Lírio Parisotto: Conheça a sua trajetória e estratégias de investimentos

Author
Publicado em 25/11/2020 às 15:51h - Atualizado 3 anos atrás Publicado em 25/11/2020 às 15:51h Atualizado 3 anos atrás por Redação
Lírio Parisotto: Conheça a sua trajetória e estratégias de investimentos
Filho de agricultores Lírio Parisotto nasceu em 18 de dezembro de 1953, no município de Nova Bassano, no interior do Rio Grande do Sul. No entanto, a vida no campo, não era o que Lírio planejava para o seu futuro e por isso o homem que é hoje um dos maiores investidores do Brasil, decidiu cursar Medicina na Universidade de Caxias do Sul.No começo tudo foi muito difícil, devido à origem em família humilde, Lírio precisou fazer tudo o que podia para pagar a faculdade, enquanto cursava Medicina ele chegou a trabalhar em um frigorífico e até mesmo no Banco do Brasil, após aprovação em um concurso público.No entanto, Lírio Parisotto não ficou por muito tempo no Banco do Brasil, com espírito empreendedor, ele decidiu investir no próprio negócio.

Lírio Parisotto como empreendedor

Lírio Parisotto como empreendedor

Lírio Parisotto como empreendedor - Foto: Divulgação[/caption] O primeiro negócio de Lírio Parisotto, começou cedo, enquanto ele ainda cursava a Faculdade de Medicina. Para ajudar a custear os estudos, Lírio decidiu empreender, fazendo viagens para a cidade de São Paulo, onde ele comprava eletrônicos, como televisores, aparelhos de som e videocassetes para revenda em Caxias do Sul. Os negócios com a revenda de eletrônicos deram certo e Lírio ainda cursando Medicina, criou a loja de eletrodomésticos, a Audiolar. Mas, os seus negócios estavam apenas começando e alguns anos depois, mais precisamente em 1988, o então médico e empresário decidiu fundar a Videolar, que seria a primeira fábrica de videocassetes do Brasil, sendo considerada posteriormente também, uma das primeiras na fabricação de DVDs e Blu-ray. A habilidade nos negócios de Lírio realmente chamava e ainda chama a atenção, prova disso, é que não satisfeito em ver a sua empresa ocupar o posto de pioneira e uma das maiores produtoras de mídias do Brasil, Lírio decidiu ser o próprio fornecedor de sua maior matéria prima, o poliestireno. Para isso, ele abriu a sua terceira empresa, desta vez uma petroquímica. O negócio também deu certo, cresceu e se expandiu rapidamente, passando a atender não somente a Videolar, mas também muitos outros clientes. Todo o sucesso de Lírio Parisotto como empreendedor lhe gerou um grande patrimônio, prova disso, é que atualmente ele é citado pela Forbes, como um dos homens mais ricos do Brasil, com uma fortuna estimada em U$$ 1,6 bilhão de dólares. Fortuna essa, que por sinal, não tem origem somente nos seu sucesso no mundo empresarial, mas também no mundo dos investimentos.

Lírio Parisotto como investidor

Lírio Parisotto como investidor

Lírio Parisotto como investidor - Foto: Divulgação[/caption] Lírio Parisotto realizou o seu primeiro investimento na bolsa de valores no ano de 1971, após vencer e receber uma premiação em um concurso de monografias promovido pelo exército. Com o dinheiro em mãos e após ouvir muitos relatos positivos sobre o investimento em ações, Lírio investiu todo o valor do seu prêmio na bolsa de valores. No entanto, infelizmente a sua primeira experiência na bolsa não deu muito certo, e aquele que é hoje um dos maiores investidores do Brasil, acabou perdendo tudo o que tinha investido. Anos após ter perdido tudo o que já havia investido na bolsa, mais precisamente em 1986 e já como empresário, Lírio resolveu tentar novamente a sorte no mercado de ações, desta vez, investiu U$$ 500 mil dólares, que fazia parte do capital de giro da Audiolar. No entanto, pouco tempo depois, Lírio Parisotto precisou vender as suas ações para honrar alguns compromissos e acabou perdendo 40% do valor que havia aplicado inicialmente. Após duas tentativas frustradas, Lírio Parisotto decidiu novamente se aventurar na bolsa de valores, mas desta vez, ele percebeu que precisava fazer algo diferente, e por isso, antes mesmo de investir procurou estudar muito bem o mercado de ações. Após um longo período de estudo, decidiu que investiria nada mais, nada menos que U$$ 2 milhões de dólares na compra de ações de diferentes empresas. Desta vez Lírio fez ótimas escolhas e viu após algum tempo o seu investimento se multiplicar por quatro. Nesse momento, Lírio Parisotto decidiu vender suas ações e com esse dinheiro ampliar os negócios da Videolar, que após o aporte financeiro feito pelo seu fundador cresceu ainda mais. Por fim, em 1988 Lírio Parisotto fez um novo aporte na bolsa de valores, desta vez no valor de U$$ 6 milhões de dólares. Com esse dinheiro ele montou uma carteira com ações de 12 empresas, as quais curiosamente mantém até hoje.

