Axia (AXIA3) aprova emissão de debêntures no valor de R$ 800 milhões
Os juros serão pagos semestralmente, sem período de carência.
Ex-Eletrobras,a Axia (AXIA3) informou ao mercado que vai construir o primeiro data center da Amazônia. O projeto é uma parceria com a Elea Data Center e tem como foco ampliar a infraestrutura para servidores de inteligência artificial na região da floresta.
Segundo a companhia, a estrutura será construída na zona portuária de Belém (PA) e terá capacidade inicial de 7,5 megawatts de eletricidade nesta primeira fase. O local escolhido é próximo à subestação de alta tensão Miramar, que a Axia já opera.
As empresas acordaram que as operações comerciais devem começar a partir de 2027, com potencial para atingir 6 milhões de pessoas. No formato da parceria, a Elea entra com a operação do espaço, enquanto a Axia fornece energia elétrica para o empreendimento.
Leia mais: Petrobras (PETR4) investe R$ 5 bi em mais uma fábrica de fertilizantes
As empresas dizem, ainda, que toda a energia do data center será de fonte renovável, o que amplia a sustentabilidade do projeto. As empresas devem investir R$ 250 milhões para colocar o projeto de pé.
“Estamos construindo uma fábrica de gelo no deserto. O Norte está totalmente desassistido de serviços, infraestrutura digital e isso afeta a competitividade da região”, disse o presidente da Elea Data Center, Alessandro Lombardi. “A Região Norte terá papel fundamental no ecossistema digital brasileiro ao representar uma alternativa de rota a Fortaleza, além de contribuir para reduzir a desigualdade digital e impulsionar a competitividade regional”, completou.
O acordo foi firmado no mesmo momento em que cresce a busca por data centers ao redor do mundo. Esses servidores são cruciais para a computação em nuvem, servindo de base para que empresas de tecnologia rodem seus projetos.
“A AXIA conta com um portfólio robusto, capaz de garantir energia firme, confiável e sustentável para um empreendimento dessa relevância, ampliando a conectividade e contribuindo para a atração de investimentos que impulsionem o desenvolvimento econômico da região Amazônica”, afirma Ítalo Freitas, vice-presidente de Comercialização e Soluções em Energia da AXIA.
A cidade de Belém foi palco da última edição da COP30, quando integrantes de governos estrangeiros e empresas multinacionais desembarcaram na Amazônia para discutir o futuro do clima. Essa foi a primeira vez que um evento desse porte aconteceu na região Norte do país, fazendo com que os olhos do mundo se voltassem para a maior floresta tropical do planeta.
Os juros serão pagos semestralmente, sem período de carência.
A Axia passará a concentrar sua negociação em ações ordinárias sob o ticker AXIA3.
A Axia Energia afirmou que seguirá acompanhando os desdobramentos do processo.
O último dia de negociação das ações PNA1 e PNB1 será em 5 de junho de 2026.
Resultado do 1T26 reflete corte de despesas e avanço na venda de energia.
Os ativos envolvidos incluem participações em quatro empresas, diz o comunicado.
A ex-estatal vendeu mais 6 milhões de ações da Isa Energia e reduziu sua participação na companhia para 21%.
O Santander projeta dividendos extras de 23,9% na Axia Energia até 2028 e mantém neutro para Auren e Engie, citando alavancagem elevada.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?