Investida do Softbank, startup de delivery busca R$ 6,4 bi em IPO
Indiana Swiggy enviou comunicado a órgão regulador

🏍️ A startup indiana Swiggy abriu uma solicitação de abertura de capital na Índia.
A empresa de delivery espera levantar até US$ 1,25 bilhão (cerca de R$ 6,4 bi) por meio do IPO na bolsa de Bangalore. Os valores seriam referentes a emissão de novas ações (US$ 450 mi) e participação dos sócios (US$ 800 mi).
Essa é uma operação muito esperada no país asiático, sobretudo entre os entes do ecossistema de inovação. Se autorizado pelo órgão regulador, o IPO pode acontecer ainda neste ano, segundo o site TechCrunch.
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A Swiggy não navega em um mar solitário, já que concorre com outras duas empresas do segmento: Zomato e Zepto. A startup traz, no entanto, o diferencial ter sido a aposta de grandes fundos de capital de risco global, como o japonês Softbank.
Em sua última rodada de investimentos, foi avaliada em US$ 10,7 bilhões, alcançando o status que poucos empreendimentos de tecnologia já conseguiram. Inclusive, já há quem aposte que o atual valor de mercado da marca passe de US$ 12 bi, caso do fundo Invesco.
A startup tinha planos de chegar à bolsa no ano passado, mas adiou em face de um mercado de risco desfavorável. Com uma fatia de 45% do mercado indiano, tem uma carteira de quase 17 milhões de clientes em 600 cidades.
"Nosso objetivo é tornar o Swiggy a plataforma que 100 milhões de consumidores podem usar 15 vezes por mês. Continuaremos a investir em nosso pessoal, produtos e parceiros para criar um impacto positivo no ecossistema e acelerar a transformação digital na entrega de alimentos e supermercados e outros serviços sob demanda", disse Sriharsha Majety, cofundadora e presidente-executiva da Swiggy, ainda em 2022.
A expectativa da casa de análises indiana Bernstein é que os serviços de food delivery atinjam um faturamento de US$ 97 bilhões nos próximos dois anos.

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