O que é investimento com liquidez diária

Author
Publicado em 29/02/2024 às 22:36h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 29/02/2024 às 22:36h Atualizado 1 mês atrás por Redação
O que é investimento com liquidez diária

Você sabe o que investimento com liquidez diária e entende a importância de observar a liquidez antes de aplicar recursos em um ativo do mercado financeiro?

Se você que chegou até aqui, possui algum tipo de dúvida com relação ao tema em questão, saiba que você chegou ao lugar certo.

Neste conteúdo, o Investidor 10 vai explicar de forma simples e objetiva, tudo que você precisa saber sobre a liquidez diária, para que você elimine todas as suas dúvidas. Vale a pena conferir!

O que é liquidez de um investimento?

A liquidez de um investimento está relacionada à facilidade com que um investidor pode se desfazer da sua operação ou vender o ativo no mercado e resgatar o valor investido. Em resumo, investimentos com alta liquidez são aqueles que podem ser facilmente convertidos em dinheiro. Confira alguns exemplos:

Por outro lado, investimentos com baixa liquidez são aqueles em que não é possível, ou então, é muito difícil transformar a aplicação em dinheiro de forma rápida. A liquidez é um fator muito importante que os investidores precisam observar antes de investir. Na prática, a recomendação é a seguinte:

  • Se você acredita que pode precisar do dinheiro no curto prazo, invista em ativos de alta liquidez (resgate rápido);
  • Se você tem certeza que não vai precisar do dinheiro no curto prazo, pode ser mais interessante investir em ativos de menor liquidez, uma vez que, em muitos casos, a remuneração que eles oferecem é mais atrativa.

O que significa investimento com liquidez diária?

Um investimento com liquidez diária é um tipo de aplicação que oferece aos investidores a capacidade de resgatar seu dinheiro a qualquer momento, com prazo de liquidação de até um dia útil.

Em outras palavras, isso significa que o investidor consegue converter a aplicação em dinheiro rapidamente, e quando desejar, sem perdas significativas de valor.

A liquidez diária é altamente valorizada pelos investidores porque oferece flexibilidade e segurança. A capacidade de acessar os recursos rapidamente em caso de necessidade costuma proporcionar maior tranquilidade. No entanto, é importante destacar que investimentos com liquidez diária podem oferecer retornos mais baixos em comparação com investimentos com prazos de resgate longo. Se você procura opções em investimento com liquidez diária, saiba que a maior parte dos bancos já oferece aos seus clientes títulos CDB com esse tipo de característica.

Vantagens das aplicações financeiras com liquidez diária

Os investimentos com liquidez diária possuem algumas vantagens importantes, dentre as quais, podemos destacar:

  • Acesso rápido aos recursos: Aplicações com liquidez diária permitem que os investidores acessem seus recursos a qualquer momento, sem penalidades ou restrições.
  • Flexibilidade: A capacidade de resgatar o dinheiro investido a qualquer momento proporciona flexibilidade aos investidores para ajustar sua carteira de investimentos de acordo com mudanças nas circunstâncias pessoais, econômicas ou de mercado.
  • Segurança financeira: Investimentos com liquidez diária podem oferecer uma sensação de segurança financeira, uma vez que os investidores sabem que podem acessar os recursos imediatamente, se necessário.
  • Reserva de emergência: Aplicações com liquidez diária são excelentes opções para reserva de emergência, pois o dinheiro fica rendendo ao longo do tempo, mas pode ser resgatado a qualquer momento em caso de emergência.

Agora que você já sabe o que é liquidez diária, continue navegando em nosso blog para aprender mais sobre investimentos, e siga o Investidor 10 nas redes sociais!