Renda fixa como vantagem para aluguel e empréstimos? Conheça o TD Garantia

Tesouro Direto, B3 e Banco Central se unem para promover patrimônio dos investidores em títulos públicos como fiança; entenda

Author
Publicado em 25/11/2024 às 15:25h - Atualizado Agora Publicado em 25/11/2024 às 15:25h Atualizado Agora por Lucas Simões
Investidor mantém dinheiro aplicado no Tesouro Direto e obtém vantagens financeiras (Imagem: Shutterstock)
Investidor mantém dinheiro aplicado no Tesouro Direto e obtém vantagens financeiras (Imagem: Shutterstock)

💰 Quem aplica boa parte do seu dinheiro em renda fixa, sobretudo no Tesouro Direto, ao emprestar dinheiro ao governo brasileiro, terá mais vantagens financeiras a partir desta segunda-feira (25), com o lançamento do TD Garantia.

Isso porque, além de ver o seu patrimônio se multiplicar ao longo do tempo pelo efeito dos juros compostos, as aplicações dos investidores pessoa física funcionarão como garantia para diversas operações financeiras, como aluguel de imóveis e contratação de empréstimos.

A iniciativa conjunta do Tesouro Direto, do Banco Central, e da B3 (a bolsa de valores brasileira), promove um serviço inédito que permite a manutenção da rentabilidade dos investimentos em renda fixa, enquanto utilizam seus títulos como garantia, contribuindo para a diminuição do risco, dos custos das operações financeiras.

🔐 “O TD Garantia é uma das inovações mais importantes do Programa Tesouro Direto na série recente de inovações. Após dois anos de grandes esforços do Tesouro Nacional, Banco Central e B3, estamos lançando a possibilidade da sociedade brasileira utilizar nas suas transações do dia-a-dia o ativo com a melhor garantia disponível do mercado, os títulos públicos do Tesouro Direto”, afirmou o Secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, durante o evento de lançamento.

Um dos diferenciais do TD Garantia é que a constituição dos ônus e gravames sobre os títulos do programa Tesouro Direto é efetuada no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic), o que viabiliza a emissão de certidão pelo Banco Central.

A constituição no Selic atende ao disposto no artigo 26 da Lei no 12.810, de 15 de maio de 2013, proporcionando maior segurança para a garantia concedida pelos investidores às instituições financeiras.

“Agora, por exemplo, os investidores terão a oportunidade de alugar imóveis utilizando os títulos do programa, realizar operações de crédito com o custo mais baixo e uma série de inovações que o mercado terá a oportunidade de explorar. Já temos iniciativas no mercado imobiliário e esperamos outras aplicabilidades nos próximos meses. Não há limites para o número de operações do mercado que podem ser impactadas, reduzindo os custos, com a utilização do TD Garantia”, conclui Ceron.

➡️ Leia mais: CRAs e CRIs pagando até 14,40% ao ano em renda fixa isenta; veja rentabilidade

Renda fixa para empréstimos e alternativa ao caução

Outro diferencial é a garantia de alta qualidade trazida pelas características do programa: títulos públicos federais, com recompra assegurada pela STN, e com preços pré-estabelecidos e publicados. Elas permitem condições de concessão de crédito mais adequadas tanto para os investidores como para as instituições financeiras.

Ainda durante o evento de lançamento do TD Garantia, foi anunciado o seu primeiro uso, mediado pela imobiliária Loft e pela corretora de valores Warren.

📊 Com o Garantia Investe, o investidor poderá usar títulos do Tesouro Direto custodiados na Warren como caução em contratos de aluguel intermediados pela Loft, oferecendo uma alternativa moderna e rentável à caução tradicional e ao título de capitalização.

“A possibilidade de inquilinos poderem aplicar os recursos da caução do contrato de aluguel no Tesouro Direto certamente vai atrair um novo público para esta modalidade de investimento, democratizando o acesso a investimentos mais rentáveis e modernos do que o título de capitalização ou a poupança – investimento em que hoje fica depositado a caução tradicional. O inquilino poderá acompanhar a valorização da sua garantia de aluguel com muito mais rentabilidade e segurança”, disse Mate Pencz, fundador e CEO da Loft.

Os inquilinos poderão contratar a caução lastreada no Tesouro Direto por meio das imobiliárias parceiras da Loft, responsáveis pela integração tecnológica e conexão com a Warren, responsável pelo investimento. “Dessa forma, o inquilino vai poder acompanhar o rendimento da sua garantia, como qualquer outro investimento, no seu celular, com segurança e transparência”, explicou Marcelo Maisonnave, sócio fundador da Warren Investimentos.