Nascida e criada em Franca, interior de São Paulo, Luiza Helena Trajano deu início a sua vitoriosa vida profissional e também a trajetória da Magazine Luiza bem cedo. 

Como exemplo de mulher e empreendedora Luiza enfrentou todas as adversidades e obstáculos do caminho para fazer da Magazine Luiza à grande empresa que é hoje! Nesse conteúdo, vamos conhecer mais, sobre sua incrível história de superação e sucesso!

A história da Magazine Luiza

Primeira loja do Magazine Luiza.
Primeira loja do Magazine Luiza. – Foto: Relação com Investidores Magazine Luiza.

A história da Magazine Luiza, começou ainda na infância de Luiza Helena Trajano. Seus tios Luiza Trajano Donatto e Pelegrino José Donatto, eram donos de  uma pequena loja de presentes em Franca, no interior de São Paulo, comprada em novembro de 1957 de nome “A Cristaleira”.

Desde a aquisição, Luiza sempre gostou de passar as horas livres ajudando os tios no balcão da loja. Logo, quando completou seus 18 anos, Luiza foi efetivadas pelos tios como uma vendedora da loja. Nesse mesmo período, seus tios decidiram criar uma campanha cultural de rádio na cidade para que os moradores da cidade escolhessem um novo nome para a loja.

Como Luiza era uma vendedora muito popular na cidade, os ouvintes acabaram escolhendo o seu nome para a loja de presentes, que passou então, a ser a primeira loja da Magazine Luiza que conhecemos hoje.

Após, concluir o ensino médio, mas já trabalhando de forma efetiva na loja dos tios, Luiza cursou e se formou em Direito e também em Administração de Empresas, obtendo conhecimentos que a levaram a ocupar outros cargos na empresa, que desde aquela época já passava por um interessante processo de expansão, com a abertura de algumas filiais em outras cidades do interior de São Paulo e também do Triângulo Mineiro.

Os anos foram se passando e em 1991,  ela recebeu um comunicado da sua tia avisando que era a hora de assumir o comando da companhia. Luiza não teve dúvidas e prontamente aceitou o grande desafio e também a excelente oportunidade que lhe era concedida pela tia.

Logo após Luiza, Helena Trajano assumir o comando da companhia a empresa passou a investir em um modelo de negócio que naquela época estava apenas começando, mas que hoje é um dos carros fortes da empresa, as vendas online, por meio das lojas virtuais. Sendo assim, a primeira loja virtual da Magalu, como também é conhecida a empresa, foi inaugurada em 1992.

Sob o novo comando a empresa não para de crescer, inaugurando em 1996 suas primeiras lojas no Mato Grosso do Sul e no Paraná. Já no ano de 2001, nascia a LuizaCred, que em parceria com o Itaú Unibanco, expandia os negócios da empresa para o mercado de crédito.

Os anos passavam, mas o ritmo acelerado de crescimento continuava e no curto período entre 2001 e 2005, a Magalu, adquiriu várias concorrentes, como as redes lojas Base, Arno, Kilar e Madol, nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul e a rede Wanel, na região de Sorocaba, São Paulo e também criou a TV e a Rádio Luiza.

Já entre 2008 e 2010, 182 lojas são inauguradas em diversas partes do Brasil, sendo 136 delas no Nordestes, por meio de uma das maiores aquisições da empresa, que adquiriu as Lojas Maia.

No ano seguinte, em 2011, a Magazine Luiza, anuncia ao mercado a sua Oferta Pública Inicial de Ações (IPO), quando a Companhia passa a ser listada na BM&FBovespa, arrecadando R$ 925,8 milhões em um importante passo para que a empresa conseguisse colocar em prática novos objetivos, por meio da captação de recursos dos investidores.

Vale destacar que, em 2016, Luiza Helena Trajano, entregou ao seu filho, Frederico Trajano, o cargo de CEO do Magazine Luiza, marcando a terceira geração de herdeiros no comando da empresa.

Por meio de sua trajetória de sucesso, hoje a Magazine Luiza, já conta com mais de 1000 lojas físicas e mais de 20 mil funcionários, sendo as suas ações negociadas por excelentes valores na Bolsa de Valores pelo código MGLU3.

Por falar nas ações, MGLU3, o Magazine Luiza é a empresa de capital aberto que mais se valorizou  no mundo, tendo arrecadados somente com uma oferta suplementar de ações no ano de 2017, R$ 1,8 bilhão.

O carisma e o potencial inovador de Luiza Helena Trajano

Luiza Helena Trajano sorridente em foto de perfil.
Luiza Helena Trajano sorridente em foto de perfil. Foto: Acervo Pessoal.

Luiza sempre se destacou por ser uma pessoa carismática e que sempre gostava de ficar por perto dos funcionários e clientes, ouvindo o que cada um tinha a dizer e conversando com eles.

