Petróleo se reaproxima dos US$ 100, mas IBOV fica em cima do muro
Petrobras (PETR4) até que subiu ao acompanhar a commodity, mas setor bancário deu para trás.
A Petrobras (PETR4) vai fornecer combustíveis com conteúdo renovável para a Vale (VALE3). A parceria entre as duas maiores empresas brasileiras foi firmada nesta sexta-feira (18), de olho na pauta da descarbonização.
⛽ Com o acordo, a Vale passará a usar o Diesel R da Petrobras em veículos como a locomotiva da estrada de ferro que liga o Espírito Santo a Minas Gerais e o caminhão com capacidade para 214 toneladas que opera na mina Fábrica Nova, no Complexo Mariana, em Minas Gerais.
Outros combustíveis com conteúdo renovável também devem ser vendidos por meio dessa parceria, como gás natural e combustível marítimo.
"O acordo prevê a ação conjunta das empresas para avaliação de oportunidades de negócios em baixo carbono, incluindo, entre outros, diesel coprocessado com conteúdo renovável, gás natural e bunker com 24% de conteúdo renovável", disse a Petrobras.
Na avaliação do presidente da Vale, Gustavo Pimenta, que foi ao Rio de Janeiro para formalizar a parceria ao lado da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, o negócio "traz benefícios para ambas as companhias e cria valor para o Brasil”.
🗣️ "O acordo reforça o compromisso da Vale de promover a descarbonização das suas operações e de oferecer soluções para reduzir as emissões de seus clientes, aproveitando, assim, o diferencial competitivo do Brasil em combustíveis renováveis", comentou Pimenta.
"A parceria com a Vale é mais uma concretização do objetivo da Petrobras de aperfeiçoar a capacidade produtiva e a estrutura logística da empresa, para entregar ao mercado produtos mais verdes, como o Diesel R, e reforçar nossa estratégia de descarbonização", disse Magda Chambriard.
O Diesel R é produzido a partir do coprocessamento de derivados de petróleo com matérias-primas de origem vegetal, como óleo de soja.
A parcela de conteúdos renováveis é de 5%, mas chega a 18,3% quando se considera a mistura obrigatória de 14% de biodiesel. Por isso, o combustível produz menos gases de efeito estufa do que o diesel tradicional.
De acordo com a Petrobras, esta é a primeira venda do diesel coprocessado com conteúdo renovável diretamente para um consumidor final.
O combustível, no entanto, começou a ser comercializado em 2022 no Paraná, por meio da Refinaria Presidente Getúlio Vargas, a Repar. No início deste ano, também passou a ser vendido em São Paulo, através da Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão.
A Vale também tem avançado em outras frentes para melhorar a sustentabilidade de suas operações, assim como a governança e o impacto social da empresa.
As ações foram apresentadas nesta semana ao mercado e passam pelo desenvolvimento de tecnologias que reduzem as emissões de CO2 na produção de minério de ferro e a melhor gestão das barragens, por meio de ações como a filtragem dos resíduos e a descaracterização de barragens de rejeitos, entre outras.
Segundo a XP, "a Vale vem demonstrando esforços contínuos para melhorar a governança em segurança e gestão de riscos, fazendo com que a empresa evolua significativamente dentro de sua agenda ESG. No entanto, as tragédias de Mariana e Brumadinho continuam pesando sobre os ratings da empresa".
Para os analistas da XP, os atuais ratings ESG da Vale "não refletem totalmente o progresso já alcançado", mas "alguns riscos permanecem". A Vale ainda tem, por exemplo, uma barragem no nível 3 de emergência.
Petrobras (PETR4) até que subiu ao acompanhar a commodity, mas setor bancário deu para trás.
A liberação das perfurações descumpre normas ambientais, desconsidera impactos cumulativos e contradiz informações, diz o órgão.
Magda Chambriard deu prazo para que a estatal concluísse a perfuração no poço de petróleo em águas profundas.
Magda Chambriard afirma que presença de hidrocarbonetos anima estatal na busca por uma nova província petrolífera.
A estatal informou que seguirá com as perfurações para detalhar melhor o potencial exploratório da região.
Tupi foi o primeiro sistema do pré-sal a iniciar a produção comercial, em 2010.
A Transpetro busca preencher 281 vagas em terra e no mar, além de formar cadastro de reserva.
O mercado opera com cautela, devido a um novo impasse em torno do Estreito de Ormuz.
Cadastre sua conta
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?