LPA: indicador fundamentalista Lucro por Ação

Author
Publicado em 01/04/2020 às 22:53h - Atualizado 4 anos atrás Publicado em 01/04/2020 às 22:53h Atualizado 4 anos atrás por Redação
LPA

Sabe como identificar uma ação lucrativa na bolsa?

Talvez a maior ambição de quem ingressa na bolsa seja encontrar ações lucrativas. Fazer isso não é necessariamente uma tarefa simples, se esse fosse o caso todos estariam extremamente satisfeitos com seus investimentos não é verdades? Alcançar tal oportunidade exige esforço e dedicação. Mas existe um indicador fundamentalista que pode te auxiliar nesse processo, o nome dele é Lucro por Ação (LPA).

LPA: Lucro por Ação
Verificando a lucratividade de um ativo através do LPA – Foto: Freepik

O indicador LPA representa o valor do lucro líquido por ação unitária emitida. Sua distribuição é direcionada pelas políticas de dividendos da empresa. Esse índice serve como demonstrativo de rentabilidade e boa gestão de uma companhia.

Pode se entender o índice Lucro por Ação como uma exposição dos benefícios por ação emitida durante determinado período, geralmente um trimestre ou 12 meses.

Índice LPA, o que significa esse indicador fundamentalista

O indicador Lucro por Ação auxilia o investidor no sentido em que ele possibilita visualizar se aquela empresa tem apresentado lucro ou prejuízo, dessa forma pode ser usado como um comparativo para empresas do mesmo setor, inclusive concorrentes.

Quando o valor do LPA é negativo significa que a companhia tem operado com margens mais baixas, ou seja, com algum nível de prejuízo.

Certas empresas utilizam uma média entre ações ordinárias e preferenciais na hora de calcular o lucro por ação, como investidor, você precisa estar atento a isso.

Como calcular o Lucro por Ação

Sabemos que o LPA é o lucro em determinado período por cada ação emitida, assim a formula será:

Lucro Líquido dividido por Número de ações = LPA

A consideração importante aqui é que pode haver uma substituição do número de ações pela média das ações, como dito anteriormente.

Vamos a um exemplo simples de cálculo.

O Lucro Líquido da USIM3 nos últimos 12 meses foi de: R$ 213.265 mi

Número de ações emitidas USIM3 é: 1.25 bi

Dessa forma temos: 213.265 mi dividido por 1.25 bi = 0.17

Olhando mais atentamente para o LPA

Em uma análise fundamentalista, esse indicador é essencial, pois ele vai expor a qualidade da gestão da empresa tomando por base um determinado período, trazendo mais segurança para o investidor.

Mas é claro que como todo indicador as informações não podem simplesmente refletir diretamente e invariavelmente em aquisição de ações. Indicar é diferente de determinar.

O índice lucro por ação é um indicador de rentabilidade (ROE tem melhor desempenho nisso) e demonstra a eficiência de uma empresa, mas ao mesmo tempo o LPA pode ser maquiados por lucros não recorrentes, o que deve ligar um alerta para quem se aventura a usar qualquer indicador de maneira isolada. O ideal é usar comparativos e analisar as empresas com mais de um critério.

Uma forma interessante de usar o LPA é fazer uma análise a longo prazo, possibilitando assim ao investidor perceber como a empresa reagiu a vários momentos ao longo de seu histórico na bolsa.

Comparar empresas concorrentes entre si através do lucro por ação é uma boa opção de uso do indicador. Mas esteja sempre atento. e vamos continuar reforçando isso, ao uso de outros métodos de análise.

Que tal esse indicador fundamentalista? Está gostando do nosso conteúdo? Leia nossos artigos e fique à vontade para comentar e tirar suas dúvidas.

É investidor iniciantes? Comece por aqui: 10 Dicas indispensáveis para o investidor iniciante.