Em suas visitas às lojas da rede, Luiza chegava a levar horas, conversando com clientes, além disso, ela pessoalmente gostava de responder e-mails de clientes insatisfeitos, buscando sempre uma forma de solucionar a insatisfação dos clientes.

Além de carismática, Luiza Helena Trajano, também se desta pelo seu perfil inovador, que sempre gostou de investir em novas tecnologias, como a primeira loja virtual, ainda em 1992 e o App Magalu, mais recentemente.

Foi de Luiza Helena Trajano também , a ideia de criar a Liquidação Fantástica, que em janeiro de cada ano, (período tradicionalmente mais fraco de vendas) liquidava mostruários a preços muito atrativos. A saber, essa prática teve tanto sucesso, que até hoje é copiada pelas suas principais concorrentes.

Magazine Luiza entre as melhores empresas do Great Place to Work

Luiza Helena Trajano em meio a colaboradores.
Luiza Helena Trajano em meio a colaboradores. – Foto: Relação com Investidores – Magazine Luiza.

O jeito carismático de Luiza Helena Trajano, também foi muito importante para que a empresa implementasse ao longo dos anos a excelente cultura organizacional que possui hoje, rendendo a empresa a 6ª posição entre as melhores empresas de grande porte para se trabalhar no Brasil, segundo a revista Exame, e a presença, por 19 anos consecutivos, entre as melhores companhias para se trabalhar de acordo com o Great Place to Work.

A gestão de recursos humanos do Magazine Luiza é responsável por desenvolver diversos programas de retenção de talento que vão desde o plano de carreira, treinamentos, cursos técnicos, ensino à distância, programa de bolsa de estudos para graduação, pós-graduação, MBA, línguas, auxílios para as pessoas com deficiência, como a isenção do pagamento do plano de saúde, além de vários outros benefícios.

A aquisição da Netshoes

Logo da Netshoes, empresa recém adquirida pelo Magazine Luiza.
Logo da Netshoes, empresa recém adquirida pelo Magazine Luiza. – Foto: Netshoes

Em 2019, depois de passar semanas disputando a aquisição da Netshoes com a Centauro, o Magazine Luiza venceu a concorrência e concluiu o processo de aquisição da Netshoes. 

A Magalu adquiriu a integralidade das ações de emissão da Netshoes pelo preço de US$ 3,70 por ação, totalizando aproximadamente US$ 115 milhões

Com a compra da Netshoes, o Magazine Luiza tornou-se líder no varejo online de roupas, calçados e artigos esportivos, agregando 250.000 itens ao seu portfólio, além das marcas Zattini, Shoestock e Free Lace. Sua base de consumidores salta para 25 milhões, um incremento de mais de 7 milhões de clientes.

O faturamento do Magazine Luiza no e-commerce somado ao faturamento do grupo Netshoes (cerca de R$1,9 bilhões em 2017) matematicamente colocaria o Magazine Luiza na posição de segundo maior e-commerce do Brasil;

Aproveitando o momento, o Magazine Luiza, realiza mais uma oferta de ações na Bolsa de Valores, arrecadando dessa vez, cerca de mais de R$ 4 bilhões de reais.

O programa Parceiro Magalu

Buscando sempre inovar, ajudar as pessoas e crescer de forma exponencial, o Magazine Luiza, criou o Programa Parceiro Magalu, que permite a qualquer pessoa a possibilidade de criar uma loja virtual grátis em parceria com o Magazine Luiza. O marketplace  ajudar autônomos, micro e pequenos varejistas a vender pela internet.

O Parceiro Magalu conta com o serviço de entregas da Magazine Luiza, que é oferecido gratuitamente para os vendedores que usam a plataforma logo após a emissão da nota fiscal do produto. Quando a venda for concluída, você receberá uma etiqueta que deve ser colocada na caixa do item antes de despachá-lo em uma agência dos Correios.

O investimento é de 3,99% por venda realizada, com uma taxa de antecipação de 0,99% ao mês. Não existe nenhuma mensalidade fixa ou taxa de adesão para usar o Parceiro Magalu. 

Já para pessoas físicas que queiram montar uma loja virtual, o Magazine Luiza oferece comissionamento de até 12% sobre as vendas realizadas.

Luiza Helena Trajano: premiações e homenagens

Fruto de todo o seu sucesso à frente do Magazine Luiza, como mulher e também como empreendedora, Luiza Helena Trajano, já recebeu diversos prêmios de destaque, dentre eles:

  • Homenageada na promoção “Os Bem Sucedidos 2000”, pelo Bovespa – a primeira mulher e a única empresa do varejo de capital fechado a receber este prêmio. – (Ano 2000);
  • Prêmio “Antônio Proost Rodovalho”, pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo – primeira mulher a receber a honraria. – (Ano 2001);
  • Prêmio Empreendedor do Ano, pela Ernst & Young na categoria Comércio. – (Ano 2002);
  • Empresa mais admirada do setor de eletroeletrônicos, pela Revista Carta Capital. – (Ano 2003);
  • “Líder Empresarial Setorial”, pelo Fórum de Líderes da Gazeta Mercantil. –  (Ano 2003);
  • Prêmio de Administrador Emérito 2003, pelo Conselho Regional de Administração – (Ano 2004);
  • “As mulheres mais influentes do Brasil”, pelo jornal Gazeta Mercantil e a revista Forbes Brasil. – (Ano 2004);
  • Prêmio Empreendedor do Ano, pela Revista Isto É. – (Ano 2004).
  • Prêmio Personalidade do Ano 2020, pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos. – (Ano 2020).

