A National Grid PLC, com sede nos Estados Unidos, é uma empresa de energia, que pertence ao setor de utilidades e é categorizada na indústria de elétricas.
Originalmente fundada como parte de uma iniciativa governamental no reino unido, a National Grid teve como motivação inicial a gestão e distribuição eficiente de energia elétrica para atender à crescente demanda industrial e residencial.
Sua criação se deu a partir da necessidade de modernizar e integrar redes de transmissão de eletricidade em larga escala, oferecendo serviços essenciais de transmissão e distribuição de energia elétrica e gás natural.
Além disso, a National Grid PLC também desenvolve projetos de energia renovável, como eólica e solar, e também no desenvolvimento de tecnologias de armazenamento de energia e redes inteligentes.
Dessa forma, a companhia opera em mercados estratégicos no Reino Unido e nos Estados Unidos, com destaque para regiões como Nova York, Massachusetts e Rhode Island. Suas operações incluem:
- Redes de transmissão de alta tensão;
- Sistemas de distribuição local;
- Centros de controle de energia.
Enquanto isso, suas subsidiárias atuam em áreas como energia renovável e consultoria em eficiência energética, para isso, a operação inclui participação em setores estratégicos, como eletricidade e gás natural.
Dessa forma, a empresa também possui subsidiárias que atuam em áreas como energia renovável e consultoria em eficiência energética, com um total de 23.000 funcionários, sendo responsável por atender milhões de consumidores residenciais, comerciais e industriais.
Suas operações incluem uma ampla rede de distribuição que cobre áreas urbanas e rurais nos países onde atua, com uma estrutura operacional composta por redes de transmissão de alta tensão, sistemas de distribuição local e centros de controle de energia.
A empresa é negociada no exterior, por meio da NYSE (Bolsa de Valores de Nova York) sob o ticker NGG, sendo possível adquirir suas ações por meio do BDR N1GG34 na B3.
História e quando foi criada a National Grid
Fundada em 1990, no Reino Unido, a National Grid surgiu como resultado da privatização das operações de transmissão de eletricidade conduzidas pelo governo britânico. Essa iniciativa fazia parte de um amplo programa de privatizações com o objetivo de modernizar o setor energético, melhorar a eficiência operacional e atrair investimentos privados.
Nos primeiros anos de operação, a companhia se dedicou a consolidar suas atividades em um mercado recém-privatizado, sendo uma das primeiras conquistas, a criação de um sistema integrado de transmissão de energia elétrica, visando maior confiabilidade no fornecimento para consumidores residenciais e industriais.
A partir dos anos 2000, a National Grid iniciou um processo de expansão internacional, focado principalmente em operações nos Estados Unidos, com destaque para o nordeste do país.
Essa estratégia permitiu à empresa diversificar suas fontes de receita e ampliar sua presença em mercados estratégicos. Além disso, novos serviços, como a distribuição de gás natural, foram incorporados ao portfólio, fortalecendo sua posição no setor de utilidades.
Um marco histórico relevante foi o oferta pública inicial (IPO) da empresa em 1995, que consolidou sua posição como uma das principais companhias do setor de utilidades.
Desde então, a National Grid realizou diversas aquisições estratégicas, incluindo a compra da Niagara Mohawk Power nos Estados Unidos, e lançou iniciativas voltadas para a implementação de tecnologias de energia renovável e redes inteligentes.
Entre 2020 e 2024, a companhia focou na transição para fontes de energia mais limpas e sustentáveis, investindo em projetos de descarbonização e modernização de infraestrutura, além de expandir sua atuação em energia renovável, como parques eólicos offshore.
Informações Complementares
A empresa National Grid PLC (Estados Unidos), está listada na NYSE com um valor de mercado de $ 56,23 Bilhões, tendo um patrimônio de $ 47,44 Bilhões.
Com um total de 23.069 funcionários, a empresa está listada no setor de Utilidades e categorizada na indústria de Elétricas.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de $ 45,98 Bilhões, que gerou um lucro no valor de $ 5,12 Bilhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de 10,97, um P/VP de 1,19 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da NGG ficou em 5,66%.
A empresa é negociada no Brasil através do BDR N1GG34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker NGG.