FedEx (FDXB34) anuncia plataforma de e-commerce e deve rivalizar com a Amazon

Plataforma foi batizada de "fdx" e oferecerá soluções baseadas em dados aos comerciantes

Author
Publicado em 16/01/2024 às 10:30h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 16/01/2024 às 10:30h Atualizado 3 meses atrás por Juliano Passaro
(Shutterstock)
(Shutterstock)

🚚 A FedEx (FDXB34)anunciou, no último domingo (14), o fdx, sua primeira plataforma de comércio eletrônico. A plataforma baseada em dados promete conectar e dar suporte em toda jornada do cliente.

🏪 O fdx tem como objetivo aumentar a conversão e otimizar o atendimento para os comerciantes e clientes. O serviço deve ser parecido com o que é feito pela Amazon (AMZO34). Por isso, a companhia deve rivalizar com a gigante de tecnologia. 

Veja também: Grupo Salta, ex-Eleva Educação, deve retomar IPO neste ano, diz jornal

“A FedEx está se transformando em um negócio liderado digitalmente, impulsionado por nossa extensa rede de transporte físico, aproveitando nossa escala e insights da movimentação de 15 milhões de pacotes por dia”, afirmou o presidente e CEO da FedEx Corp., Raj Subramaniam, durante o anúncio da plataforma.

“Através da fdx, melhoraremos as nossas relações de longa data com comerciantes de todos os tamanhos para ajudá-los a otimizar e expandir os seus negócios através da inteligência digital”, complementou Subramaniam.

A Fedex destacou que ao fornecer dados e insights que melhoram a visibilidade e os recursos conectados em toda a jornada do cliente, sua nova plataforma ajudará os comerciantes a tomarem decisões logísticas mais estratégicas, desde o ponto de demanda até a entrega e devoluções.

O lançamento da plataforma deve ocorrer no outono de 2024, segundo informou a Fedex em comunicado.

FedEx x Amazon

A FedEx e a Amazon já foram parceiras. No entanto, em 2019, o contrato entre as duas empresas não foi renovado. Com isso, a Amazon passou a realizar suas próprias entregas. 

Dessa forma, em novembro do ano passado, a Amazon conquistou o posto de maior negócio privado de entregas nos EUA, deixando para trás UPS e FedEx. Mesmo assim, os correios dos EUA (USPS) ainda segue sendo a maior operadora de entegas do país norte-americano. 

A Amazon intensificou suas operações de entregas a domicílio em 2022. Vale lembrar que em 2016 o então presidente da FedEx, Fred Smith, chegou a ironizar a ideia da Amazon se tornar uma rival em logística. Smith afirmou, à época, que a ideia era "fantasiosa". 

FDXB34

FedEx
Cotação

R$ 1,33 K

Variação (12M)

21,18 % Logo FedEx

Margem Líquida

4,05 %

DY

1,23 %

P/L

18,45

P/VP

2,49