Lições de empreendedorismo

Com muitos anos de experiência e propriedade para falar sobre temas relacionados à gestão de negócios, Luiza Helena Trajano é dona de conhecidas lições de empreendedorismo, conheça algumas delas:

Reclame menos, faça mais!

Para Luiza Helena Trajano, reclamar dos desafios e obstáculos impostos pelo mercado é perca de tempo, cabe ao empreendedor saber como superá-los.

“Não falo mal do meu país. Me sinto responsável pelo desenvolvimento do país e prefiro pensar em soluções ao invés de reclamar”.

Atendimento e inovação

Segundo Luiza Helena Trajano, oferecer um atendimento de qualidade e está sempre em busca da inovação são dois segredos para o sucesso de qualquer empresa.

“Existem duas coisas comuns às empresas que dão certo: atendimento e inovação. Você precisa ter um atendimento ao cliente de primeira. E também estar atento ao que há de novo no mercado, para não ficar para trás.”

Saber ouvir as críticas

Ciente de que no cargo que ocupa dificilmente ouviria críticas das pessoas próximas a elas, Luiza Helena Trajano, decidiu que ficaria à frente do SAC – Serviço de atendimento ao consumidor do Magazine Luiza, justamente para ouvir as reclamações dos clientes, encontrar soluções para os erros e desenvolver a empresa.

“Quando você tem um cargo alto, as pessoas ao seu redor passam a falar apenas aquilo que você quer ouvir. Mas você só cresce quando ouve aquilo que não quer ouvir. O gestor precisa fazer um esforço para ouvir feedback negativo. Por isso, eu fico à frente do SAC do Magazine Luiza. Ninguém gosta de ouvir críticas, porém são elas que nos mostram onde estamos errando. Ouviu, aprendeu, corrigiu. Simples assim.”

Valorização das pessoas

Como um verdadeiro exemplo de mulher e empreendedora, Luiza Helena Trajano, sabe valorizar o seu time de profissionais, o que pode se comprovar não somente pelos recorrentes prêmios como melhor empresa para se trabalhar, como também por meio das suas falas e modos de pensar e agir.

“Eu sempre digo que a soma de QIs é melhor do que apenas um QI. Por isso, eu dependo das pessoas para fazer o negócio funcionar. Eu não me considero inteligente, mas acho que sei fazer perguntas para as pessoas certas. Contrate pessoas qualificadas para aquilo que não tem domínio. Não precisamos saber de tudo, mas precisamos estar cercados de pessoas que sabem.”

Números que impressionam a respeito do Magazine Luiza

Logo Magazine Luiza.
Logo Magazine Luiza. – Foto: Magazine Luiza.

Conheça agora alguns números recentes do Magazine Luiza que impressionam:

  •  Em 2019, as vendas totais do Magalu foram de 27,3 bilhões de reais, um crescimento de 39% em um comparativo com o ano anterior;
  • A Magazine Luiza conta atualmente com 1113 lojas físicas, distribuídas por 819 cidades, de 21 estados;
  • São 17 centros de distribuição localizados em diferentes regiões do país;
  • A carteira de clientes do Magazine Luiza conta com cerca de 25 milhões de clientes ativos;
  • Inauguração de 159 novas lojas físicas somente em 2019.
  • 66% das compras realizadas pelo site ou pelo App Magalu são entregues em até dois dias;
  • Crescimento do e-commerce de 76% em 2019, alcançando 45% das vendas totais da empresa;
  • EBITDA ajustado de R$1,3 bilhão (margem ajustada de 6,6%) em 2019;
  • Geração de caixa operacional de R$1,5 bilhão em 2019;
  • Posição de caixa líquido de R$6,3 bilhões em Dezembro de 2019;

Vale destacar, que boa parte dos números expressivos apresentados pela Magazine Luiza são fruto do crescimento acelerado das suas vendas no site e também no aplicativo Magalu. Apenas nos últimos 4 anos o marketplace da empresa obteve um crescimento de 214%.

Por fim, podemos concluir que não só os resultados, mas toda a trajetória explicam o grande sucesso do Magazine Luiza e o exemplo de superação, determinação, potencial empreendedor e aptidão para os negócios de Luiza Helena Trajano, que foi de vendedora na loja dos seus tios, a presidência daquela que é hoje uma das maiores empresas do Brasil.