Mercado de Criptomoeda: Saiba tudo e confira as tendências

Author
Publicado em 19/09/2022 às 16:58h - Atualizado 1 ano atrás Publicado em 19/09/2022 às 16:58h Atualizado 1 ano atrás por Redação

Hoje o mercado de criptomoeda acumula uma enorme capitalização de mercado, ainda mais se comparado à quando o bitcoin, a maior criptomoeda do mundo, surgiu. Uma das razões do crescimento rápido e abrangente das criptomoedas é a inovação atrelada a elas. São milhares ou milhões de tentativas de se resolver um problema. Tanta informação e tantas possibilidades acabam gerando tendências, por sinal, é justamente sobre essas tendências que o Investidor10 irá conversar com você hoje. Vamos lá?

O tamanho do mercado de criptomoedas

Antes de falarmos sobre tendências, é importante estabelecer qual é o tamanho do mercado de criptomoeda atualmente e quais são as expectativas para o futuro. Estamos falando aqui de um negócio trilionário, porém altamente volátil. Por exemplo, no final de 2021 a capitalização total desse mercado havia batido mais de 3 trilhões de dólares. Isso levando em conta apenas as 10 mil criptomoedas com maior valor de mercado, já que o número total desses criptoativos é basicamente incontável, pois sempre se criam novos. Hoje, no entanto, as criptomoedas vem passando por um período de desvalorização e instabilidade, que foi puxado pelo valor do bitcoin que despencou em 2022. De 61 mil dólares em dezembro de 2021, para pouco mais de 22 mil dólares em setembro de 2022. O segmento hoje é avaliado em pouco mais de 1,13 trilhões de dólares. Por outro lado, as previsões de institutos de pesquisa e especialistas apontam que o mercado pode até mesmo quintuplicar de valor até o ano de 2030. Muitos consideram que ainda existe um grande potencial inexplorado, ainda mais pelo fato de que a maioria das pessoas não tem grande conhecimento sobre criptomoedas.

8 criptomoedas para ficar de olho em 2023

8 criptomoedas para ficar de olho em 2023

8 criptomoedas para ficar de olho em 2023 Veja abaixo uma lista com as 8 criptomoedas mais promissoras para 2023:

Vale ressaltar que isso não é uma indicação de compra. O ideal é pesquisar a fundo cada projeto e cada criptomoeda do seu interesse.

O mercado bilionário de NFTs

Se estamos falando de tendência no mercado de criptomoeda, temos de falar das NFTs, sigla para “Non-Fungible Tokens”, um dos usos mais recentes da tecnologia blockchain. NFT, nada mais é do que uma posição única em uma blockchain que pode ser representada por qualquer coisa, desde imagens, vídeos, textos, arquivos de áudio, links ou o que for. O exemplo mais famoso é a coleção de NFTs chamadas de “Bored Ape”, que se tornou mundialmente famosa, com alguns exemplares chegando a valer milhões. Para se ter uma noção, a coleção chegou a fazer mais de 1 bilhão de dólares em vendas, sendo muito impulsionada por celebridades. Mas o que as tornou tão valiosas? Basicamente é o conceito de escassez. Por serem imagens limitadas, o seu preço subiu rapidamente. No entanto, a tecnologia de NFT não é usada apenas para vender arte.

Jogos NFT?

Isso mesmo. Hoje, as coleções NFT agora estão dando espaço para os jogos NFT. O seu funcionamento é uma mistura de investimento com jogatina. Funciona assim: A pessoa compra um ativo NFT, geralmente um personagem e, quanto mais a pessoa usar esse personagem, mais ele se torna valioso, sendo possível revendê-lo depois. Existem muitos jogos NFT no mercado, e assim como qualquer coisa que seja um “Token não fungível”, o seu valor depende da apreciação das outras pessoas. Em outras palavras, quem atribui valor a uma NFT são as próprias pessoas. Caso o interesse decaia, esses ativos digitais podem não valer nada. Então, cuidado com essa tendência!

Esporte e criptomoedas: Fan tokens

Esporte e criptomoedas: Fan tokens

Esporte e criptomoedas: Fan tokens Outra grande tendência do mercado de criptomoeda são as fan tokens. De forma resumida, criptomoedas existem apenas para incentivar e patrocinar equipes esportivas. Muitos times grandes ao redor do mundo já possuem a sua própria fan token, o que também inclui alguns brasileiros. Mas preste atenção, fan tokens são “utility tokens”. Isso significa, basicamente, que elas não são comercializáveis e nem foram criadas para isso. O seu uso é apenas para ter vantagens e benefícios com o time que a pessoa gosta. O melhor lugar para adquirir uma fan token é no aplicativo sócios.com. Lá será possível ver a lista de todas as opções existentes.

Regulamentação do mercado à vista

Com a crescente e quase imparável popularidade das moedas digitais, algo que se torna cada vez mais inevitável é a regulamentação do mercado pelas grandes economias. Muitos países, inicialmente, tentaram proibir o uso de criptomoedas. O maior exemplo disso é a China. Outros, como El Salvador, decidiram adotar o Bitcoin como moeda corrente. Seja como for, ainda existe pouca regulação, o que acaba sendo uma situação perfeita para pessoas tirarem vantagem de outras. Ainda mais porque o anonimato reina. Há outro problema que é o fato de que transações feitas na blockchain não podem ser desfeitas, ou seja, erros são fatais. Algo que que o sistema bancário tradicional contorna. A expectativa, assim, é que em um futuro próximo os países de todo o mundo coloquem fortes regulações, que podem tornar o comércio mais seguro.

Consolidação e diversificação

Por fim, a última grande tendência do mercado de criptomoeda pode ser resumida em duas palavras: consolidação e diversificação. Ou seja, mais opções com menos riscos. Essa expectativa existe porque especialistas acreditam que o ano de 2021 foi o ano da consolidação das criptomoedas. O mercado enfim tem um tamanho significativo. Depois disso, o que vem a seguir é a diversificação. Em outras palavras, a criação de novos projetos e usos para as criptomoedas que agora podem ser feitos sem tantos riscos. Entretanto, é importante sempre lembrar: criptomoedas são ativos altamente voláteis ainda. Investir neles, por enquanto, ainda é um risco que deve ser bem calculado. Aprendeu sobre o mercado de criptomoeda? Então aproveite para colocar o site do Investidor10 na sua lista de favoritos para sempre acompanhar as nossas postagens. Siga nossas redes sociais!