Você sabe exatamente o que são as “Non-Fungible Tokens”, como esse tipo de ativo funciona e se realmente vale a pena o investimento?

Muitos investidores conservadores veem esse tipo de ativo com desconfiança, pois de fato há muita controvérsia envolvida, apesar de ser uma tecnologia inovadora.

Pensando em como ajudar os nossos leitores, hoje decidimos falar sobre esse ativo e explicar tudo de mais importante sobre ele, da sua definição até como funcionam.

O que são NFTs (Non-Fungible Tokens)?

O que são NFTs (Non-Fungible Tokens)
O que são NFTs (Non-Fungible Tokens) – Foto: Freepik

As NFTs são um tipo de arquivo digital que, diferente de outros arquivos, não pode ser copiado. Eles são pertencentes a uma única pessoa que, se desejar, pode comercializá-los.

O que torna esse arquivo único e não copiável é a forma como ele é armazenado. Cada NFT é registrada em uma entrada exclusiva de uma blockchain.

A tecnologia do blockchain garante que nenhum indivíduo possa partilhar do mesmo espaço com outro. Isso porque a blockchain se certifica de criar espaços com códigos únicos.

Uma NFT, então, é um arquivo que é registrado com o código desse espaço na blockchain. O detentor de uma NFT, na realidade, é o dono desse espaço na blockchain.

O que realmente torna esse espaço valioso para outras pessoas é que ele pode ser atrelado a uma imagem, vídeo, áudio ou qualquer outro arquivo digital que sirva de ilustração.

Non-fungible Tokens é um termo que pode ser traduzido como “tokens não fungíveis”, o que em outras palavras significa que se trata de algo único, que não pode ser substituído.

O conceito de fungibilidade das NFTs

Mas o que significa, afinal de contas, o conceito de fungibilidade o qual esses ativos se baseiam? Para responder essa questão, é necessário ver a definição no direito.

De acordo com a definição do direito, uma coisa que seja fungível, é uma coisa que pode ser substituída por outra, ou por outras, sem que o seu valor real seja perdido.

O dinheiro é o melhor exemplo disso. Uma nota de 100 reais pode ser substituída por outra nota de 100 reais sem que o valor dela, de 100 reais, se perca ou seja alterado

Inclusive, uma nota de 100 reais pode ser trocada por duas de 50 reais ou mesmo 10 de 10 reais, e o valor total de 100 reais ainda continuará sendo preservado.

Por outro lado, uma coisa que seja “não-fungível”, não pode ser substituída sem que o seu valor original se perca. Isso acontece por conta de suas características únicas.

Esse é justamente o caso das NFTs. Isso porque, uma NFT, como já dissemos, é representada por um único espaço em uma blockchain.

O que faz com que esse espaço seja considerado único, por sua vez, é um código altamente complexo, muito mais complexo que os códigos de barras.

Não existe tecnologia para descriptografar e descobrir os códigos individuais desses espaços reservados na blockchain, e é daí que vem a “não-fungibilidade”.

Como funcionam as NFTs?

Como funcionam as NFTs
Como funcionam as NFTs – Foto: Freepik

NFTs foram criadas e funcionam para atribuírem valor a arquivos digitais que, de outra forma, não poderiam ser precificados pois seriam facilmente copiados.

Qualquer imagem, áudio ou vídeo comercializado como NFT é único. Duas pessoas diferentes não podem ser donas do mesmo arquivo NFT.

Mas, isso não significa que uma NFT de fato se trata de um arquivo original. Qualquer imagem, arquivo de áudio ou vídeo pode ser transformada em uma NFT.

Isso significa que não há nada que impeça uma pessoa de copiar uma imagem NFT tirando um print dela e, inclusive, espalhara esse print pela internet.

Mas isso significa que se pode negociar o print de uma NFT como uma NFT de fato? Não. Por mais que a imagem da NFT possa ser copiada por outros, ela não é a NFT em si.

O que realmente caracteriza uma NFT é o código da imagem, vídeo ou áudio que está atrelado a um espaço único de uma blockchain.

O que faz uma NFT ser valiosa, entretanto, é o mesmo conceito utilizado com a comercialização das obras de arte, ou seja, a disposição das pessoas de pagar por ela.

Resumindo: Se ninguém quiser pagar nada por uma NFT, ela então não é capaz de gerar nenhum valor sozinha, ainda mais porque comprá-la não é a mesma coisa que adquirir os direitos ao arquivo que a representa.

Vale a pena investir em NFTs?

Antes de investir em uma NFT, é muito importante considerar diversos pontos, tanto as suas vantagens quanto desvantagens. Ainda mais por se tratar de um conceito bastante novo.

img_fundo_01-1
Imagem de gráficos: Foto Freepik

Veja abaixo as principais vantagens e desvantagens de se investir em NFTs.

Vantagens de investir em NFTs

  • Rápida valorização do mercado: O interesse dos investidores vem aumentando rapidamente por se tratar de um tipo novo de investimento;
  • A escassez aumenta seu valor: Por serem arquivos únicos, quanto menos deles houverem, maior tende a ser o seu valor;
  • Facilidade de transferência: A tecnologia do blockchain permite que as negociações sejam feitas com grande facilidade.

Desvantagens de investir em NFTs

  • Alta volatilidade: O mercado de NFTs ainda não está em sua plena maturidade, então os valores podem variar muito;
  • É necessário conhecer o projeto: Há muitas coleções de NFTs, empresas e investidores no mercado, e muitos não passam de charlatões;
  • É um mercado de risco: Não existe quase nenhuma garantia no mercado de NFTs, por se tratar de algo novo e ainda pouco explorado.

Conheça o investidor 10 Pro para investir em NFTs

Por fim, não há como falar sobre investir em NFTs sem que se recomende estudo e cautela. Por isso, é necessário ter um auxílio profissional.

O investidor 10 Pro é um pacote de ferramentas, serviços e conteúdos que podem ajudar qualquer investidor a ser capaz de investir de forma muito mais eficiente.

Para saber mais e aproveitar todos os benefícios que o Investidor 10 pode oferecer, clique aqui e experimente todas as nossas ferramentas de forma totalmente gratuita, por 7 dias.