Como Lírio Parisotto investe?

Como Lírio Parisotto investe?

Como Lírio Parisotto investe? - Foto: Divulgação[/caption] Assim como Warren Buffett e outros grandes investidores, Lírio Parisotto é um adepto da análise fundamentalista e da estratégia Buy and Hold, que é aquela utilizada por investidores que compram ações visando os lucros de longo prazo e o crescimento do patrimônio por meio do reinvestimento dos dividendos recebidos. O seu portfólio está dividido entre importantes empresas do setor de siderurgia, mineração, energia e bancário, dentre as quais temos as seguintes:

Conheça os 10 mandamentos de Lírio Parisotto para investir em ações

Conheça os 10 mandamentos de Lírio Parisotto para investir em ações

Os 10 mandamentos de Lírio Parisotto para investir em ações - Foto: Divulgação[/caption] Segundo Lírio Parisotto, para alcançar o sucesso na bolsa de valores, existem 10 mandamentos que o investidor não pode deixar de seguir, são eles:

1.Não se arrisque nas Ofertas Públicas de Ações - IPOs

Para Lírio Parisotto existe um risco considerável ao se investir nas Ofertas Públicas de Ações. Para o megainvestidor, as empresas que decidem entrar na bolsa de valores investem alto e com isso quem na maioria das vezes acaba pagando a conta é o investidor, apesar de existirem exceções.

2.Não diversifique muito

Curiosamente, Lírio Parisotto afirma que quem diversifica muito não acredita nas empresas que está comprando. Para ele diversificar é sim importante, afinal essa prática contribui para a redução dos riscos. No entanto, quem diversifica demais acaba pecando por não conseguir acompanhar como deveria o desempenho de todas as empresas da sua carteira.Como falamos anteriormente, a carteira de ações de Lírio Parisotto conta atualmente com cerca de 12 ativos.

3.Evite os setores sensíveis

Lírio Parisotto acredita que os setores do varejo e do transporte aéreo são extremamente sensíveis às condições de mercado e por isso passa longe deles. Para o megainvestidor, o melhor mesmo é investir em setores tradicionalmente resilientes e lucrativos, como os setores bancário, energético e de mineração e siderurgia, que por sinal, predominam na sua carteira de ações.

4.Não invista em empresas com sede em países exóticos

Não investir em empresas que tenham sede em países exóticos é uma das regras de Lírio Parisotto para ter sucesso nos seus investimentos. Para ele, empresas que tenham sede em países com leis e regulamentos pouco transparentes são um grande risco para os investidores.

5.Não compre ações de empresas com histórico de prejuízo

Lírio Parisotto também ensina que não se deve investir em empresas que dão prejuízo, na expectativa de que elas voltem a apresentar lucros. Para o megainvestidor, a bolsa de valores não é loteria e por isso, é amplamente preferível que se invista apenas em empresas consolidadas e que gerem lucros.Vale destacar, que ao não gerar lucro, as empresas também acabam por não pagar dividendos aos seus acionistas e investidores.Confira uma das frases mais emblemáticas de Lírio Parisotto sobre o assunto: "O segredo do mundo é viver de dividendos. A valorização é só um plus."

