Você sabe o que significa token no universo das criptomoedas? Quais são as principais diferenças entre tokens e criptomoedas? Por que diferenciar os tokens das criptomoedas é importante?

Confira esse conteúdo até o final e retire todas as suas dúvidas a respeito do token no mercado das criptomoedas.

Veja o que você encontrará por aqui:

  • O que são criptomoedas?
  • O que é token?
  • Por que diferenciar token e criptomoedas é importante?
  • Tipos de token no mercado das criptomoedas

O mundo das criptomoedas e blockchain está cheio de novos termos que podem parecer familiares, mas que na verdade foram adaptados para assumir um novo significado. 

O termo token, por exemplo, encontrou vida em um novo contexto e agora faz parte da revolução tecnológica que está varrendo nossa sociedade.

Muitas pessoas usam criptomoeda e token alternadamente, o que causa muita confusão. Embora pareça que se refiram à mesma coisa, o fato é que não.

Neste conteúdo, veremos o que é um token no contexto de blockchain , o que o caracteriza, quais tipos de tokens existem e para que são usados.

O que são criptomoedas? 

O que são criptomoedas? 
O que são criptomoedas? – Foto: Freepik

Uma criptomoeda é uma moeda digital que usa criptografia para proteger e verificar suas transações, registrando-as em um livro-razão descentralizado e imutável conhecido como blockchain.

Atualmente, existem aproximadamente 2.500 criptomoedas no mercado, um número que deve crescer nos próximos anos. Eles podem ser usados ​​como um meio de troca ou reserva de valor e são negociados em muitas bolsas ao redor do mundo.

As criptomoedas podem ser divididas em duas categorias: aquelas que são suportadas por seus próprios blockchains, como Ethereum e Bitcoin (BTC), e aquelas que são construídas sobre outras blockchains, também conhecidas como tokens. 

Uma maneira útil de distinguir entre uma criptomoeda independente e um token é fazer a pergunta: Esta criptografia é independente de outras plataformas ou é suportada por um blockchain pré-existente?

Embora Ethereum seja uma criptomoeda independente com seu próprio token nativo, Ether (ETH), tokens ERC20 como 0x, JNT e OmiseGo (OMG) são tokens que não existiriam sem a plataforma de Ethereum.

Dentro das criptomoedas independentes, há uma distinção adicional. Eles podem ser blockchains derivados de Bitcoin, como Litecoin, Dogecoin ou Dash, ou podem ter seus próprios blockchains nativos, como Ripple ou o já mencionado Ethereum.

Todos os criptomoedas nessas duas categorias também podem ser chamados de altcoins, pois são uma alternativa à criptomoeda original: Bitcoin.

O que são tokens? 

O que são tokens? 
O que são tokens? – Freepik

Por sua vez, um token é uma unidade de valor emitida por uma organização, aceita por uma comunidade e suportada por um blockchain existente. Os tokens são meramente um subconjunto de criptomoedas que são construídas em cima de outros blockchains.

Uma organização cria tokens no contexto de um modelo de negócios específico para que possa encorajar a interação do usuário e distribuir recompensas entre os participantes de sua rede. Esses tokens têm vários usos, mas podem ser divididos em tokens de segurança e tokens de utilitário.

Os tokens de segurança são semelhantes às ações tradicionais porque seu valor é derivado de um ativo externo negociável.

Eles são emitidos em ofertas iniciais de moedas (ICOs) e, uma vez que os reguladores e governos decidam sobre uma estrutura regulatória, eles provavelmente serão tratados como títulos regulares.

Um token de utilitário concede a seus detentores acesso ao futuro produto ou serviço de uma empresa antes que ele possa ser entregue, muito parecido com quando uma livraria aceita encomendas de um livro que ainda está para ser lançado.

Como seu valor não está diretamente associado à propriedade, esses tokens também podem estar isentos das leis que provavelmente serão aplicadas a seus equivalentes de segurança. 

Eles podem ser um método popular de arrecadação de fundos, onde uma empresa contorna os investidores institucionais tradicionais e capitais de risco indo direto para seus clientes.

Por que diferenciar token e criptomoedas é importante? 

Se você quiser entender o mundo das criptomoedas e da blockchain, precisa estar ciente a respeito das suas terminologias e definições. 

Token e criptomoedas são frequentemente usados ​​alternadamente, o que só aumenta a confusão, mas pelo menos agora você será capaz de discernir qual é qual.

Basicamente, enquanto uma criptomoeda opera de forma independente e usa sua própria plataforma, um token é meramente uma criptomoeda construída sobre outra blockchain pré-existente. Todos os tokens são cryptos, mas nem todos os cryptos são tokens.

Do ponto de vista dos investidores, esta é uma diferença essencial, pois fornece uma medida fundamental para avaliar o potencial de qualquer criptoativo.

Tipos de tokens no mercado das criptomoedas

Tipos de tokens no mercado das criptomoedas
Tipos de tokens no mercado das criptomoedas – Foto: Freepik

Existem diferentes tipos de tokens no mercado de criptomoedas. Nesse conteúdo, listamos os quatro principais tipos de tokens existentes atualmente, confira:

Tokens de Segurança: A maioria são emitidos pela ICO são tokens de segurança. Quem os compra está investindo seu dinheiro na OIC com expectativa de lucro. De acordo com a lei suíça, eles são tratados da mesma forma que os títulos tradicionais.

Tokens de Capital: Representa alguma ação ou participação na empresa que o emite, é um token de capital. No entanto, poucas empresas tentaram tal ICO porque não há muita orientação regulamentar sobre o que é legal e o que não é.

Tokens de Utilitário: Também chamados de aplicativo. Eles são usados ​​para fornecer às pessoas acesso a um produto ou serviço. Eles também são raros porque espera-se que a maioria dos tokens ganhe valor com base em seu suprimento limitado.

Tokens de Pagamento: Não têm outra finalidade senão pagar por bens e serviços.

Conheça mais sobre o Investidor 10

Interessado em conhecer ainda mais sobre o mercado de criptomoedas? Então, continue acompanhando o blog do Investidor 10, em breve publicaremos outros conteúdos relevantes sobre o assunto!

Aproveite também a área de criptoativos do Investidor 10 para saber mais e acompanhar os indicadores das principais criptomoedas do mercado.

Aqui no Investidor 10, você também tem acesso a uma série de indicadores dos principais ativos negociados na bolsa de valores, dentre eles, ações, BDRs e fundos imobiliários. Não deixe de conferir!

Já conhece a página do Investidor 10 no Instagram? Confira as novidades que publicamos por lá e não esqueça de nos seguir!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui