Marisa (AMAR3) reformula negócio de crédito e cartões

Atividade passa a ser tocada em parceria com a Credsystem

Author
Publicado em 22/09/2023 às 17:59h - Atualizado 7 meses atrás Publicado em 22/09/2023 às 17:59h Atualizado 7 meses atrás por Marina Barbosa

Marisa (AMAR3) anunciou nesta segunda-feira (18/09) a reformulação do seu negócio de crédito e cartões. A atividade agora será tocada em parceria com a Credsystem, por meio de uma estratégia que pode render R$ 400 milhões para a varejista nos próximos 12 meses.

Em Fato Relevante publicado ao mercado, a Marisa disse ter firmado um Memorando de Entendimentos Vinculante com a Credsystem. Com isso, essa instituição de pagamento passará a atuar como parceira comercial e estratégica da varejista na exploração de produtos de crédito, especialmente nas modalidades de empréstimo pessoal e de cartões nas lojas da Marisa.

“A Marisa espera que os documentos e termos definitivos da Nova Parceria sejam finalizados nos próximos 30 dias e deverão estabelecer, dentre outras condições, prazo de 15 anos e mecanismo de profit sharing de 50% para cada parte”, informou.

A companhia adiantou, por sua vez, que o projeto de negócios inicial já prevê um “volume de receita total potencial superior a R$ 7 bilhões, e lucro antes de impostos potencial para a Marisa da ordem de R$ 1 bilhão” no período da parceria.

“Sendo assim, estima-se que através da reformulação do negócio de crédito e cartões por meio da Nova Parceria, a Marisa poderá capturar valor presente líquido de aproximadamente R$ 400 milhões, incluindo pagamentos a serem feitos pela Credsystem à Marisa nos próximos 12 meses e o recebimento de valores vinculados ao profit sharing”, detalhou.

Segundo a Marisa, a parceria com a Credsystem ainda ajudará a empresa a focar na otimização e rentabilização da sua atividade principal, o varejo de moda. Isso porque a empresa antevê “uma redução significativa do risco operacional, regulatório e do esforço de funding vinculados à atividade financeira (de-risking)”. 

Há 27 anos no mercado brasileiro, a Cresystem oferece ao varejo soluções de cartões de crédito e outros serviços financeiros customizáveis, com foco especialmente nos consumidores das classes econômicas emergentes. A Marisa pretende, então, gerir a sua base de clientes junto com a Cresystem para oferecer uma experiência “qualificada, completa e assertiva” no negócio de crédito e cartões.

Reestruturação

A Marisa está em processo de reestruturação desde o início do ano com o objetivo de reestruturar o capital, já que o cenário atual de juros altos e a inflação elevada tem desafiado todo o setor varejista. No caso da Marisa, houve fechamento de lojas deficitárias, redução de despesas e negociações com fornecedores.

Nesta segunda-feira (18/09), a companhia disse que a parceria com a Credsystem também contribuirá com esse processo. “Um dos principais pilares de nossa reestruturação seria a monetização do nosso ‘balcão’ com os parceiros certos, utilizando a força da marca e nossa plataforma nacional para distribuição de produtos e serviços de terceiros, tais como crédito, seguros, consórcios e planos de saúde, entre outros”, afirmou.