A GlaxoSmithKline plc é uma empresa de origem no Reino Unido, atuante no setor de saúde, na indústria farmacêutica e de biotecnologia. A companhia é especializada em pesquisa, desenvolvimento e comercialização de medicamentos, vacinas e produtos de saúde voltados para prevenção e tratamento de doenças.
A empresa surgiu em 2000 a partir da fusão entre duas grandes companhias britânicas — Glaxo Wellcome e SmithKline Beecham — em um movimento estratégico para combinar portfólios complementares, expandir capacidades de pesquisa científica e aumentar a competitividade global.
O portfólio da GSK inclui medicamentos inovadores para áreas como imunologia, doenças respiratórias, HIV, oncologia e doenças infecciosas, além de um extenso conjunto de vacinas utilizadas em programas públicos e privados em diversos países.
A empresa também possui operações no segmento de saúde do consumidor, ainda que parte dessa área tenha sido reorganizada e separada ao longo dos últimos anos.
Sua atuação é global, com presença em mais de uma centena de países, centros de pesquisa distribuídos entre Europa, América do Norte e Ásia, além de instalações industriais dedicadas à produção de medicamentos e vacinas.
A estrutura operacional envolve unidades de pesquisa avançada, laboratórios clínicos, plantas fabris, subsidiárias comerciais e parcerias com governos e instituições científicas.
Entre os fatores de mercado que influenciam a GSK estão os ciclos de inovação farmacêutica, a regulação sanitária internacional, a evolução de doenças infecciosas, acordos governamentais de vacinação, a concorrência entre laboratórios globais, custos de desenvolvimento clínico e mudanças no ambiente macroeconômico.
As ações da GlaxoSmithKline plc são negociadas na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) sob o ticker GSK.
História e quando foi criada a GlaxoSmithKline plc
A GlaxoSmithKline plc foi criada em 2000, em Londres, Reino Unido, por meio da fusão entre Glaxo Wellcome e SmithKline Beecham.
O surgimento da empresa marcou a união de duas corporações com raízes históricas no setor farmacêutico — algumas delas remontando ao século XVIII — com o objetivo de integrar capacidades científicas, aumentar escala produtiva e fortalecer competitividade no mercado global de medicamentos.
Na década de 2000, a GSK consolidou suas operações globais, ampliou investimentos em vacinas e expandiu sua presença em mercados emergentes. Também reestruturou áreas de pesquisa para priorizar projetos com maior potencial científico.
Na década de 2010, a empresa realizou acordos estratégicos, reorganizou segmentos de consumo e estabeleceu parcerias com empresas de biotecnologia para acelerar o desenvolvimento de vacinas e terapias inovadoras.
Entre 2020 e 2024, a GSK reforçou sua atuação no desenvolvimento de vacinas, reorientou sua estratégia para áreas de imunologia, HIV e doenças infecciosas, e aprimorou sua estrutura corporativa após a separação de sua unidade de consumo.
O período marcou intensificação de investimentos em inovação científica e expansão de colaborações estratégicas.
Informações Complementares
A Empresa GlaxoSmithKline PLC (Estados Unidos), está listada na NYSE com um valor de mercado de $ 96,53 Bilhões, tendo um patrimônio de $ 21,29 Bilhões.
Com um total de 90.090 funcionários, a empresa está listada no setor de Saúde e categorizada na indústria de Produtos Farmacêuticos.
Nos últimos 12 meses a Empresa teve um faturamento de $ 42,36 Bilhões, que gerou um lucro no valor de $ 7,30 Bilhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a Empresa possui um P/L de 13,22, um P/VP de 4,53 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da GSK ficou em 3,44%.
A Empresa é negociada no Brasil através do BDR G1SK34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker GSK.