6.Busque ações boas e baratas

Adepto do Valuation, Lírio Parisotto, assim como Warren Buffett, busca por ações classificadas como "boas e baratas" que são aquelas com maior potencial de lucro no médio e longo prazo.

7.Tenha boa liquidez

Para um investidor que antes de ganhar também perdeu muito dinheiro na bolsa de valores, contar com liquidez também é algo fundamental. Por isso, nunca invista todos os seus recursos na compra de ações.

8.Não siga o efeito manada

Para Lírio Parisotto, cada investidor deve estudar o mercado e as empresas em que pretende investir, evitando ouvir a opinião alheia ou seguir o chamado efeito manada.O efeito manada ocorre quando a grande maioria dos investidores segue para um mesmo lado, em geral, vendendo desesperadamente as suas ações, quando um sinal de instabilidade econômica aparece.No entanto, esse definitivamente não tem se mostrado o melhor caminho e por isso o megainvestidor acredita que confiar em uma boa análise e nos fundamentos das empresas em que investe, aguardando o mercado retornar ao normal é o melhor a ser feito.Vale destacar, que pelo que tudo indica, Lírio Parisotto realmente segue a risca essa regra, afinal, na crise de 2008, ele chegou a ver as suas ações sofrerem desvalorização de R$ 600 milhões, mas manteve seus investimentos e ainda aproveitou o momento de baixa do mercado para comprar novas ações e ampliar significativamente o seu patrimônio no pós crise, com a retomada do mercado.

Segundo Lírio Parisotto, "Investir sem informação é pecado capital."

9.Controle as suas emoções

Para ter sucesso no mercado de ações, é preciso deixar as emoções do lado de fora e ser extremamente calculista. Nada de ganância por altos ganhos ou medo dos momentos de queda.Controlar as emoções é fundamental para ter sucesso na bolsa de valores, identificando corretamente os melhores momentos para compra e também para venda de ações, evitando assim o prejuízo. Para Lírio, é preciso que os investidores estejam atentos aos melhores momentos para emitir ordens de compra ou venda de ações.Confira uma das frases mais marcantes do megainvestidor sobre o assunto: "Compro ação para casar, não para ficar. Isso não quer dizer que não possa dar divórcio."

10.Tenha sempre um azarão na carteira

Lírio acredita que para se diferenciar dos demais investidores e obter retornos expressivos e acima da média, é interessante manter na carteira um investimento de maior risco e fora do radar de grande parte do mercado.

O que podemos aprender com Lírio Parisotto?

Lírio Parisotto: Conheça a sua trajetória e estratégias de investimentos

O que podemos aprender com Lírio Parisotto - Foto: Divulgação[/caption] Como podemos observar, assim como acontece com outros investidores, Lírio Parisotto só começou a ter bons retornos no mercado de ações, quando aprendeu a controlar as suas emoções e a investir com inteligência, após estudar cuidadosamente as empresas onde pretendia investir. Adepto ao Valuation e a análise fundamentalista Parisotto é mais um dos grandes investidores que comprovam como o uso dessas técnicas é fundamental para o sucesso do investidor que aplica recursos em ações. O mega investidor, também acredita que os melhores retornos do mercado estão no longo prazo e que por isso, o investidor não pode e não deve se deixar levar pelas oscilações, afinal elas fazem parte do mercado e sempre acontecem. Por fim, Lírio também acredita que um dos segredos para a multiplicação do patrimônio no mercado de ações, esteja no recebimento e reinvestimento de dividendos e não somente na valorização dos papéis, que acredita ser apenas um algo a mais. Você compartilha e concorda com os ensinamentos de Lírio Parisotto relacionados ao mercado de ações? Então, aproveite os conteúdos gratuitos oferecidos aqui no Investidor 10 e além disso, tenha acesso aos indicadores fundamentalistas das principais ações negociadas na bolsa de valores brasileira!

Clique aqui para acessar a nossa página de análise fundamentalista!

Antes de sair, não se esqueça de seguir o Investidor 10 nas redes sociais e também em nosso canal no Youtube!