A empresa Ford Motor Company (Estados Unidos) foi incorporada em Delaware em 1919, após adquirir negócios de uma empresa de Michigan, também conhecida como Ford Motor Company, que havia sido constituída em 1903 para produzir e vender automóveis projetados e projetados por Henry Ford.
A empresa projeta, fabrica, comercializa e presta serviços a uma linha completa de caminhões, veículos utilitários e carros Ford, incluindo veículos elétricos e de luxo.
Os negócios da Ford estão distribuídos nos seguintes segmentos:
Automotivo: A segmento automotivo inclui a venda de veículos Ford e Lincoln, peças de serviço e acessórios, além de serviços especializados de manutenção em todo o mundo.
Atualmente a empresa conta com mais de 10.000 concessionárias e revendedores ao redor do mundo, responsáveis por comercializar os produtos, peças e acessórios das marcas Ford e Lincoln.
Mobilidade: O segmento de Mobilidade inclui custos de desenvolvimento para veículos autônomos da Ford e negócios relacionados, além de participação acionária da Ford na Argo AI, desenvolvedora de sistemas de direção autônoma.
Crédito: O segmento crédito é composto pelo negócio Ford Credit que atua em atividades de financiamento e leasing relacionadas a veículos.
A Ford Credit oferece uma ampla variedade de produtos de financiamento automotivo para consumidores por meio de revendedores automotivos em todo o mundo.
Além de oferecer crédito para consumidores, a Ford Credit também oferece financiamento para apoio as concessionárias na aquisição de veívulos para revenda.
História da Empresa
Constituída em 1903, a Ford inaugurou a sua primeira fábrica em 1904. Pouco tempo depois, a montadora abriu a sua primeira filial de vendas no exterior, localizada na cidade de Paris.
No mesmo ano, a montadora apresentou o Modelo de T e colocou o mundo sobre rodas com um automóvel simples, acessível e durável. A Ford vendeu 15 milhões de Modelos Ts antes de interromper a produção em maio de 1927, tornando-o um dos veículos mais vendidos de todos os tempos.
Em 1913, a Ford revolucionou o mercado, apresenatando a linha de montagem móvel de chassis, inovação que reduziu o tempo de montagem do Modelo T de 12,5 para 1,5 horas.
Por sua vez, em 1917 a Ford lançou o seu primeiro caminhão, o Modelo TT, baseado no modelo T, mas com chassi e eixo traseiro reforçados.
Em 1922, a Ford comprou o Lincoln de Henry Leland, seu ex-sócio comercial da Detroit Automobile Company. Desde então, Lincoln produziu muitos carros de luxo.
Após o sucesso do Modelo T, a Ford interrompeu a sua fabricação para lançar em 1928, o Modelo A.
O carro foi o primeiro veículo a ostentar o icônico logotipo Oval Azul e incluiu recursos inovadores como um pára-brisa de vidro de segurança. Em 1931, a Ford havia vendido mais de cinco milhões de unidades do Modelo A.
Anos mais tarde, agora em 1941, a Ford fechou um grande contrato de produção com o governo Americano, passando a produzir Jipes para o exército do país.
No período da Segunda Guerra, a Ford paralisou a sua produção de veículos para uso civil e passou a construir automóveis, aviões, tanques, motores de aeronaves e outros materiais para atender os governo americano.
Em 1948, a Ford revolucionou o mercado automobilístico mais uma vez, lançando o Ford 1949, o primeiro carro americano totalmente novo a ser produzido após a Segunda Guerra Mundial.
Por sua vez, em 1956 a Ford abriu o seu capital na Bolsa de Valores americana. A oferta pública inicial (IPO) da Ford foi a maior da história para a época.
Em 1959, a Ford inaugura o seu braço financeiro, a Ford Motor Credit Company LLC, empresa que oferece empréstimos e leasing para compradores de automóveis, além de empréstimos e linhas de crédito para a Ford e outras concessionárias.
Pouco tempo depois, agora em 1964 a Ford lança a primeira versão de um dos seus maiores sucessos, o Ford Mustang. Anos mais tarde, a Ford apresenta outro veículo que faz sucesso até hoje, o Ford Fiesta.
Desde então, outros veículos foram lançados pela Ford em várias partes do mundo, muitos deles de grande sucesso até hoje, como a Ford Ranger e o esportivo Ford GT que ajudaram a consolidar a montadora como uma das maiores e mais importantes do mundo.
A empresa está listada no setor de Consumo Cíclico e categorizada na indústria de Fabricantes de automóveis e caminhões.
A Ford é negociada no Brasil através do BDR FDMO34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker F.
Informações Complementares
A empresa Ford Motor Company (Estados Unidos), está listada na NYSE com um valor de mercado de $ 43,78 Bilhões, tendo um patrimônio de $ 44,34 Bilhões.
Com um total de 186.000 funcionários, a empresa está listada no setor de Consumo Cíclico e categorizada na indústria de Fabricantes de automóveis e caminhões.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de $ 182,74 Bilhões, que gerou um lucro no valor de $ 3,53 Bilhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de 12,40, um P/VP de 0,99 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da F ficou em 7,08%.
A empresa é negociada no Brasil através do BDR FDMO34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker F.