Vale (VALE3) mantém cautela em relação a dividendos extraordinários
Segundo o CFO, resultado no 2º semestre vai definir se há espaço para proventos adicionais.
📃 O MPF (Ministério Público Federal) interpôs recurso, na última segunda-feira (16), contra a sentença proferida em primeira instância que absolveu as empresas mineradoras Samarco, Vale (VALE3) e BHP, além de seus respectivos executivos, no âmbito da ação penal decorrente do rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em Mariana (MG), em 2015.
Em novembro, a Justiça Federal de Ponte Nova absolveu a Samarco, bem como suas controladoras Vale e BHP, figuravam como réus, sendo acusadas de responsabilidade criminal direta pelo rompimento da barragem.
Leia também: Herdeiros da Marabraz perdem comando da empresa; veja novo revés
Conforme decisão proferida pela Juíza Patrícia de Carvalho, as três mineradoras e 21 indivíduos, entre os quais ex-executivos e técnicos, foram absolvidos, "devido à falta de comprovação de atos individuais que determinassem a responsabilidade criminal direta pelo desastre", conforme consta em acórdão do TRF6 (Tribunal Regional Federal da 6ª Região).
📄 Em comunicado oficial, o MPF manifestou seu pedido de condenação das empresas, bem como da Vogbr Recursos Hídricos e Geotecnia e de mais seis profissionais, entre executivos e técnicos. As acusações envolvem os crimes de inundação, poluição com resultado morte e danos a unidades de conservação.
Vale lembrar que o rompimento da barragem de rejeitos de minério de ferro da Samarco, resultou em um grave desastre socioambiental, com 19 mortos, centenas de desabrigados e impactos devastadores em comunidades, florestas e rios, incluindo o Rio Doce e o litoral do Espírito Santo.
Segundo o CFO, resultado no 2º semestre vai definir se há espaço para proventos adicionais.
Terão direito ao pagamento os investidores com posição acionária ao fim do pregão de 11 de agosto.
O fraco desempenho no minério de ferro reduziu o ganho, mas o avanço nas áreas de cobre e níquel ajudou a amortecer o impacto.
A decisão ocorre poucos dias após o executivo se tornar alvo de um processo interno.
A Vale rescindiu o contrato de fornecimento de gás natural mantido com a Eneva (ENEV3).
O alvo do pedido é Marcelo Gasparino da Silva, que perdeu a eleição para a presidência do board.
Mineradora produz 84,3 milhões de toneladas de minério de ferro no trimestre, alta de +0,8%.
Ollie levou cerca de 62,5% dos votos já registrados para a assembleia de quarta-feira (22).
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?