A GameStop Corporation é uma empresa norte-americana que atua no setor de serviços, especificamente no subsetor de comércio varejista de tecnologia, fundada pelos empresários James McCurry e Gary Kusin.
Seu objetivo inicial era atender à crescente demanda por softwares e produtos de informática, impulsionada pela popularização dos computadores pessoais e jogos eletrônicos na época. A empresa possui alcance internacional, com operações sustentadas por uma rede de aproximadamente 4.400 lojas físicas (dados de 2023).
Desde sua criação, a GameStop expandiu seu portfólio e atualmente oferece produtos e serviços, como videogame, jogos físicos e digitais, acessórios, itens colecionáveis e a revenda de dispositivos eletrônicos usados, como smartphones e tablets.
Com uma operação de alcance internacional, a GameStop está presente em mercados como Estados Unidos, Canadá, Austrália e diversos países da Europa, enquanto sua presença global é sustentada por milhares de lojas físicas nesses mercados.
Além disso, a empresa conta com plataformas de e-commerce que ampliam sua capacidade de atender consumidores em diferentes regiões e perfis de compra, abrangendo desde jogadores casuais até entusiastas de tecnologia e colecionadores.
Com aproximadamente 23.000 funcionários, a GameStop mantém uma estrutura operacional robusta, composta por lojas físicas, centros de distribuição e plataformas digitais. Com essa abordagem, a empresa integra canais tradicionais e digitais, oferecendo uma experiência de compra diversificada e adaptada às necessidades do mercado atual.
A GameStop Corporation é uma empresa norte-americana listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), sob o ticker GME.
História e quando foi criada a Gamestop Corporation
Fundada em 1984, na cidade de Grapevine, Texas, a GameStop Corporation iniciou suas operações com o nome "Babbage's", focando inicialmente no varejo de softwares e produtos de informática.
A empresa foi idealizada por James McCurry e Gary Kusin, que enxergaram uma oportunidade no crescente mercado de computadores pessoais e jogos eletrônicos.
Nos primeiros anos, a empresa enfrentou desafios associados à concorrência e ao processo de consolidação do mercado de tecnologia, mas a popularização dos videogames na década de 1990 contribuiu para a ampliação de seu portfólio, que passou a incluir consoles, jogos e acessórios.
Em 1999, após diversas fusões e aquisições, a companhia adotou oficialmente o nome GameStop, marcando uma nova etapa em sua trajetória.
A década de 2000 foi marcada por uma rápida expansão global. Em 2002, a GameStop realizou sua oferta pública inicial (IPO) na NYSE, posicionando-se como líder no segmento de varejo de jogos eletrônicos.
Durante esse período, a empresa adquiriu concorrentes menores e ampliou sua presença internacional, inaugurando lojas em mercados estratégicos na Europa e na Austrália.
Nos anos seguintes a empresa acompanhou a mudança no comportamento dos consumidores, que passaram a priorizar compras digitais, assinaturas de serviços de streaming de jogos e downloads diretos em vez de mídias físicas, impactou diretamente o modelo de negócios tradicional da empresa.
Além disso, o crescimento de plataformas como Steam, Epic Games Store, PlayStation Store e Xbox Game Pass reduziu a demanda por lojas físicas, obrigando a GameStop a repensar sua estratégia operacional.
No ano de 2021, a GameStop ganhou atenção global, quando suas ações foram impulsionadas por um movimento especulativo liderado por investidores de varejo organizados em fóruns online, como o Reddit.
No mesmo ano foi anunciada a nomeação de Ryan Cohen, cofundador da Chewy, como presidente do conselho, trazendo uma visão focada na transformação digital e no atendimento ao consumidor.
Em decorrência, a GameStop explorou tendências emergentes, como a integração de blockchain e a criação de um marketplace de NFTs, para se posicionar no mercado de ativos digitais e atrair usuários interessados em inovação tecnológica.
Entre 2020 e 2024, a empresa deu início a uma ampla reestruturação operacional, com foco em modernizar suas operações, diversificar suas fontes de receita e se adaptar às novas dinâmicas do mercado.
Informações Complementares
A Empresa GameStop Corporation (Estados Unidos), está listada na NYSE com um valor de mercado de $ 9,98 Bilhões, tendo um patrimônio de $ 4,93 Bilhões.
Com um total de 23.000 funcionários, a empresa está listada no setor de Serviços e categorizada na indústria de Comércio Varejista de Tecnologia.
Nos últimos 12 meses a Empresa teve um faturamento de $ 3,82 Bilhões, que gerou um lucro no valor de $ 131,20 Milhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a Empresa possui um P/L de 76,04, um P/VP de 2,02 e nos últimos 12 meses a Empresa não pagou dividendos.
A Empresa é negociada no exterior através do ticker GME.