Perfil do Governo no "X" ironiza investidores que esperavam cenário adverso para a bolsa em 2023

Ibovespa acumula alta de 20% no ano, enquanto o dólar tem queda de pouco mais de 7%

Author
Publicado em 01/12/2023 às 16:24h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 01/12/2023 às 16:24h Atualizado 3 meses atrás por Juliano Passaro
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Ag.Brasil)
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Ag.Brasil)

🔊 O perfil oficial do Governo Federal repostou uma publicação da Secom (Secretaria de Comunicação Social), na última quinta-feira (30), que ironiza os investidores que "apostaram contra o Brasil" em 2023. 

Na publicação da Secom, há dois personagens. Enquanto um se mostra feliz por ter investido na bolsa "sabendo que o Brasil ia crescer", outro está triste por ter investido "tudo em dólar achando que o País ia quebrar". 

Veja também: B3 (B3SA3): Estrangeiros voltam em peso à bolsa brasileira em novembro

A publicação foi repostada pelo perfil do Governo do Brasil com a seguinte frase: "Não tem sido nada fácil a vida de quem apostou contra o Brasil...". Confira: 

Ibovespa nas alturas e dólar em queda 📊

O principal índice da bolsa de valores brasileira, Ibovespa, registra alta de cerca de 20% no acumulado de 2023.

💵 O dólar fechou a última quinta (30) em alta de 0,56%, cotado a R$ 4,92, mas acumula queda de pouco mais de 7% no ano. 

A manutenção da meta de déficit fiscal zero para 2024 contribuiu para o positivismo dos investidores, principalmente em novembro. Além disso, no cenário externo, o possível fim do cenário de alta de juros nos EUA aumentou o apetite ao risco de investidores estrangeiros.
Com isso, os investidores estrangeiros passaram a aportar mais na bolsa brasileira. Em novembro, o saldo total de aportes estrangeiros ficou em pouco mais de R$ 17 bilhões.