3R Petroleum (RRRP3): Maha Energy propõe destituição do Conselho

Maha Energy já propôs a fusão da 3R Petroleum com PetroReconcavo e agora quer mudar Conselho de Administração da empresa

Author
Publicado em 09/02/2024 às 22:06h - Atualizado 2 meses atrás Publicado em 09/02/2024 às 22:06h Atualizado 2 meses atrás por Marina Barbosa
(Shutterstock)

A Maha Energy quer reduzir o número de membros e alterar a composição do Conselho de Administração da 3R Petroleum (RRRP3). A Maha Energy é acionista da companhia e já propôs recentemente a fusão da 3R Petroleum com a PetroReconcavo (RECV3).

🚨 Em fato relevante publicado nesta quinta-feira (8), a 3R Petroleum disse que recebeu uma carta da Maha Energy solicitando a convocação de uma AGE (Assembleia Geral Extraordinária) para deliberar sobre a destituição dos atuais membros do Conselho de Administração da companhia.

Leia também: Petrobras (PETR4): Vendas recuam em 2023, mesmo com produção em alta

Caso a proposta seja aprovada pelos acionistas da 3R Petroleum, a Maha Energy ainda propõe a redução do número de membros do Conselho de 7 para 5. A companhia propôs, então, a eleição dos seguintes nomes para o board:

  • Guilherme Affonso Ferreira;
  • Paula Kovarsky Rotta;
  • Harley Lorentz Scardoelli;
  • Paulo Thiago Mendonça;
  • Fabio Vasse.

Os três primeiros nomes propostos pela Maha Energy já integram o Conselho de Administração da 3R Petroleum. A companhia, no entanto, deixou de fora da proposta outros quatro membros do board, inclusive o atual presidente, Roberto Castello Branco, que também já comandou a Petrobras (PETR4).

Em análise

A 3R Petroleum ainda não confirmou a data da assembleia de acionistas que deve votar a proposta da Maha Energy A companhia disse que "analisará o conteúdo da Carta, dentro do seu processo de governança interna".

A 3R Petroleum disse ainda que "manterá sua atual estratégia de negócios, bem como manterá seus investidores e o mercado em geral devidamente informados" sobre o assunto.

Fusão

Petroleira listada na Bolsa de Estocolmo, a Maha Energy passou a deter 5% do capital social da 3R Petroleum em janeiro de 2024.  Na ocasião, a sueca disse que não visava alterar a estrutura de controle, mas iria propor uma reorganização societária da companhia.

A proposta da Maha Energy foi uma combinação de negócios com a PetroReconcavo e a segregação dos ativos onshore e offshore da companhia, com vistas à redução de custos e ganhos de eficiência. Em 1º de fevereiro, a 3R Petroleum contratou o Banco Itaú (ITUB4), como assessor financeiro, para avaliar a transação.

RRRP3

3R PETROLEUM
Cotação

R$ 33,59

Variação (12M)

21,26 % Logo 3R PETROLEUM

Margem Líquida

7,21 %

DY

0%

P/L

19,93

P/VP

1,47