A5X: Nova bolsa brasileira adia estreia para o início de 2027

A companhia reformulou a diretoria para avançar na fase final de integração e testes.

Publicado em 02/07/2026 às 20:18h Publicado em 02/07/2026 às 20:18h por Marina Barbosa
A A5X pretendia colocar uma nova bolsa de derivativos em operação ainda em 2026 (Imagem: Shutterstock)
A A5X pretendia colocar uma nova bolsa de derivativos em operação ainda em 2026 (Imagem: Shutterstock)
A A5X continua avançando com o plano de lançar uma nova bolsa para a negociação de derivativos no Brasil. Porém, reviu o seu cronograma e adiou o lançamento do projeto para o próximo ano.
📅 A companhia esperava ter todos os seus sistemas prontos, testados e integrados até meados deste ano, para dar início à operação ainda em 2026. Porém, agora acredita que os primeiros negócios serão realizados no início de 2027.
"A A5X segue avançando em seu roadmap de desenvolvimento, integração e testes, visando a prontidão operacional até o fim de 2026 e a entrada em operação no início de 2027", informou.
O novo cronograma foi anunciado nesta quinta-feira (2), logo após a reformulação da diretoria da empresa, que agora contará com um ex-diretor da B3 (B3SA3) no comando das suas operações.
De acordo com a A5X, o fortalecimento da estrutura executiva faz parte da etapa final de preparação para o lançamento das suas operações -etapa que envolve a integração e os testes dos sistemas com foco em prontidão operacional.
"Estamos entrando em uma fase em que execução, governança e disciplina operacional precisam caminhar com total integração. A nova estrutura executiva reforça nossa capacidade de tomar decisões com velocidade, rigor técnico e visão de longo prazo", afirmou o CEO, Carlos Ferreira.

Como fica a diretoria?

👨‍💼 O confundador Carlos Ferreira segue no comando da A5X. Já o também cofundador Karel Luketic está deixando a diretoria financeira para atuar na vice-presidência da empresa.
Com isso, a companhia chamou Dinarte Licks, executivo com passagem pela XP (XPBR31) e pela Warren, para assumir o cargo de CFO (diretor financeiro).
Já o ex-vice-presidente de Operações, Clearing e Custódia da B3, Cícero Vieira, que havia sido anunciado como sócio e consultor estratégico da A5X em maio agora assumirá o posto de COO (diretor de operações).
Veja como ficou a estrutura executiva da A5X:
  • Carlos Ferreira, Co-Founder & CEO;
  • Karel Luketic, Co-Founder & Vice-Presidente;
  • Cícero Vieira, COO;
  • André Monteiro, Chief Governance and Corporate Risk Officer; 
  • Paulo D’Angelo, CTO; 
  • Ulysses Maia, CRO;
  • Daniel Ciotti, CPO; 
  • Dinarte Licks, CFO.

Mais concorrência para a B3

📈 A A5X não é a única empresa que tenta acabar com a hegemonia da B3 no mercado financeiro brasileiro.
A Base Exchange pretende recriar a Bolsa do Rio no segundo semestre de 2027, com apoio da prefeitura e do fundo Mubadala e o objetivo de trazer mais inovação e rapidez, além de preços mais justos ao mercado.
A companhia, por sinal, também anunciou uma mudança importante na sua diretoria nesta semana: o fundador Francisco Gurgel assumirá a presidência no lugar do executivo Claudio Pracownik, que passa para o Conselho de Administração.
A CSD BR também pretende lançar uma nova bolsa no Brasil. Para isso, assinou recentemente um memorando de entendimento com a empresa americana MEMX, especializada na tecnologia de matching engine, essencial para conectar compradores e vendedores de forma instantânea no mercado.
As empresas avaliam unir forças para avançar com esse plano, combinando a expertise em bolsas da MEMX com o conhecimento do mercado local da CSD BR. A expectativa é de que esse projeto também seja finalizado em 2027.