Todo investidor tem uma carteira de investimento, seja está uma pequena ou uma grande carteira. No entanto, nem todos os investidores sabem como montar uma boa carteira.

Há muitos fatores que devem e podem ser considerados na hora de escolher os ativos que irão compor a sua carteira de investimentos.

Com isso em mente, hoje o Investidor 10 resolveu escrever esse texto explicando tudo que o investidor precisa saber sobre carteiras de investimento. Acompanhe até o final!

O que é uma carteira de investimentos?

Primeiramente, vamos explicar o que é uma carteira de investimentos. De forma resumida, uma carteira de investimentos é o conjunto de investimentos que um investidor tem.

Ela pode ser composta por ativos de renda fixa e de renda variável, em quantidades que variam de acordo com o perfil do investidor e a quantidade de dinheiro que ele possui.

O próprio investidor pode escolher os ativos da sua carteira se ele tiver conhecimento o bastante. Todavia, existem gerentes e instituições que podem fazer isso para ele.

Algo que é benéfico para todas as carteiras de investimentos, todavia, é a diversificação. Ou seja, ter ativos de diferentes naturezas e que funcionam de diferentes formas.

A importância da diversificação na carteira de investimentos

A importância da diversificação na carteira de investimentos
A importância da diversificação na carteira de investimentos – Foto: Freepik

Você sabe qual é a importância da carteira de investimento? Muito se fala sobre diversificação, mas pouco se explica a respeito de sua importância.

Para entender porque diversificar os investimentos da sua carteira é fundamental, é necessário entender que se alguém está ganhando, outra pessoa está perdendo.

Não há como todos ganharem ao mesmo tempo. E isso vale para os investimentos. Se as ações de uma empresa de um setor estão indo mal, as de outro setor estão indo bem.

Se a renda variável não se mostra como uma opção muito vantajosa com a taxa de juros alta, a renda fixa, por outro lado, acaba se tornando uma boa opção.

Se existe uma crise afetando os mercados mundiais, pode ser interessante ter o seu dinheiro em ativos mais protegidos, como é o caso do ouro.

Uma carteira de investimento eficiente, por sua vez, mistura ativos que dão segurança, com aqueles que garantem rentabilidade, mas que são mais arriscados, como as criptomoedas.

Aproveite e confira nosso ranking de ações pagadoras de dividendos.

6 passos para montar uma carteira de investimento

6 passos para montar uma carteira de investimento
6 passos para montar uma carteira de investimento – Foto: Freepik

Além do investidor precisar ter uma conta em uma corretora de valores, existem mais 7 passos que devem ser seguidos para montar a sua carteira de investimento. Veja a seguir.

1. Se planejar financeiramente

A primeira coisa que deve ser feita para se ter uma carteira de investimento, é um planejamento financeiro. Quanto dinheiro você tem ou pode investir?

Tirar todo o seu capital do banco e colocar em investimentos de renda fixa ou variável, pode não ser uma boa ideia caso você não seja um investidor profissional, ou precise de liquidez.

Também é importante que a sua renda mensal te permita reservar uma parcela do dinheiro que você ganha todo mês para fazer aplicações.

Investir, então, é uma simples questão de planejamento. Ou você se planeja para investir, ou talvez acabe colocando os pés pelas mãos.

2. Investir com frequência

Para que uma carteira de investimento seja sustentável, ela precisa ser constantemente atualizada com novos aportes, apenas assim o investidor poderá ver grandes resultados.

Essa frequência de investimento pode ser definida de investidor para investidor. Alguns gostam de investir todos os meses, outros com intervalos de tempo maiores.

Estar sempre investindo, por sua vez, é importante para que o investidor não perca o hábito e assim vá aprendendo na prática quais são os resultados dos seus investimentos.

3. Saber o seu perfil de investidor

Antes de começar a formar uma carteira de investimento, no entanto, é muito importante que o investidor saiba bem qual é o seu perfil de investidor. Existem três, são eles:

  • Investidor conservador: Não gosta de correr riscos e prefere investimentos com uma rentabilidade mais previsível, como renda fixa;
  • Investidor moderado: Tem uma carteira mais consciente, que mistura investimentos em renda fixa e renda variável;
  • Investidor arrojado: Gosta de se arriscar para conseguir uma maior rentabilidade no curto e longo prazo, por isso prefere mais investimentos em renda variável.

Para descobrir o seu perfil existem vários testes. Esses testes irão medir, basicamente, qual é a sua tolerância a correr riscos.

Vale destacar que sabendo exatamente qual é o seu perfil de investidor, torna-se muito mais fácil escolher as opções de investimento ideais para o seu portfólio inicial.

O que é o ICO
Homem analisando graficos. Foto por Unsplash

4. Definir objetivos e prazos

Você sabe por qual motivo está investindo? Você quer independência financeira? Comprar uma casa? Comprar um carro? Ter estabilidade ou sustentar a sua família?

Todas essas coisas são objetivos que podem nortear suas ações no longo prazo. O que você deve fazer além de ter objetivos, é definir metas.

As metas precisam ser alcançáveis. Como por exemplo:

  • Ser capaz de reservar uma quantia todos os meses para investir;
  • Definir um valor que você gostaria de ter investido ao final de um período de tempo;
  • Ser capaz de ganhar uma certa quantia em dividendos.
  • Entre outros.

Dessa forma o investidor se mantém motivado.

5. Estudar diferentes oportunidades de investimentos

Não existe uma carteira de investimento que seja perfeita. Existem aquelas, no entanto, que são mais eficientes do que as outras.

Por isso que o ideal é que o investidor permaneça sempre estudando sobre investimentos, aprendendo tudo que ele puder para que assim possa ir sempre melhorando sua carteira.

6. Entender a importância da diversificação dos investimentos

Por fim, uma das coisas mais importantes que deve ser feito é compreender a importância da diversificação dos investimentos para uma carteira.

Isso porque, mesmo que o investidor seja conservador ou arrojado, ainda assim é importante que ele tenha uma parcela do seu dinheiro investido em outros ativos.

Como nós também já explicamos nesse texto, quanto mais diversificada uma carteira, maiores as chances o investidor tem de conseguir resguardar seu dinheiro em crises.

Quer saber mais sobre como diversificar a sua carteira de investimento? Então não deixe de consultar o Investidor 10, o site mais completo sobre investimentos!