Quais são as maiores pagadoras de dividendos da Bolsa de Valores?

Author
Publicado em 09/01/2024 às 16:10h - Atualizado 5 meses atrás Publicado em 09/01/2024 às 16:10h Atualizado 5 meses atrás por Redação
Quais são as maiores pagadoras de dividendos da Bolsa de Valores?
Quais são as maiores pagadoras de dividendos da Bolsa de Valores?

Quais são as maiores pagadoras de dividendos da Bolsa de Valores? A resposta para esse tipo de pergunta vale ouro para aqueles que estão interessados em adquirir ações de empresas lucrativas e que historicamente são boas pagadoras de dividendos. Sabendo disso, o Investidor 10 decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto e um ranking para ajudar você a tomar suas decisões como investidor. Continue conosco para saber tudo sobre dividendos e conhecer as maiores pagadoras de dividendos da B3, a Bolsa de Valores brasileira.

O que são dividendos na Bolsa de Valores?

Dividendos

são uma parte do lucro das empresas que são distribuídos aos seus acionistas. O pagamento de dividendos é uma maneira de recompensar os acionistas por investirem na empresa e também pode ser visto como um sinal de saúde financeira e estabilidade É importante destacar que para que ocorra pagamento de dividendos aos acionistas, a empresa precisa ter de fato auferido lucro em determinado período. Sendo assim, existem empresas que não pagam dividendos regularmente. Normalmente, a ausência de distribuição de dividendos ocorre em função de alguns fatores, dentre eles:

  • Resultados de determinado período apontando prejuízo, ao invés de lucro;
  • Investimento significativo em aquisições e expansões, minimizando ou zerando o lucro de forma temporária.

Por outro lado, empresas mais maduras e consolidadas costumam ter uma política consistente de pagamento de dividendos como uma forma de atrair investidores. O valor e a frequência dos pagamentos de dividendos podem variar de acordo com as políticas da empresa e o que está definido em seu estatuto social.

Vale a pena investir em empresas pagadoras de dividendos?

Vale a pena investir em empresas pagadoras de dividendos?

Vale a pena investir em empresas pagadoras de dividendos? A decisão de investir em empresas pagadoras de dividendos depende dos objetivos e das estratégias de cada investidor. Contudo, vale destacar que esse tipo de estratégia é muito utilizada por investidores que adotam o buy and hold (longo prazo) e que desejam ter uma renda passiva baseada em dividendos. Confira alguns benefícios associados ao investimento em empresas pagadoras de dividendos:

  • Renda passiva regular: Empresas pagadoras de dividendos oferecem uma fonte de renda passiva regular para os investidores.
  • Estabilidade e maturidade: Empresas que conseguem pagar dividendos com frequência, demonstram que estão sendo lucrativas e financeiramente estáveis.
  • Reinvestimento de dividendos: Muitos investidores optam por reinvestir os dividendos recebidos para comprar mais ações da empresa, aproveitando o poder do famoso juro composto.

No entanto, é muito importante que os investidores não invistam apenas olhando para o histórico de distribuição de dividendos das empresas, afinal resultados passados não são garantia de resultados futuros. Sendo assim, antes de investir em determinada empresa, é aconselhável realizar um estudo cuidadoso, levando em consideração diferentes indicadores, o tipo de atividade do negócio, o mercado em que ela atua e a gestão da empresa em si.

Qual a diferença entre dividendos e juros sobre capital próprio (JCP)?

Dividendos

e Juros sobre Capital Próprio são duas formas diferentes de distribuição de lucros por parte das empresas aos seus acionistas. Na prática, a grande diferença entre os mecanismos está na forma de tributação. Veja como funciona:

  • Dividendos: Dividendos são uma parcela do lucro, cujo Imposto de Renda (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) já foram pagos pela empresa. Sendo assim, os dividendos recebidos pelos acionistas são isentos de impostos.
  • Juros sobre Capital Próprio (JCP): Por sua vez, o JCP é uma parcela de lucros cujos tributos não são recolhidos pela empresa. Sendo assim, sobre esse tipo de rendimento incide 15% de Imposto de Renda Retido na Fonte.

Na prática, o JCP é utilizado pelas empresas como uma estratégia para conseguir pagar menos impostos. Contudo, existe uma regra que determina um percentual limite que as empresas podem distribuir aos seus acionistas sob a forma de juros sobre o capital.

Relação do dividend yield com as maiores pagadoras de dividendos da Bolsa de Valores

Relação do dividend yield com as maiores pagadoras de dividendos da Bolsa de Valores

Relação do dividend yield com as maiores pagadoras de dividendos da Bolsa de Valores O Dividend Yield é uma métrica utilizada para avaliar a relação entre os dividendos pagos por uma empresa e o preço de suas ações. A fórmula utilizada para apurar esse indicador é a seguinte:

Dividend Yield = (Dividendos pagos por ação / Valor da ação) x 100

Empresas com dividend yield elevado, estão pagando um bom percentual de rendimentos sobre o valor das suas ações, e por isso, costumam chamar atenção. No entanto, é sempre importante lembrar que esse indicador não deve ser analisado de forma isolada.

Quais são as maiores pagadoras de dividendos da Bolsa de Valores?

Com o objetivo de fornecer informações úteis para você que deseja conhecer as maiores pagadoras de dividendos, o Investidor 10 preparou um ranking com os maiores dividend yield da Bolsa de Valores. Em nosso ranking, você pode conferir o DY atual, o P/L, o P/VP, a Margem Líquida e o Valor de Mercado das maiores pagadoras de dividendos da Bolsa de Valores na atualidade. Além disso, ao clicar sobre o código de cada empresa, você é direcionado para a página da respectiva ação, onde é possível consultar outros indicadores importantes e o histórico de proventos que foram distribuídos nos últimos 10 anos.

Como investir em ações para viver de dividendos?

Se você deseja investir em ações para viver de dividendos, mas não sabe por onde começar, o Investidor 10 pode ajudar você. Assinantes do Investidor 10 Pro, podem acessar uma série de cursos sobre investimentos, incluindo o Curso de Investimento em Ações para Criar Fortuna. Neste curso, você terá em suas mãos, tudo que precisa saber para construir seu patrimônio com ações e desfrutar a vida com o recebimento de dividendos. O curso de investimento em ações para criar fortuna é indicado para pessoas que desejam ser sócias das maiores empresas do Brasil, com foco no crescimento do patrimônio a longo prazo para viver exclusivamente do pagamento de dividendos no futuro.

Aprenda mais sobre investimentos com o Investidor 10

Para mais conteúdos sobre finanças e investimentos, conheça oInvestidor 10.Aqui você tem acesso a uma série de conteúdos gratuitos, além de muita informação, rankings e indicadores sobre os principais ativos do mercado financeiro, incluindo:

Conte com os conteúdos e ferramentas do Investidor 10 para compreender cada vez mais sobre o mercado financeiro, reduzir riscos e maximizar seus resultados ao investir. Além de muito conteúdo gratuito, aqueles que desejam ter resultados acima da curva, também podem contar com os conteúdos e ferramentas especiais do Investidor 10 Pro que vai te dar acesso a:

Para ter acesso a todas as soluções acima, reduzir os riscos ao investir e maximizar seus rendimentos como investidor, clique aqui e garanta sua assinatura! Por fim, antes de sair, caso ainda não siga, não se esqueça de seguir o Investidor 10 nas redes sociais!

Aproveite e leia mais nossos conteúdos: