Qual o seu perfil de investidor? Conservador, moderado ou agressivo? Você já conhece o seu perfil e sabe o que isso pode representar?

Nesse artigo, o Investidor 10 ajuda você a entender como funciona essa importante classificação, suas características e também a descobrir qual o seu perfil atual como investidor.

Sendo assim, se você possui dúvidas sobre esse assunto ou ainda não definiu muito bem o seu perfil, não deixe de acompanhar esse conteúdo até o final!

O que é perfil de investidor?

Homem refletindo sobre o seu perfil de investidor
Homem refletindo sobre o seu perfil de investidor – Foto: Freepik

Podemos dizer que o perfil de investidor é uma classificação baseada em um conjunto de informações relevantes sobre cada pessoa como investidor, o que inclui suas metas e objetivos para o futuro, a quantia disponível para investir e os riscos que se esteja disposto a assumir e até mesmo alguns aspectos comportamentais.

São 3 os perfis de investidor existentes. Esses perfis são classificados nos seguintes grupos:

  • Conservador
  • Moderado
  • Arrojado ou Agressivo

Qual a importância de conhecer o seu perfil de investidor

Conhecer o perfil de investidor é algo extremamente importante para qualquer pessoa que pretenda aplicar o seu dinheiro, seja em ativos da renda fixa ou da renda variável.

É por meio do seu perfil, por exemplo que os bancos e corretoras conseguem definir os melhores ativos financeiros para apresentar a você. 

Por meio do seu perfil de investidor, você também consegue compreender melhor os seus objetivos de curto, médio e longo prazo, assim como também consegue definir os melhores ativos para composição da sua carteira de investimentos.

Quais são os perfis existentes?

Homem interage com gráficos de ações
Homem interage com gráficos de ações – Foto: Freepik

Vamos conhecer melhor cada perfil de investidor e as suas principais características? 

Confira abaixo em detalhes o que diferencia um perfil de investidor do outro e descubra onde você se enquadra.

Conservador

O investidor conservador é aquele que prioriza a segurança em suas aplicações acima de qualquer coisa. Em geral, enquadram-se nesse perfil, o investidor iniciante e que naturalmente ainda está montando a sua reserva para emergências ou então que já até formou uma reserva, mas ainda conhece pouco sobre os principais ativos existentes no mercado e o funcionamento de cada um deles.

Avessos aos riscos de ativos que podem oferecer maior rentabilidade como as ações e os fundos imobiliários, os investidores moderados sempre escolhem por opções da renda fixa, onde os riscos são menores e é possível saber com precisão quanto se vai alcançar no futuro.

O investidor conservador aplica seus recursos predominantemente nos seguintes tipos de investimento:

  • Tesouro Direto;
  • CDB;
  • LCI;
  • LCA;
  • Fundos de Renda Fixa;
  • Previdência Privada.

Moderado

Já o investidor de perfil moderado é aquele que está justamente entre os dois extremos, ao mesmo tempo que esse investidor não se satisfaz com a baixa rentabilidade da renda fixa, ele também não cogita colocar grande parte do seu patrimônio em aplicações de alto risco, no entanto, já tolera alguns riscos objetivando melhores rendimentos.

Em geral, esse investidor já possui um patrimônio considerável que o permita diversificar a carteira, buscando ganhos maiores no médio ou longo prazo. 

Tradicionalmente, esse tipo de investidor mantém parte da sua carteira nos ativos da renda fixa, no entanto, também aposta uma boa parcela do seu capital em ações, fundos imobiliários, fundos de investimentos em ações e outros ativos da renda variável tradicionalmente conhecidos por oferecer maior rentabilidade que as opções da renda fixa. 

Arrojado

Por fim, temos o investidor arrojado, que é aquele que não se importa com as perdas de curto prazo, entendendo que elas fazem parte da estratégia de um investidor vencedor.

Esse tipo de investidor passa longe da renda variável, aplicando apenas uma pequena fatia do seu capital por lá. Em geral, esse tipo de investidor aplica 70% ou mais do seu capital em ativos de alto risco da renda variável, buscando a alavancagem dos seus ganhos.

Vale destacar, que o investidor arrojado, também chamado de agressivo, possui um elevado patamar de conhecimento técnico sobre o mercado financeiro, suas aplicações e os fatores externos que podem influenciar sobre cada ativo e além disso muito preparo emocional para suportar as possíveis oscilações dos seus ativos. 

Como descobrir o seu perfil de investidor?

Investidores analisam seus resultados financeiros
Investidores analisam seus resultados financeiros – Foto: Freepik

Agora, que você já conhece os três perfis de investidores existentes e sabe da sua importância é hora de descobrir qual é o seu perfil.

Se você fez uma leitura atenta do tópico anterior, é provável que já tenha uma ideia definida do seu perfil de investidor, mas apenas isso não basta, é necessário se submeter a um teste que irá definir seu perfil com maior precisão.

Estamos falando do questionário de suitability que é aplicado pelos bancos e corretoras de investimentos, sempre que um cliente pretende começar a investir. 

A aplicação deste questionário é obrigatória e deve ser feita pela menos uma vez para cada instituição em que o investidor decida manter aplicações. A saber, a obrigatoriedade do teste de Suitability, também conhecido como teste de perfil do investidor é uma determinação da CVM – Comissão de Valores Mobiliários.

É possível alterar o perfil de investidor?

É muito comum que alguns investidores, principalmente aqueles que estão apenas começando fiquem em dúvidas quanto a possibilidade de alterar o seu perfil de investidor.

Se essa também é a sua dúvida, saiba que sim, é possível alterar o seu perfil de investidor a qualquer momento. Para isso, é necessário que você acesse o site ou aplicativo do seu banco ou corretora de valores e refaça o teste de suitability.

Caso suas respostas indiquem um mudança de perfil, comportamento e grau de aceitação aos riscos, seu perfil será automaticamente alterado.

Sendo assim, chegamos ao fim de mais um conteúdo, aqui no Investidor 10. Ficou com alguma dúvida? Então, não deixe de nos enviar o seu comentário!

Por fim, se o seu objetivo é aprender cada vez mais sobre o mundo dos investimentos, convidamos você a continuar acompanhando a nossa página de conteúdos e também o nosso site, onde você acompanha gratuitamente e em tempo real os indicadores fundamentalistas das principais ações do mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui