A Eletromidia é uma empresa brasileira de capital aberto do ramo de publicidade, fundada em 1993 e que tem sua sede na cidade de São Paulo.
O modelo de negócio da companhia é o OOH, abreviação de “Out-Of-Home”, traduzido como “fora de casa”. Isso porque a Eletromidia busca impactar clientes no seu dia-a-dia.
Estima-se que diariamente a empresa alcance algo em torno de 22 milhões de pessoas, usando mídias físicas, em especial os outdoors eletrônicos, do qual foi pioneira.
Outras ferramentas de publicidade que a companhia usa são as concessões para fazer propaganda em transportes públicos, metrôs, aeroportos e tantos outros.
A Eletromidia também celebra contrato com prédios comerciais, residenciais e shoppings. São por volta de 60 pontos de publicidade divididos em mobiliários estáticos e digitais.
Ao todo a empresa se encontra presente em 18 estados brasileiros, com planos de expansão para o restante do país. É a maior rede de ativos de mídia do Brasil.
História.
A ELMD3 (Eletromídia) começou no ano de 1993 com a iniciativa dos empresários Paulo Racy Badra, Ricardo Romeiro Otero e outros dois sócios.
Desde o início a empresa foi criada com a intenção de atuar no segmento de mídia por meio do aluguel de painéis eletrônicos em especial, mas também usando outras ferramentas.
Na década de 90, vale ressaltar, praticamente toda a publicidade feita era estática, fossem os outdoors, panfletos ou cartazes. A Eletromidia então propôs uma alternativa atraente.
Essa nova proposta de fazer propaganda fez com que a empresa crescesse muito nos 20 anos seguintes, fechando grandes contratos comerciais.
Nesse meio tempo a empresa buscou fechar contrato em locais que gerassem muito tráfego, como trens e em especial os shopping centers.
Não demoraria muito até que os administradores da companhia chegassem à conclusão de que poderiam abrir capital. E assim o fizeram, dando início a Eletromidia S.A
No ano de 2013, com sua operação já bastante consolidada, a companhia então começou a ser gerida diretamente pelo fundo de investimento internacional H.I.G.
Dois anos depois, a companhia iniciou um rápido processo de expansão baseado em aquisições, sendo a primeira delas a DMS Publicidade Midia Interativa S.A.
Ainda em 2015 também houve a aquisição da ELT DOOH Mídia Eletrônica S.A. Já em 2016 não houve aquisições, mas foi celebrada a concessão do VLT e Supervia do Rio de Janeiro.
Entre 2017 e 2020 seguiram-se os seguintes fatos relevantes:
- Aquisição da TV Minuto S.A;
- Aquisição da Publibanca S.A;
- Concessão para publicidade dos Aeroportos de Porto Alegre e Rio Galeão
- Concessão para publicidade das linhas 4 e 5 do metrô de São Paulo
- Aquisição da Elemídia
- Concessão de exploração de mídia da CPTM.
Por fim, em 2021 a Eletromidia fez o seu IPO movimentando por volta de 700 milhões de reais e sendo listada na categoria do Novo Mercado.
Informações Complementares
A empresa Eletromidia, está listada na B3 com um valor de mercado de R$ 3,88 Bilhões , tendo um patrimônio de R$ 921,66 Milhões.
A empresa está listada na Bolsa de Valores no setor de Telecomunicações e no segmento Telecomunicações.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de R$ 1,13 Bilhão, que gerou um lucro no valor de R$ 149,30 Milhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de 32,58, um P/VP de 4,21 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da Eletromidia ficou em 0,63% .