Ozempic perde patente no Brasil e abre corrida por genéricos mais baratos
Fim da exclusividade abre espaço para genéricos e queda de até 30% no valor.
Em mais um capítulo da novela das canetas de emagrecimento, a Novo Nordisk (N1VO34) resolveu processar a EMS. A farmacêutica dinamarquesa pede a anulação da marca Ozivy, nome pelo qual foi apelidado o primeiro medicamento à base de semaglutida desenvolvido no Brasil.
De acordo com a Novo Nordisk, a marca representa um “aproveitamento parasitário” e pode confundir os consumidores. A empresa colocou o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) também como alvo da ação, instituição responsável pelo cadastro de marcas e patentes no país.
“A EMS poderia ter escolhido qualquer sinal próprio, autônomo e suficientemente distinto para identificar seu produto. Não o fez. Optou por Ozivy, marca curta que começa com Oz, como Ozempic, e termina com Vy, como Wegovy”, disse a petição da Novo Nordisk.
Leia mais: B3 estuda reformulação do Ibovespa e avalia incluir BDRs no principal índice da bolsa
“A companhia destaca que a discussão apresentada na ação judicial se restringe ao registro da marca e não envolve o registro sanitário concedido pela Anvisa, tampouco aspectos relacionados à qualidade, segurança ou eficácia do medicamento”, continuou.
O movimento da farmacêutica acontece depois que a Anvisa liberou a primeira caneta de emagrecimento baseada na patente da Novo Nordisk. No mês passado, a agência autorizou a fabricação do Ozivy, que já está disponível nas principais drogarias do país por um preço bem abaixo do praticado pela concorrente estrangeira.
Ainda com o objetivo de não perder espaço para concorrentes, a Novo Nordisk fez uma proposta ao governo federal para disponibilizar as canetas de emagrecimento no SUS (Sistema Único de Saúde). A companhia ofereceu desconto de 59% no preço de referência em um documento apresentado à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), responsável por avaliar a inclusão de novos fármacos na rede pública.
“É um dos menores preços do mundo”, afirmou o vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Novo Nordisk, Leonardo Bia, em entrevista ao site Jota. “Nosso objetivo é oferecer um caminho que seja clinicamente relevante e financeiramente viável para o SUS”, continuou.
Fim da exclusividade abre espaço para genéricos e queda de até 30% no valor.
Mudança inclui dose grátis e corte significativo no valor de medicamentos.
A partir de 1º de janeiro de 2027, Ozempic e Wegovy terão preço oficial de US$ 675 por mês, com cortes de 34% e 50%, respectivamente.
Pressão nos preços de medicamentos nos EUA preocupa investidores.
Versão mais simples cai de R$ 1.026 para R$ 825
Empresa prevê dobrar a capacidade produtividade no complexo mineiro
CagriSema apresentou eficácia menor que a esperada
Farmacêutica diz que tratamento com Amicretina pode promover resultados superiores ao Ozempic
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?