta para heatmap, uma análise social das moedas mais famosas do mercado.Por isso, se você quer avaliar muito bem uma moeda antes de investir, e a comparar com as demais opções que você tem em mente, o Bit Screener é uma ótima forma de realizar essa análise de forma muito mais efetiva, rápida e eficaz, sem que você tenha que ficar procurando em sites externos, as informações separadas sobre cada uma das criptomoedas.Melhores sites para analisar criptomoedas

Homem com celular na mão e outros itens na mesa - Foto por Freepik[/caption]

13. Investing.com

Melhores sites para analisar Criptomoedas: O Investing.com é um dos melhores sites para analisar criptomoedas, e para os investidores acompanharem o desempenho de ativos, as novidades e informações do mercado financeiro.Todas as informações são atualizadas, novas e saem em tempo real. Dessa forma, evita-se que os investidores fiquem na mão, ou percam uma oportunidade muito boa dentro do mercado financeiro!Nele, existe uma aba específica para as criptomoedas onde, constantemente, são postadas as atualizações com uma linguagem muito fácil, e com fontes muito seguras.Além disso, existem diversos materiais úteis para estudo e aprofundamento em diversos temas relacionados a investimentos e mercado financeiro. Dentre eles, o universo das criptomoedas.

14. InfoMoney

Melhores sites para analisar Criptomoedas: Outro site que possui informações relevantes sobre investimentos no geral. O InfoMoney disponibiliza notícias diárias, e a todo instante, sobre o mundo financeiro e sobre o universo das criptomoedas, mantendo todos os investidores atualizados sobre o que está acontecendo.Além disso, o site possui diversas ferramentas interessantes, das quais os usuários podem usufruir, para garantir que estão investindo da forma correta.

15. CoinMarketCap

Melhores sites para analisar Criptomoedas: O CoinMarketCap é um site de referência nesse mercado. Por isso, não poderia faltar na lista dos melhores sites para analisar criptomoedas.Nele, é possível acessar a lista completa com todas as criptomoedas que existem, e a capitalização de mercado de cada uma.Além disso, tem um ranking feito a partir da capitalização de mercado, e permite utilizar diversos filtros para encontrar uma moeda.Dessa forma, clicando em uma opção, abre-se uma página que contém todas as informações mais relevantes sobre o projeto, a quantidade disponível e as bolsas.